É sempre meio surpreendente para mim quantas pessoas realmente não se preocupam em manter seu PC. Muitas pessoas pensam que podem simplesmente deixar o computador funcionar.
O problema é que não funciona dessa maneira. Um computador é uma máquina complexa e intrincada e precisa ser bem cuidada para funcionar corretamente.
Além disso, não é apenas o hardware de um sistema que tende a se degradar com o tempo. Os computadores modernos são peças complexas e complexas da tecnologia - há cinquenta anos, as pessoas nem sonhavam que esse tipo de coisa existia. Como em qualquer sistema complexo, às vezes as coisas tendem a … dar errado. Uma falha no software aqui, uma linha de código fora de lugar e um boom.
O que é chocante não é o fato de que existem literalmente milhares de maneiras pelas quais um computador pode quebrar e simplesmente parar de funcionar. Não, o que é chocante é que a maioria desses problemas, a maioria desses erros, é evitável. Aqui estão algumas coisas que você deve fazer para garantir que seu computador esteja em perfeitas condições de funcionamento.
1. Desfragmente seu sistema regularmente
Links Rápidos
- 1. Desfragmente seu sistema regularmente
- 2. Limpe seu disco rígido
- 3. Limpe o registro do sistema
- 4. Verifique regularmente se há erros
- 5. Execute verificações regulares de vírus / spyware
- 6. Verifique se seus drivers estão atualizados
- 7. Verifique se o seu BIOS está atualizado
- 8. Verifique se o seu sistema operacional está atualizado
- 9. Limpe regularmente os componentes internos do computador
Se você nunca fez isso antes … pode demorar um pouco.
Agora, o especialista em tecnologia entre vocês provavelmente está bufando de brincadeira aqui, certo? Estou começando com algo tão óbvio, afinal. Você provavelmente está pensando "quem não faz isso?"
Oh, você ficaria surpreso.
Posso citar cerca de seis pessoas que eu conheço que mal sabem o que significa "desfragmentar", muito menos como fazê-lo. Veja, enquanto seu computador opera, às vezes os arquivos tendem a se tornar 'fragmentados'. Basicamente, eles são grandes demais para serem armazenados em uma única área do disco rígido; portanto, o sistema operacional os separa, armazenando parte do arquivo aqui, parte dele e assim por diante. Como resultado, o arquivo leva muito mais tempo para carregar do que normalmente levaria e tende a diminuir consideravelmente o disco rígido.
A desfragmentação substitui esses arquivos divididos em elementos singulares e coesos. Eles são mais fáceis de acessar. Como resultado, seu disco rígido precisa fazer menos trabalho no que diz respeito às operações diárias. No Windows, você geralmente pode acessar a ferramenta de desfragmentação clicando com o botão direito do mouse na unidade que deseja desfragmentar e acessando 'propriedades' e, em seguida, clicando na guia 'ferramentas' ou localizando-a no menu Iniciar em Ferramentas do sistema de acessórios. Até onde eu sei, o Windows é o único sistema operacional que realmente sofre muito com a degradação do desempenho como resultado da fragmentação do arquivo. Muitas pessoas executam uma desfragmentação diária, tornando-a parte do 'regime de bem-estar' diário do computador
2. Limpe seu disco rígido
Novamente, este também deve ser incrivelmente óbvio … mas o problema é que não é. Não tanto quanto se poderia pensar, de qualquer maneira.
Quando o disco rígido começa a ficar muito cheio (algo em torno de 90% ou mais), o desempenho do sistema começa a diminuir no banheiro. Você realmente não precisa saber mais do que isso. Pense em quais programas ou arquivos você realmente não precisa ou não está usando e livre-se deles. Se você possui muitos arquivos dos quais simplesmente não pode se separar, pode valer a pena investir em um disco rígido externo para obter mais espaço de armazenamento.
Existem alguns programas decentes por aí, como o CCleaner, que podem cuidar disso (e de vários outros itens da lista) para você.
3. Limpe o registro do sistema
Falhas no registro do sistema podem ter muitos efeitos adversos - em qualquer parte do sistema, um pouco mais lenta, até a temida tela azul da morte. E o fato é que a verificação de erros (coincidentemente, a próxima etapa) nem sempre captura todos os erros do registro.
É melhor errar por precaução - baixe um limpador de registro. Esse link levará você a um site com os dez principais limpadores de registro online. Escolha o que você achar melhor - provavelmente eu pegaria o que está no topo da lista. Se você não gosta das críticas de um site, também pode verificar o Cnet.
4. Verifique regularmente se há erros
Se eu não deixei isso óbvio, às vezes os computadores tendem a estragar. Os erros do sistema podem causar e resultar de uma infinidade de problemas diferentes - o que causou o erro geralmente não é tão relevante quanto o fato de que, a menos que seja resolvido, provavelmente causará mais e mais problemas para você, usuário.
