Este artigo se concentra na porcaria que você baixa e não na porcaria que apenas se acumula ao longo do tempo.
Honestamente, me surpreende o quanto eu baixo. Se você é como a maioria das pessoas (inclusive eu), provavelmente tem uma pasta de downloads onde coloca tudo. Então, de repente, a pasta contém 6 GB ou mais de arquivos, com os três principais culpados (em grande parte) sendo arquivos de vídeo, arquivos de áudio e executáveis de instalação.
E esqueça de organizar a pasta de downloads que você possui, pois toda vez que achar que precisa, você precisa de outra categoria, o que significa outra subpasta. E outro. E outro.
Aqui estão as 5 maneiras de manter o lixo fora da caixa do computador.
1. Mantenha anexos de email em email.
O email na internet moderna de hoje tem shows e shows de espaço à sua disposição. Hotmail, Yahoo Mail e Gmail têm tamanhos de cota de arquivos cada vez maiores. Sendo esse o caso, se alguém lhe enviar um arquivo e você o visualizar uma vez, exclua -o da sua unidade posteriormente. De qualquer forma, ele está no seu e-mail; portanto, se você precisar recuperá-lo novamente, ele estará lá.
2. Crie o hábito de arquivar arquivos de instalação imediatamente após a instalação.
Você baixa o Mozilla Firefox porque deseja experimentá-lo e instalá-lo. Logo após a instalação, empurre o arquivo para CD, DVD ou pendrive e exclua-o do disco rígido.
Faça isso para todos os tipos de programas que você baixar e crie um hábito, caso contrário, esses arquivos executáveis aparentemente menores podem se transformar em uma bagunça em pouco tempo.
3. Pesquise periodicamente no seu disco rígido os arquivos maiores.
No Windows XP: Iniciar / Executar / digite explorer / pressione Enter.
Destaque seu disco rígido principal (geralmente C).
Clique no botão Pesquisar ou use as teclas CTRL + F.
Escolha pesquisar Todos os arquivos e pastas .
Expandir Qual é o tamanho? e escolha procurar arquivos com 5000 KB ou mais.
Deve ser semelhante a este:
A pesquisa levará algum tempo para ser concluída. Quando terminar, clique em Exibir , depois em Organizar ícones por e depois em Tamanho, para que você possa ver primeiro os arquivos maiores (ou os últimos, dependendo de como sua lista está configurada).
Examine o que você encontra. Às vezes, você encontra porcarias que nem precisa.
Aqui está um exemplo usando meu próprio computador:
O arquivo que destaquei são drivers sem fio para o meu laptop Dell. Arquivei isso meses atrás. 80 MB de espaço desperdiçado. Eu apaguei e recuperei o espaço.
Nota importante: Não exclua nada de pastas vitais do sistema, como C: WINDOWS, C: Arquivos de Programas ou qualquer coisa abaixo dela.
E se você encontrar um arquivo que lhe pareça estranho, faça uma pesquisa no Google para ver o que é. Por exemplo, na captura de tela acima, você vê o MRT.exe. Uma pesquisa no Google por esse arquivo revela que esse é um programa específico da Microsoft, necessário ao sistema operacional.
4. Use um programa de compactação para grandes lotes de arquivos.
Eu recomendo o 7-Zip para compactar arquivos em arquivos menores e fáceis de gerenciar.
Exemplo: você tem uma câmera digital e tira muitas fotos. No seu disco rígido existem 500 deles que você deseja armazenar.
Após instalar o 7-Zip, vá para onde estão os arquivos, realce todos, clique com o botão direito do mouse, passe o mouse sobre o menu 7-Zip e selecione para adicionar ao arquivo morto. Faça seu arquivo e está pronto.
O arquivamento com um programa de compactação de arquivos não é tanto para economizar espaço, mas para a organização que o usa dessa maneira. Além disso, você pode criptografar arquivos e definir senhas com o 7-Zip. Ele também tem a opção de criar arquivos SFX executáveis pelo auto-instalador.
5. Use volumes criptografados que montam letras de unidade facilmente.
Você sabe que um DVD comprado em uma loja pode armazenar dados de 4, 7 GB.
Não seria legal definir uma letra de unidade no Windows exatamente desse tamanho; portanto, quando estiver cheia, você sabe que é hora de arquivá-la e criar uma nova?
Com o TrueCrypt, você pode fazer exatamente isso - e com segurança.
Faça o download desse software (é grátis) e leia o Tutorial para iniciantes sobre como criar um "contêiner" em seu sistema. Ao seguir as instruções, faça o tamanho do seu contêiner 4, 7 GB (é melhor configurá-lo para apenas 4 GB para que você sempre caiba em um DVD, não importa o que aconteça).
Atribua a ele uma letra de unidade no Windows (o software faz isso facilmente e informa como) e, quando estiver cheio, empurre-o para DVD depois e depois crie outro.
Quando o limite de tamanho for atingido para o contêiner, o Windows informará que não é possível gravar mais dados na unidade selecionada.
Não fica mais fácil do que isso. Não há particionamento necessário, nem reinicialização, nada disso. Você obtém a letra de unidade "extra" desejada no tamanho exato especificado e fornece avisos apropriados ao tocar no limite.
Tente manter a caixa do computador livre de lixo, pessoal. ????