O Nginx ("Engine X") é um servidor da Web reverso que atualmente é um dos servidores mais populares do mundo. Possui mais de 140 milhões de usuários, sendo alguns dos mais notáveis Visa e Groupon.
Devido ao seu desempenho e capacidade de lidar com tráfego extremamente alto, muitos usuários começaram a optar pelo Nginx nos últimos anos. A partir de 2019, mais de 41% dos 10.000 sites principais do mundo estão usando esse servidor. Juntamente com o Apache, o servidor web número um do mundo, eles ocupam mais de 85% de toda a Internet.
Mas o que torna o Nginx tão bom? Leia este artigo para descobrir quais são os melhores recursos desse servidor da Web e por que ele é tão popular entre os sites.
Requisitos do servidor Nginx
Antes de nos aprofundarmos no bom e no ruim desse servidor da web, é bom saber que tipo de sistema ele requer.
Primeiro de tudo, o servidor roda bem em vários sistemas operacionais. Mais notavelmente, é compatível com Linux, OS X, BSD e muitos outros.
O servidor é bastante leve e precisa apenas de um servidor Linux com 128 MB de RAM e alguns MB de espaço em disco. Se você deseja armazenar em cache alguns dados no disco para melhorar o desempenho, precisará de um pouco mais de espaço.
Você não verá frequentemente que ele oferece um plano de hospedagem compartilhada. Para que o Nginx funcione, todos os usuários precisam vincular-se a ele individualmente. Portanto, significa que você terá que conceder acesso a cada usuário no servidor, o que pode ser considerado um risco de segurança.
Vantagens do Nginx Web Server
Sendo um dos principais servidores web do mundo, o Nginx tem muitas vantagens em comparação com outros servidores similares. Alguns deles são:
- Alto desempenho: o Nginx é um dos principais servidores em termos de desempenho. É estável e pode suportar altas cargas de servidor e picos repentinos de tráfego. Alguns sites que o utilizam precisam lidar com dezenas de milhões de solicitações por dia. Também é capaz de lidar com mais de 10.000 solicitações simultâneas sem consumir muita memória RAM do servidor.
- Eficiência: Diferentemente de outros servidores da Web, o Nginx não cria uma cópia para cada solicitação. É por isso que ele pode atender um grande número de usuários sem consumir muito dos recursos do sistema. Essa é uma das suas maiores vantagens em relação a outros servidores da web leves. É também por isso que é muito mais rápido que a maioria.
- Ótimo para arquivos estáticos: o conteúdo estático é super simples, mas muitos servidores têm problemas com ele. O Nginx faz isso de forma eficiente, torna os sites mais rápidos e ajuda a melhorar sua classificação no Google.
- Segurança: é um dos melhores e confiáveis servidores para sites com muitos visitantes. Sites no Nginx que trabalham com grandes quantidades de dados pessoais como o Visa confirmam isso.
- Estabilidade: O Nginx é um dos servidores mais estáveis do mercado. Possui muitas conexões paralelas, impedindo que falhe.
- Pode hospedar vários back-ends: A ferramenta Nginx Controller permite hospedar mais de um servidor Nginx sem esforço.
- Base de código escrita por uma pessoa: O fato de o núcleo do Nginx ter sido escrito por um único programador torna o servidor muito mais consistente.
Desvantagens do Nginx Web Server
Mesmo que seja um dos melhores servidores do mercado, o Nginx tem seu quinhão de desvantagens. Alguns deles incluem:
- Não é bom com a criação de módulos: ao contrário do Apache, o Nginx perde uma interface que facilita a criação de módulos de servidor. O Apache possui uma interface chamada Apache Portable Runtime que ajuda a resolver esse problema.
- Suporte à comunidade abaixo do estelar: alguns dos outros servidores da Web têm suporte, informações e documentação da comunidade muito melhores que o Nginx. Ainda, cobre todos os princípios.
- Fica atrás do LAMP: LAMP (Linux, Apache, MYSQL, PHP) é quase uma pilha padrão do setor. Você verá o Apache em quase todas as contas de hospedagem na web que anunciam online. O Apache possui suporte interno para Ruby, Python e Perl, enquanto o Nginx não.
- Não cria arquivos .htaccess: os arquivos .htaccess são arquivos de configuração que você usa em servidores Web que executam o software servidor Apache. O Nginx não os suporta.
Nginx ou outra coisa
Com sua crescente popularidade e confiabilidade, muitos usuários estão recorrendo ao Nginx. É estável, seguro e apresenta um nível muito alto em comparação com a maioria de suas contrapartes. Existem algumas desvantagens, portanto, dependendo de suas preferências e conhecimentos, você pode optar por outro servidor.
No entanto, muitos usuários gostam de usar o melhor dos dois servidores web. Com um servidor Web como o Apache, você pode servir bem seus sites e atribuir o Nginx como um servidor proxy. Dessa forma, você pode contornar muitos problemas do Apache enquanto colhe os benefícios do Nginx.