Como regra geral, eu gosto de executar uma verificação de erro pelo menos uma vez por semana, se não com mais frequência. Para fazer isso, vá para a unidade C, clique com o botão direito do mouse e selecione 'propriedades'. Você encontrará a opção para verificação de erros lá. Clique em todas as caixas de seleção e clique em 'verificar agora'. Em seguida, reinicie o computador e aguarde. Pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do seu disco rígido.
5. Execute verificações regulares de vírus / spyware
Sim, vírus e spyware. E, para estar seguro, geralmente é melhor baixar vários programas diferentes para esse efeito. Acho que o Kaspersky, o Avast, o AVGFree e o Malwarebytes (que também analisam malware) são alguns dos programas antivírus mais eficazes (fique longe do Norton, é tudo o que posso dizer, a menos que você goste do seu computador andando em vez de executar. qualquer pessoa que tenha usado o programa pode atestar, é uma metáfora adequada.), e o Spybot Search & Destroy e Adaware devem cuidar de muitas das suas necessidades de spyware / malware. Por que defendo a execução de mais de um scanner?
Porque o fato é; Às vezes, um arquivo antivírus pode ser esquecido por um arquivo particularmente desagradável, mas capturado por outro. Nenhum software de segurança é completamente à prova de balas; portanto, é melhor ter algumas alternativas, apenas para garantir a segurança. Dito isto, muitos malwares / spywares podem ser evitados simplesmente praticando práticas de navegação segura. Sim, sim, eu sei. Você já sabe tudo isso, certo?
6. Verifique se seus drivers estão atualizados
Para saber por que você deve fazer isso, vejamos por que as empresas lançam drivers atualizados. Talvez haja um problema com o código fonte e eles estejam tentando corrigi-lo. Pode ser que o driver antigo não funcione bem com a atualização mais recente do sistema. Ou talvez, apenas talvez, a atualização libere uma infinidade de novos e interessantes recursos para o driver. Qualquer que seja o motivo, você pode ver por que manter os drivers atualizados é uma boa ideia, certo? Infelizmente, a menos que seu computador seja fornecido com algum tipo de software que permita pesquisar e baixar drivers, esse processo pode ser um pouco entediante. Veja, todo hardware do seu computador possui um driver, um código, que o executa.
E frequentemente, cada peça de hardware é produzida por um fabricante diferente e, portanto, pode ser encontrada em um local diferente.
Muitas vezes, não basta acessar o site da empresa que fabricou seu computador. Eles nem sempre têm todas as atualizações ou drivers necessários. O que você precisará fazer é baixar um dos programas mencionados acima que procura atualizações para você ou, se você não se sentir à vontade confiando nelas … faça você mesmo. Sim, meio que uma dor, mas vale a pena no final. Manter os drivers atualizados pode ajudar a diminuir o número de erros do sistema com os quais você se depara, com o bônus adicional de ajudar sua máquina a rodar mais rápido e sem problemas.
7. Verifique se o seu BIOS está atualizado
Novamente, aqui está algo que muitas pessoas que não são conhecedoras de tecnologia quase nunca fazem. Veja, na maioria dos sistemas, as atualizações do BIOS nem sempre são lançadas diretamente para o usuário. Na maioria das vezes, eles são publicados no site da empresa que fabricou o seu computador - Dell, Acer ou Asus, por exemplo.
Encontre o logotipo do seu computador e acesse o site deles. As chances são de que haja uma atualização do BIOS esperando por você. Essas atualizações podem ser desde pequenas correções de bugs até grandes benefícios - a atualização recente do XPS M1730, por exemplo, adicionou uma nova funcionalidade que impede que uma das duas placas gráficas integradas literalmente se frite.
Sim. A atualização do seu BIOS é importante.
8. Verifique se o seu sistema operacional está atualizado
Normalmente, seu sistema resolverá esse problema sozinho. Mas se você é como eu, e não queria lidar com o sistema de atualizações automáticas sempre invasivo, precisará se lembrar de vez em quando para executar o processo de correção do sistema operacional. Além disso, as atualizações automáticas geralmente apenas trazem as alterações 'vitais' para o sistema operacional. Muitas vezes, ainda existem muitas atualizações que valem a pena instalar no site do desenvolvedor. Vale a pena procurar.
9. Limpe regularmente os componentes internos do computador
Exatamente o que você não deveria estar fazendo.
Os computadores tendem a reunir uma coleção considerável de poeira e sujeira ao longo de sua vida útil. Esse pó costuma interferir nos componentes, causando a retenção de muito mais calor do que normalmente. Isso, por sua vez, reduz o seu ciclo de vida. A cada poucos meses (provavelmente em torno de quatro a seis), como regra geral, é uma boa idéia abrir o sistema e limpar suavemente os componentes com um pano macio e seco.