Anonim

O Photoshop é um dos mais poderosos e versáteis programas de manipulação e edição de imagens existentes e se tornou o "padrão ouro" para lidar com dados de imagens em um computador pessoal.

Consulte também o nosso artigo Photoshop for Chromebook

O Adobe Photoshop é um editor de varredura de gráficos tão popular para PC e Mac que o “Photoshop” se tornou um verbo - não importa qual ferramenta alguém use para alterar uma fotografia ou outra imagem, dizemos que eles “fizeram o Photoshop” da imagem. Este pacote de software de edição de imagens, rico em recursos, tem um preço - o Photoshop é um programa caro para comprar. Se você é um designer gráfico ou fotógrafo dedicado, a despesa provavelmente vale a pena, mas, para os que se importam com a manipulação de imagens, provavelmente não vale o preço alto.

Infelizmente para aqueles que não têm acesso ao Photoshop, os arquivos PSD (Photoshop Document) são um formato muito popular para imagens. O formato de arquivo PSD é um formato proprietário da Adobe que salva uma imagem em camadas. Isso permite que você trabalhe em uma imagem, salve-a e reabra-a para continuar trabalhando com as informações da camada intactas.

A maioria dos programas de pintura de baixo custo simplesmente visualiza um arquivo de imagem como sendo uma camada e, quando eles salvam uma imagem, todas as informações visuais são achatadas (ou seja, colocadas na mesma camada). Isso não permite mais edições baseadas em camadas. No Photoshop, quando todas as edições são realizadas, você converte o arquivo PSD em JPEG ou BMP ou em qualquer formato mais adequado para a mídia em que deseja realmente usar a imagem, como um site ou uma publicação impressa.

Você precisa do Photoshop para abrir e trabalhar com um arquivo PSD enviado por alguém? Felizmente, existem maneiras baratas de abrir e trabalhar com arquivos PSD que não envolvem o investimento no pacote de software Adobe Photoshop

Aqui estão cinco maneiras de abrir um arquivo PSD sem o Photoshop que você pode achar útil.

Paint.net

Paint.net é o meu editor de imagens preferido. É gratuito, atualizado regularmente, mantém a memória do computador e pode funcionar com a maioria dos formatos de imagem, se não todos, incluindo arquivos PSD. O programa funciona bem com camadas e oferece muita liberdade para editar, desfazer, efeitos, texto e muito mais. Considerando que o programa está conosco há mais de uma década, ainda é um editor gráfico muito poderoso.

Por si só, o Paint.net não abre arquivos PSD. Mas uma das grandes vantagens é que ele suporta plugins, criados e mantidos pelos usuários leais do Paint.net. Para abrir um arquivo PSD, você precisará do Psdplugin. Basta baixar o arquivo e copiá-lo na pasta Paint.net \ FileTypes. Em seguida, ao abrir o Paint.net, você poderá abrir e editar diretamente os arquivos PSD.

GIMP

Apesar do nome, o GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um produto muito bem-sucedido que pode trabalhar diretamente com arquivos PSD. Como o Paint.net, o GIMP é gratuito e é mantido regularmente. O GIMP é um programa de edição de imagens completo e altamente respeitado, semelhante ao Photoshop, altamente respeitado na comunidade de software livre e aberto. Ele também possui seguidores fanáticos que mantêm o programa atualizado e fornece ajuda para iniciantes que procuram aconselhamento ou assistência usando o GIMP ou resolvendo problemas ao trabalhar com o GIMP.

O GIMP tem uma curva de aprendizado mais íngreme que o Paint.net, mas também possui mais recursos. O GIMP é semelhante ao Photoshop no sentido de ser um pacote de edição de imagens com todos os recursos.

O GIMP é executado no Windows e no Mac e possui um conjunto de recursos muito poderosos que podem ser muito mais envolvidos que o Paint.net. Ele pode funcionar com a criação rápida de GIF, mas também pode funcionar com arquivos PSD por padrão, portanto, não é necessário fazer o download de plug-ins aqui. O GIMP é um substituto gratuito para o Photoshop que rivaliza com o conjunto de recursos do Photoshop. A desvantagem, como mencionado, é que o GIMP (bem como o próprio Photoshop) é mais difícil de dominar do que outros pacotes de software de edição de imagens mais simples.

PhotoFiltre 7

O PhotoFiltre 7 é um editor de imagens em francês que pode funcionar com arquivos PSD. Faz parte do conjunto de ferramentas PhotoFiltre Studio X. O PhotoFiltre Studio X é um shareware e custa dinheiro após o período gratuito, enquanto o PhotoFiltre 7 é gratuito. O programa é um editor de imagens bastante poderoso que permite editar, adicionar efeitos, filtros, texto e muito mais. Também funciona com arquivos PSD.

A desvantagem do PhotoFiltre 7 é que nivela os arquivos de imagem até certo ponto. Como não é o MSPaint, alguns elementos permanecem editáveis, mas nem todas as edições podem ser feitas em um arquivo PSD. Se você não gosta do Paint.net ou do GIMP, o PhotoFiltre 7 pode funcionar, com alguns compromissos.

Google Drive

Se você só precisa visualizar um arquivo PSD, mas não precisa editá-lo ou modificá-lo, pode usar o Google Drive. Isso é útil se você encontrar arquivos PSD dispersos ou for enviado um sem ter nenhum dos outros programas instalados. É um visualizador de arquivos simples que exibirá a imagem dentro do arquivo, mas você não poderá fazer nada com ele. Especificamente, o Google Drive possui uma opção "Visualizar" que permite visualizar arquivos de imagem, incluindo arquivos formatados em PSD.

Tudo o que você precisa fazer é fazer o upload do arquivo PSD para o Google Drive, selecionar o arquivo PSD e, em seguida, "Visualizar" usando a opção de visualização do Google Drive. Ele deve aparecer na sua tela. Eu testei isso e com alguns PSDs, ele mostrou o arquivo exatamente como você o veria no Photoshop, mas com outros arquivos, notei que a formatação não funcionou muito bem. Como uma maneira de ver o que um arquivo contém, o recurso de visualização do Google Drive pode ser exatamente o que você precisa para dar uma olhada rápida no arquivo. No entanto, se você precisar fazer mais alguma coisa, precisará de um dos programas acima.

XnView

XnView é um visualizador de arquivos e conversor. Como o Google Drive, ele abrirá arquivos PSD, mas não permitirá que você os edite muito. Dependendo do arquivo, o XnView pode abrir as camadas e permitir que você as salve individualmente. A capacidade de editar é mínima, na melhor das hipóteses, e as edições que podem ser feitas parecem depender inteiramente do arquivo. Ele fica no meio do espectro entre Paint.net, GIMP e PhotoFiltre 7 e Google Drive. Permite edição menor de camadas individuais, mas funciona melhor como um visualizador de arquivos PSD puro.

Como você pode ver, é possível abrir um arquivo PSD sem o Photoshop e você pode até editar arquivos PSD diretamente com o produto certo. Embora nenhuma das ferramentas de software listadas aqui possa competir com o poder e os recursos de uma instalação completa do Photoshop, eles também não custam nem um pouco e são mais fáceis de aprender!

Se você achou este artigo útil, também pode gostar deste artigo de instruções sobre como cortar imagens e vídeos para histórias do Instagram.

Você tem alguma sugestão sobre a melhor maneira de abrir e trabalhar com arquivos PSD? Se sim, por favor, deixe um comentário abaixo.

5 maneiras de abrir um arquivo psd sem photoshop