Anonim

Gostaria de poder projetar suas planilhas em segundos e não em horas? Se você trabalha muito no Planilhas Google, pode achar útil esse truque de formatação. Embora o Microsoft Office tenha o recurso Estilos rápidos para criar cores de linhas alternadas para tabelas, não é tão fácil para quem precisa usar o Planilhas Google. Então, como você alterna as cores de linha nesta ferramenta de planilha baseada na Web? Com formatação condicional e uma fórmula personalizada.

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Google Chrome

Abra uma nova planilha do Google e clique em Formatação no menu superior. Selecione Formatação condicional. A caixa de formatação aparecerá no lado direito.

Verifique se a guia realçada é de Cor única e clique no campo em "Aplicar ao intervalo". Com o cursor dentro desta caixa, realce as linhas às quais você deseja aplicar a formatação. Clique em "OK" na caixa pop-up exibida.

Em "Formatar células se", localize e selecione "A fórmula personalizada é". No campo que aparece abaixo dele, digite a fórmula:

= ISEVEN (ROW ())

Agora você pode alterar a cor de preenchimento clicando na ferramenta de formatação suspensa abaixo do campo de texto da fórmula. Isso aplica a formatação personalizada a todas as linhas pares. Clique em "Concluído" quando estiver satisfeito com a primeira cor da sua linha.

Clique em "Adicionar outra regra" na parte inferior. Desta vez, você precisa inserir uma fórmula diferente:

= ISODD (ROW ())

Selecione uma segunda cor da linha na paleta de cores e clique em "Concluído". Como a fórmula indica, aplicará qualquer formatação personalizada a todas as linhas com números ímpares.

Você verá os dois estilos de formatação listados no painel direito. Se você deseja alterar as combinações de cores da linha, basta clicar em cada regra e ajustar ou alterar as cores.

Como você pode aplicar a formatação a áreas específicas da planilha, você pode ter duas “faixas de zebra” diferentes dentro de uma planilha (como mostrado abaixo). Basta adicionar uma nova regra, use as mesmas fórmulas personalizadas, mas altere o intervalo de células.

Além das cores da linha, você também pode personalizar a cor da fonte e o estilo das linhas. Basta selecionar e aplicá-lo na mesma caixa de ferramentas de formatação em que você selecionou as cores da linha. Aqui, você pode alterar fontes para qualquer cor, negrito, sublinhado, itálico ou tachado. Lembre-se sempre de clicar em "Concluído" antes de fechar o painel de formatação.

Observe que as linhas com formatação condicional não podem ser alteradas da maneira normal. Você precisa remover a formatação primeiro, retornando à janela Formatação condicional e excluindo cada regra. Para excluir uma regra, basta clicar em qualquer célula em que a formatação é aplicada, vá em Formatar> Formatação condicional para exibir a lista de regras. Passe o mouse sobre uma regra e clique na lixeira que aparece.

Este método também pode ser aplicado a colunas, mas a fórmula deve ser:

= ISEVEN (COLUNAS ()) ou = ISODD (COLUNAS ())

Todas as outras etapas permanecem as mesmas.

As coisas não precisam ser entediantes ao criar documentos, especialmente em uma ferramenta da web como o Google Sheets. A fórmula é simples e não há limites para adicionar mais regras. Com esse pequeno truque, você poderá criar tabelas e apresentações em menos tempo do que antes.

Cores de linha alternativas nas folhas do Google