O Microsoft Excel é realmente muito mais versátil do que algumas pessoas dão crédito por ser. Há muito o que se pode fazer com uma planilha, se você souber o que está fazendo e, na verdade, é possível reunir algumas coisas bem avançadas. Hoje não vamos falar muito sobre macros e visual basic - é uma lata de worms totalmente diferente. Por enquanto, vou orientá-lo no processo de adição de botões de opção, caixas de seleção e botões de opção - todos realmente simples, depois de descobrir como gerenciá-los.
A primeira coisa que você deseja fazer é exibir a guia Desenvolvedor. Para fazer isso em versões posteriores do Excel, clique em Arquivo-> Opções. Quando estiver no menu Opções, clique em "Personalizar faixa de opções". Depois de fazer isso, você pode começar a mexer com conteúdo adicional. Clique na guia do desenvolvedor e clique em "Inserir". Você verá um menu suspenso que apresenta uma série de botões, formulários, caixas de seleção e outros conteúdos que você pode adicionar à sua planilha. Você provavelmente também notará que existem dois 'tipos' diferentes de objetos - "Controle de formulário" e "Controle ActiveX".
Você provavelmente está se perguntando qual é a diferença.
Você pode fazer um pouco mais com os controles do Active X, principalmente porque eles foram projetados para serem usados para fins avançados. Você pode atribuir macros a eles (basicamente, miniaplicativos codificados em visual basic), fazer com que eles endereçam células ou intervalos específicos em sua planilha ou acionem eventos. Eles são bastante avançados quando comparados aos controles de formulário, por isso não vamos abordá-los ainda - esse é um tópico para outro dia.
Os controles de formulário são … praticamente o que está escrito na caixa. Eles são muito mais fáceis de usar (você basicamente arrasta e solta), mas, consequentemente, não pode fazer o mesmo com eles. Ainda assim, se você está procurando lançar uma lista de verificação, botão de opção ou menu suspenso … eles são o caminho a percorrer.