Anonim

Nos últimos anos, o Adobe Premiere se tornou a referência para o software de edição de vídeo. É usado por profissionais e amadores e está entre as ferramentas mais poderosas à disposição dos cineastas.

Veja também o nosso artigo 5 ótimas alternativas ao Adobe Photoshop

No entanto, o maior problema do Adobe Premiere é o preço, pois a assinatura anual pode ultrapassar os US $ 500. Essa é a razão pela qual um número crescente de entusiastas e profissionais está buscando ativamente alternativas viáveis.

Felizmente, existem inúmeras opções por aí, cobrindo tudo, desde aplicativos básicos de manipulação de vídeo a suítes totalmente profissionais. Aqui está uma lista de algumas das melhores alternativas do Adobe Premiere.

1. VideoPad

O VideoPad oferece algumas possibilidades interessantes, embora seja bastante limitado quando comparado ao Premiere onipresente. Por outro lado, certamente pode fazer mais do que o Apple iMovie e o Windows Movie Maker.

O VideoPad oferece um layout limpo e simples e é fácil de acessar. Ele também possui opções de exportação abundantes e uma série de ferramentas úteis e efeitos de FX.

A variante básica é gratuita, embora seja bastante limitada. Por outro lado, o Editor Básico e as Edições de Mestrado devem ser pagas. O VIdeoPad funciona com todas as principais plataformas de sistemas operacionais, incluindo Android, Windows, iOS e macOS.

2. Hit Film Express

O Hit Film Express é uma das melhores alternativas do Adobe Premiere disponíveis no mercado, além de uma das mais populares. É gratuito para baixar e usar e oferece uma enorme variedade de possibilidades.

No que diz respeito à usabilidade, o Hit Film Express tem uma curva de aprendizado um pouco mais íngreme do que o seu programa de edição de vídeo comum. Por outro lado, mais do que compensa com poder absoluto e habilidades surpreendentes.

O Hit Film Express tem uma ampla comunidade com tutoriais sobre praticamente qualquer tópico disponível, tornando-o fácil para iniciantes. No entanto, se você precisar do pacote completo, terá que gastar muito dinheiro com a versão Pro.

3. Sony Vegas Pro

O Sony Vegas Pro é uma das alternativas mais populares ao Premiere, além de um de seus menores concorrentes fora da arena profissional. Embora muito poderoso e fácil de usar, nunca o tornou uma ferramenta profissional.

Seja como for, o Vegas Pro oferece usabilidade fantástica e uma interface de usuário muito intuitiva. O layout pode ser altamente personalizado para atender às necessidades de cada usuário. O Vegas Pro também permite que você instale várias instâncias do programa em paralelo.

Por outro lado, o Sony Vegas Pro é propenso a problemas de estabilidade e só funciona com o Windows (você precisará pelo menos do Win 7 para executar algumas das versões mais recentes). Além disso, o Pro Suite custa ainda mais que o Premiere.

4. DaVinci Resolve 15

O DaVinci Resolve 15 é uma das suítes de edição de vídeo mais populares nos estúdios de cinema profissionais, juntamente com o Premiere. Existem duas opções - Resolve 15 e Resolve 15 Studio. O primeiro é gratuito para download e uso, enquanto o último tem preço semelhante ao plano de assinatura mais barato do Premiere.

Tanto quanto seu poder, o Resolve 15 também é conhecido por sua íngreme curva de aprendizado, algo que pode assustar os iniciantes. Além disso, este programa fantástico permite que vários usuários editem o mesmo projeto simultaneamente, um recurso disponível em nenhum outro lugar.

Outros pontos fortes do DaVinci Resolve 15 incluem edição multicam, correção de cores, efeitos de vídeo, produção de áudio, filtros avançados e muito mais. A resolução é compatível com Windows e macOS.

5. Final Cut Pro X

Se você está trabalhando em um Mac e precisa de um poderoso programa de edição de vídeo, o Final Cut Pro X pode ser a melhor alternativa do Adobe Premiere que você pode encontrar. Este poderoso conjunto foi desenvolvido pela Apple e está disponível exclusivamente no macOS.

Apesar de não poder desafiar a onipresente Premiere, o Final Cut Pro X ainda é um software poderoso e bem polido de edição de vídeo. Oferece uma interface amigável e suporta vídeo 3D. Além disso, você pode combiná-lo com o Motion 5 para obter efeitos adicionais.

A baixa compatibilidade com os sistemas operacionais Windows é uma das maiores fraquezas do Final Cut. Além disso, não há versão gratuita do programa.

6. Openshot

Como o próprio nome sugere, o Openshot é um programa de edição de vídeo de código aberto e gratuito. Não há paredes de pagamento ocultas ou pacotes premium escondidos atrás da esquina. Como afirmam seus desenvolvedores, o Openshot permanecerá livre e de código aberto para sempre.

O programa oferece ferramentas e recursos de edição de vídeo bastante decentes, além de uma interface amigável e uma curva de aprendizado razoável. No entanto, sua maior força é a enorme loja de aplicativos, que oferece toneladas de plugins úteis.

Por mais poderoso que seja, o Openshot ainda carece de alguns dos recursos de ponta encontrados no Premiere e em suítes de nível profissional semelhantes. Outras questões incluem a falta de opções de rotoscopia e um zoom da linha do tempo um tanto ruim. O programa é compatível com computadores com Windows, macOS, Linux e FreeBSD.

Conclusão

Embora o Adobe Premiere seja um dos conjuntos de edição de vídeo mais poderosos e mais usados, também é um dos mais caros. Com as excelentes alternativas do Adobe Premiere apresentadas, você poderá obter qualidade profissional sem gastar muito.

As 6 melhores (e mais baratas) alternativas do Adobe Premiere