Anonim

Depois de provocar a idéia em fevereiro, a Amazon lançou hoje sua própria moeda digital para o ecossistema Kindle. Nomeada "Moedas", a mudança está sendo vendida pela empresa como uma maneira de simplificar as transações e gerar mais dinheiro para os criadores de conteúdo.

Para os clientes, o Amazon Coins é uma maneira fácil de comprar aplicativos e itens no aplicativo no Kindle Fire, e para os desenvolvedores é outra oportunidade de direcionar tráfego, downloads e maior monetização. Com descontos de até 10% para a compra de moedas a granel, também é uma oportunidade para os clientes economizarem dinheiro em compras de aplicativos e jogos.

Em vez de pagar diretamente pelas compras, os clientes têm a opção de carregar sua conta Amazon com "moedas" compradas em vários blocos, começando em 500 por US $ 5 e indo até 10.000 por US $ 90.

Este modelo já foi testado por empresas como a Microsoft e seu Xbox Live Marketplace. Os consumidores são vendidos com a ideia com a promessa de que economizarão dinheiro a longo prazo (com Amazon Coins, por exemplo, se você estiver prestes a comprar US $ 100 em conteúdo, poderá obtê-lo por US $ 90 em moedas). Também é anunciado como facilitando a compra. Os clientes podem carregar suas contas com moedas para gastar sem se preocupar com cartões de crédito, e os pais podem conceder aos filhos subsídios em moeda.

Mas a empresa ganha muito mais que o consumidor na maioria dos casos. Aqui, como aconteceu com o Microsoft Points, os clientes geralmente são forçados a comprar mais moedas do que precisam no momento, fornecendo à Amazon um "empréstimo sem juros" do saldo de moedas não gastas do cliente. Os preços dos produtos quase nunca se alinham exatamente com os blocos de compra de moedas. Muitos jogos Android para o Kindle Fire custam US $ 0, 99, por exemplo, e livros e músicas também costumam ter preços não arredondados. Isso significa que todo usuário da Amazon Coin chegará a um ponto em que deseja comprar um aplicativo por US $ 0, 99, terá apenas US $ 0, 98 em moedas e deverá então dar à Amazon pelo menos US $ 5 extras por um bloco adicional de 500 moedas apenas para cobrir esse valor. último centavo.

Esses problemas resultaram em críticas significativas à Microsoft e ao sistema Xbox Live Points e desempenharam um papel importante na decisão da empresa de despejar pontos e retornar à moeda local real para a Windows 8 Store e, presumimos, a próxima geração do Xbox Live.

A Amazon certamente espera reforçar o controle sobre os clientes do Kindle com o novo sistema Coins e espera atrair um novo interesse, dando a cada novo e existente proprietário do Kindle Fire US $ 5 em moedas de graça. Os clientes do Kindle encontrarão suas moedas já anexadas às suas contas e poderão começar a gastá-las imediatamente.

O “presente gratuito” é um gesto simpático, mas o sucesso final do programa permanece em dúvida, pois a Amazon ainda não demonstrou como planeja evitar os problemas enfrentados por seus antecessores que também seguiram o mesmo caminho.

Os interessados ​​em aprender mais sobre o novo programa podem visitar a página Moedas da Amazon.

Amazon lança moedas de moeda digital, um mau negócio para os consumidores