Se você viu a mensagem assustadora "seu disco de inicialização está quase cheio", algo precisa ser feito. Afinal, se o seu Mac não tiver espaço suficiente para fazer suas próprias tarefas domésticas ou até mesmo para salvar arquivos, você verá todo tipo de comportamento estranho, incluindo baixo desempenho, as temidas bolas de praia giratórias ou problemas ainda mais sérios. Enquanto a Apple planeja ajudar a automatizar o armazenamento do usuário com o recurso "Armazenamento otimizado" no próximo macOS Sierra, se o seu Mac lhe disser que está ficando sem espaço hoje ou se você acha que está próximo do limite, a primeira coisa a fazer O que fazer é verificar seu uso atual de armazenamento.
Para verificar quanto armazenamento você tem e quanto está usando, escolha a opção "Sobre este Mac" no menu Apple, na parte superior esquerda da tela, e clique na guia "Armazenamento":
Ufa . Parece que estou bem por enquanto, mas se o seu espaço livre for inferior a 10 GB ou menos, comece a limpar tudo! Aqui estão algumas sugestões sobre por onde começar.
1. Remova os backups antigos do iPhone / iPad
Se você abrir o iTunes e escolher iTunes> Preferências na barra de menus na parte superior da tela, poderá clicar na guia "Dispositivos" para ver uma lista dos backups do iOS salvos no seu Mac.
Esses backups são importantes, mas podem ocupar muito espaço, dependendo da capacidade do seu iDevice e da quantidade de dados armazenados no momento em que o backup foi feito. Embora eu não recomendo necessariamente excluir o backup atual do iPhone ou iPad, verifique esta lista para ver se você possui backups antigos ou redundantes, por exemplo, os de iPhones antigos em que você negociou ou os que foram feitos antes de uma atualização para iOS (desde que a atualização correu bem).
Se alguma das atualizações nesta lista não for mais necessária, basta clicar para selecionar uma delas e pressionar o botão Excluir backup . Você pode se surpreender com a quantidade de espaço livre que esses backups do iDevice podem consumir! Se você realmente deseja liberar espaço, considere também a exclusão de todos os seus backups locais do iDevice e faça o backup no iCloud. Você provavelmente precisará de uma camada de armazenamento pago para sua conta do iCloud (esses 5 GB de espaço livre não vão muito longe), mas se você tiver espaço livre no iCloud, poderá fazer backup completo do seu dispositivo sem precisar de um byte de espaço. seu Mac.
2. Limpe seus downloads
A pasta Downloads é o local padrão para todos os arquivos baixados no Safari, Chrome ou Firefox, mas, graças à maneira como esses navegadores podem abrir ou iniciar automaticamente os arquivos após o download, muitos usuários acumulam uma enorme pilha de arquivos. lixo velho e desnecessário nesta pasta. Para verificar sua própria pasta de downloads, inicie o Finder e encontre os downloads listados na barra lateral.
Depois que a pasta for aberta, gaste um pouco de tempo procurando nela e destruindo o que você não quer. Quase todas as imagens de disco, por exemplo, podem ser excluídas (como é possível fazer o download dos instaladores de onde você os tirou originalmente na web).
Outra dica útil é mudar para o Modo de exibição de lista (atalho de teclado Comando-2 ou o ícone com linhas paralelas na barra de ferramentas do Finder) e classificar seus arquivos por data (clicando no cabeçalho da coluna Data de modificação ) ou tamanho (clicando no botão Tamanho do cabeçalho). Isso pode ajudar a identificar quais arquivos são os mais antigos ou os maiores, ajudando a encontrar rapidamente bons candidatos para exclusão.
3. Esvazie seu lixo
Este parece meio óbvio, mas você ficaria surpreso com o número de Macs que vejo que têm arquivos guardados no lixo há anos . Para fazer isso, basta abrir o Finder, selecione Finder na barra de menus na parte superior da tela e clique em Empty Trash .
Você também pode esvaziar a lixeira no seu Mac clicando com o botão direito do mouse no ícone Lixeira na Dock e escolhendo Empty Trash, ou iniciando o Finder e usando o atalho de teclado Shift-Command-Delete .
4. Exclua mídia desnecessária do iTunes
Desde sua primeira aparição em 2001, o iTunes passou de um humilde gerenciador de MP3 para um aplicativo massivo que lida com músicas, filmes, programas de TV, podcasts, audiolivros e aplicativos para iOS. Como resultado, a mídia armazenada no iTunes costuma ser o maior consumidor do precioso espaço de armazenamento do seu Mac.
Se você precisa liberar espaço no seu Mac, não precisa necessariamente escolher entre espaço livre e sua mídia, pois pode excluir determinados arquivos do iTunes localmente, mantendo o acesso sob demanda a eles através da nuvem.
Primeiro, verifique sua situação atual de armazenamento iniciando o iTunes e selecionando um tipo de mídia - filmes, programas de TV, músicas etc. - no menu suspenso, na parte superior esquerda da janela.
Depois de acessar uma seção - por exemplo, “Filmes” - você pode determinar quais itens estão armazenados no seu Mac, se eles têm ícones de nuvens ao lado deles. Você também pode selecionar Exibir> Ocultar compras na nuvem na barra de menus do iTunes para ver apenas o conteúdo local do iTunes e não os arquivos comprados ou armazenados em backup que você possui na nuvem.
Como o velho Emmet Otter não possui um ícone de nuvem, sei que o arquivo desse filme é salvo localmente; se quiser limpar algum espaço no meu Mac, posso excluí-lo ou movê-lo para uma unidade externa. Para itens comprados na Apple, você quase sempre pode baixá-los novamente de qualquer maneira. Se você é paranóico por não ter permissão para fazê-lo no futuro, no entanto, verifique se possui um backup antes de começar a remover a mídia todos os dias.
5. Apenas reinicie!
Se já faz algum tempo desde que você reiniciou o seu Mac, algumas vezes isso exige um pouco de espaço, pois o processo de reinicialização do macOS envolve a limpeza de certos cache e arquivos temporários que podem ter se acumulado nos dias e semanas desde a última reinicialização. Obviamente, você fará isso no menu Apple, na parte superior esquerda da tela.
Na ausência de uma atualização de armazenamento interno, no entanto, as opções externas estão sempre disponíveis e você pode pensar em mudar todo o iTunes ou a Biblioteca de fotos para uma unidade externa. No entanto, normalmente não recomendo fazer isso, pois essa abordagem tornará os backups e o gerenciamento mais complicados. Porém, se você absolutamente não tem outra escolha, precisa abrir espaço de alguma maneira.
E, finalmente, se a janela “Sobre este Mac” não fornecer informações suficientes, você sempre poderá usar um utilitário de terceiros para ver onde todo o seu espaço está sendo ocupado. Há muito por onde escolher, mas o meu favorito é o OmniDiskSweeper do Omni Group. Se uma primeira passagem com o OmniDiskSweeper não capturar tudo, tente executá-la com privilégios de superusuário.
Independentemente da abordagem adotada para liberar espaço no seu Mac, lembre-se de sempre garantir que seus backups sejam sólidos antes de começar e nunca exclua nada se não souber o que é! A solução para “eu tenho que liberar espaço em disco de inicialização no meu mac” definitivamente não é “vamos excluir coisas da pasta System”, está bem?