As notícias sobre a violação de segurança embaraçosa da Adobe parecem estar piorando. Depois de relatar inicialmente no início de outubro que os hackers haviam comprometido as informações da conta de 3 milhões de clientes, a Adobe revelou no final do mês passado que o total era de 38 milhões. Agora que as informações comprometidas apareceram on-line, no entanto, os pesquisadores estimam que o número de contas afetadas pode ser ainda pior: 150 milhões, potencialmente tornando-a uma das maiores violações de segurança digital da história.
As informações do banco de dados invadido, distribuídas em vários sites criminosos e áreas de distribuição, supostamente pesam mais de 10 GB quando descompactadas e listam 150 milhões de entradas. Os pesquisadores admitem que o número real pode ser menor, no entanto, pois a lista, sem dúvida, contém muitos milhares (se não milhões) de contas inativas, inválidas ou de teste.
Apesar desse recente desenvolvimento, a Adobe mantém sua estimativa revisada de 38 milhões de contas, e a empresa alega ter entrado em contato com todos os usuários afetados. A empresa também alega que ainda não há indicação de que atividades não autorizadas relacionadas à violação tenham ocorrido, embora o escopo do evento possa ter repercussões duradouras nos próximos anos.
Os interessados em saber se sua conta está envolvida na violação podem visitar uma ferramenta de conta configurada pelo LastPass para testar seu endereço de email com as informações do banco de dados invadido.