Anonim

Don Richards / Flickr

Ainda temos que viver em uma época em que a grande maioria dos computadores não precisa ser resfriada de uma maneira ou de outra - as tarefas que os computadores realizam geram calor, e muito calor pode ser problemático. No entanto, existem algumas maneiras pelas quais os computadores podem se refrescar.

As formas mais populares são o resfriamento por ar, realizado através de ventiladores, e o resfriamento por líquido, que usa água para absorver o calor do processador para resfriá-lo. Mas qual é o melhor? Nós demos uma olhada nos dois para descobrir.

Como eles funcionam?

Refrigeração de ar

A chave para usar o ar para resfriar um computador é o ventilador - e muitos deles. Os computadores de mesa típicos receberão um ventilador para o gabinete, placa de vídeo, CPU e ainda mais - tudo isso projetado para manter os componentes internos do seu computador agradáveis ​​e frescos.

Refrigeração líquida

O resfriamento líquido, por outro lado, substitui os ventiladores por tubos que transportam refrigerante através deles - sim, o mesmo material que passa pelo seu carro. O sistema também usa blocos de água, que atuam como dissipadores de calor, bem como algumas bombas que empurram a água por todo o sistema para manter as coisas funcionando.

Prós e contras

Agora que sabemos como tudo funciona, é hora de ver o que é realmente melhor - ou se há um melhor.

Refrigeração de ar

tc_manasan / Flickr

A melhor coisa sobre o resfriamento a ar não é como ele resfria os componentes do seu computador, é como o método é econômico. De fato, muitas vezes você nem precisa fazer nada para configurar um sistema de refrigeração - a maioria dos gabinetes de computador decentes vem com uma ventoinha de entrada que traz ar e peças de terceiros que precisam de ventoinhas também costumam acompanhá-las. O chassi também costuma vir com um exaustor que empurra o ar quente de volta.

É claro que, além dos próprios fãs, o ar em si é bem barato. No final, mesmo que você substitua os ventiladores de estoque no chassi e nas peças, ainda será mais barato do que instalar um sistema de refrigeração líquida. Isso é bom - significa que, mesmo que você não consiga um sistema de refrigeração líquida, ainda poderá substituir os ventiladores que você está usando por ventiladores mais silenciosos por um preço relativamente barato.

Então, por que não usar um sistema de refrigeração a ar? Existem algumas vantagens nos sistemas de refrigeração líquida.

Refrigeração líquida

Don Richards / Flickr

Os sistemas de refrigeração líquida podem ser um pouco caro, mas geralmente valem a pena. Por um lado, eles são um pouco melhores em substituir o calor - isso é importante para aqueles que usam processadores com overclock ou computadores mais avançados com mais de uma placa gráfica ou processador. Outra vantagem, é claro, é que os sistemas de refrigeração líquida são muito mais silenciosos.

Outra grande vantagem do resfriamento líquido é que ele oferece mais controle - se as placas gráficas tenderem a superaquecer mais do que outros componentes do computador, você poderá configurar o sistema de refrigeração para se concentrar mais nas placas gráficas. Provavelmente isso não é necessário para alguém que esteja usando os componentes de estoque do computador. No entanto, pode ser útil para criadores de PC personalizados.

A vantagem final dos computadores de refrigeração líquida é que eles ocupam muito menos espaço.

Obviamente, existem algumas desvantagens nos sistemas de refrigeração líquida, além do preço. Por um lado, eles são muito mais difíceis de instalar.

Então, qual método é melhor?

O resfriamento líquido é objetivamente melhor no deslocamento do calor, mas a maioria das pessoas não precisa de uma configuração de resfriamento líquido, a menos que tenha construído um computador altamente poderoso. Os computadores refrigerados a ar são, de longe, mais baratos e, se você estiver usando uma configuração de estoque e quiser um computador mais silencioso, ainda poderá comprar ventiladores mais silenciosos.

Como mencionado, no entanto, se o seu computador gerar muito calor ou você desejar uma configuração totalmente silenciosa, considere seguir a rota de resfriamento de líquidos.

Arrefecimento por ar versus arrefecimento por líquido - que método de arrefecimento é adequado para si?