Anonim

“VPN” é uma palavra frequentemente usada na comunidade de tecnologia, mas, à primeira vista, é difícil dizer o que é “VPN” ou qual é o objetivo dela. VPN significa Rede Privada Virtual - uma maneira de criar uma conexão segura com outra rede.

Certifique-se de seguir em frente e veremos os detalhes do que é uma VPN, como ela funciona e por que você pode ou não querer usá-la.

O que é uma VPN?

Já estabelecemos que uma VPN é uma maneira de criar uma conexão segura com outra rede. No entanto, é um pouco mais detalhado do que apenas isso. Muitas vezes, quando você usa um serviço para acessar uma VPN (por exemplo, Tunnelbear), as VPNs são realmente hospedadas em servidores em todo o mundo - Japão, Alemanha, França, etc. (isso é útil por uma razão que abordaremos em alguns momentos ) Portanto, quando você se conecta a uma VPN, todo o tráfego da sua rede (no computador em que você está conectado) é enviado por uma conexão segura / criptografada à VPN (ou seja, onde o servidor VPN está localizado). É assim que você pode acessar o conteúdo do site bloqueado geograficamente quando conectado a uma VPN.

O que é ainda mais interessante é que, quando o computador está conectado à VPN, ele ainda age como se estivesse na mesma rede que a VPN. Em outras palavras, você poderá acessar com segurança todos os arquivos e recursos da rede local, apesar de estar tecnicamente do outro lado do mundo quando conectado a uma VPN.

Como uma VPN é útil?

As VPNs têm vários usos diferentes. Para um exemplo prático, as VPNs permitem ocultar o tráfego de rede não apenas da sua rede local, mas também do seu ISP. Outras maneiras de uma VPN ser útil é acessar os sites bloqueados geograficamente acima mencionados. Portanto, se um determinado site estiver bloqueado nos Estados Unidos, você poderá se conectar a uma VPN no Japão ou em outro país e acessar o mesmo site nos Estados Unidos, pois parece que sua conexão é proveniente de um local diferente o mundo.

Outra maneira é contornar a censura na Internet. Um bom exemplo é o grande firewall da China. Como a China bloqueia o acesso a tantos sites em seu país, muitos cidadãos chineses não conseguem acessar a Internet do mundo. Mas, usando uma VPN, eles podem acessar toda a Internet. Obviamente, isso pode não ser mais exato, pois a China recentemente expandiu seu Great Firewall para reprimir essas VPNs. No entanto, o mesmo princípio se aplica: você geralmente pode evitar ou passar pela censura da Internet usando uma VPN.

Quando se trata disso, a maior liberdade que você pode usar com uma VPN é a sua privacidade. Atualmente, nada é privado na Internet, mas usando uma VPN, você poderá recuperar esse nível extra de segurança.

Você deve usar uma VPN?

Em resumo, sim, você deveria - especialmente quando estiver em Wi-Fi público ou em uma rede que você não gerencia ou conhece a pessoa que gerencia a referida rede. As VPNs têm muitos benefícios específicos para diferentes campos de trabalho, incluindo a capacidade de acessar recursos de rede local em uma rede à qual você não está fisicamente conectado. No entanto, como regra geral, o uso de uma VPN oferece uma camada extra de segurança e criptografia, mantendo os olhos curiosos afastados dos dados confidenciais.

Existem algumas desvantagens no uso de uma VPN. Por um lado, quando você se conecta a uma VPN, em muitos casos, a velocidade da Internet sofre uma queda maciça. Algumas pessoas também estão preocupadas com a confiabilidade ou não da confiabilidade dos serviços VPN. No entanto, fazendo uma extensa pesquisa e expandindo seu conhecimento sobre segurança de rede, você deve evitar problemas. Não apenas isso, mas você também pode criar seu próprio servidor VPN relativamente barato.

Encerramento

Mostramos a você o que é uma VPN, por que ela é usada e se você deve usar uma ou não. Definitivamente, há uma quantidade infinita de pontos positivos no uso de uma VPN, mas também há alguns contras por trás dela.

Ao ler este artigo, esperamos ajudá-lo a tomar uma decisão sobre se o uso de uma VPN é ou não adequado para você.

A seguir : Como configurar uma rede privada virtual

Tudo sobre vpns: o que é uma rede privada virtual (parte 1)?