Anonim

Com apenas alguns dias de sobra para atender ao lançamento anunciado de "outubro", a Amazon lançou seu novo programa de pacotes impressos e digitais para livros, "MatchBook". Com o MatchBook, os usuários que compram livros impressos selecionados da Amazon (que atualmente cobre cerca de 75.000 títulos) terão a opção de adicionar o eBook Kindle por uma pequena taxa. Os editores participantes podem escolher um dos quatro níveis de preço: US $ 2, 99, US $ 1, 99, US $ 0, 99 ou grátis.

Além das novas compras, os usuários existentes da Amazon que compraram cópias físicas de livros do varejista no passado podem voltar e escolher a versão em e-book de qualquer título elegível sob os mesmos termos de preço.

Imagine que você comprou um livro da Amazon há 18 anos … e 18 anos depois, foi possível adicionar esse livro à sua biblioteca do Kindle por US $ 2, 99, US $ 1, 99, US $ 0, 99 ou gratuitamente. Como você chamaria isso?

Chamamos-lhe Kindle MatchBook e está disponível a partir de hoje.

Muitos leitores podem ficar desapontados com o programa em seu estado atual, no entanto. Testamos nossa própria conta Amazon de quase 10 anos, uma que já viu muitas compras de livros ao longo dos anos e apenas um livro do nosso histórico de compras qualificado para o MatchBook. A razão para isso é provavelmente a relutância dos principais editores.

Quando a Amazon anunciou o serviço pela primeira vez no início de setembro, a empresa anunciou que apenas 10.000 títulos seriam elegíveis para o MatchBook. Agora, com “mais de 70.000” títulos, o interesse no programa certamente cresceu rapidamente, mas esse crescimento se deve principalmente às editoras menores e à crescente lista de autores auto-publicados da Amazon. Com exceção do HarperCollins, que adotou o MatchBook até agora oferecendo mais de 9.000 títulos, os principais editores estão mal representados entre as opções elegíveis para o MatchBook. Após anos tentando extrair valor dos eBooks, mantendo as margens tradicionais dos livros impressos, o MatchBook é visto pelos editores como uma ameaça que poderia diminuir o valor de ambos os produtos.

Mas se o programa for popular o suficiente para a grande base de clientes da Amazon e se os clientes começarem a se concentrar mais nos blocos do MatchBook, excluindo outros, é provável que a esperança da Amazon em expansão rápida seja cumprida. A flexibilidade da Amazon - Gigaom relata que os editores são livres para oferecer o MatchBook em seus títulos impressos por curtos períodos "promocionais" - também ajudará a pavimentar o caminho. Muitos clientes ainda mantêm seu formato de escolha, mas para aqueles que desejam “o melhor dos dois mundos”, o MatchBook é um ótimo primeiro passo.

A caixa de fósforos Kindle da Amazon é lançada com mais de 70.000 títulos