Anonim

Se você planeja comprar um novo monitor de tela plana (ou laptop) em breve, seja pequeno, padrão ou de tamanho grande, aqui estão 5 dicas que tornarão o processo de calibração muito mais fácil.

1. Desative todos os recursos avançados

Muitos monitores prontos para uso têm algum tipo de aprimoramento que, segundo o fabricante, torna a imagem melhor quando ativada. Na grande maioria das vezes, esse aprimoramento deve exibir melhor foto-realismo. Talvez para fotos e filmes isso seja bom, mas ao visualizar páginas da web em um navegador, é absolutamente horrível.

O monitor ASUS que comprei veio com um aprimoramento chamado “Splendid”, que não fez nada além de fazer tudo parecer terrível. Desativado.

2. Use o recurso Calibrar do Windows 7

Clique no logotipo do Windows (também conhecido como "botão Iniciar") e pesquise Calibrar

Clique em Calibrar cor da exibição

Você será assistido por uma variedade de configurações, incluindo gama, brilho, contraste e assim por diante.

3. Entenda que a luz de fundo de LED pode ser muito mais brilhante do que você está acostumado

Aqueles que usam computadores há muito tempo terão alguns instintivos na primeira vez em que ligam um monitor com luz de fundo de LED pela primeira vez, porque são brilhantes . Muito brilhante. Isso é ótimo, mas inesperado para os recém-chegados aos monitores com retroiluminação por LED (principalmente os maiores).

Uma das primeiras coisas que você pode fazer ao calibrar o monitor é diminuir o brilho e o contraste para metade (que geralmente é de 50) e depois aumentar a partir daí, conforme o brilho / contraste for necessário.

4. Entenda que pode haver diferenças de cores entre os displays brilhante e fosco

Quando a tela plana apareceu pela primeira vez em cena, as pessoas ficaram impressionadas com a riqueza e a clareza da cor. Em seguida, os designers gráficos os contataram e ficaram irritados sem parar, porque aquelas telas brilhantes iniciais não podiam reproduzir um amarelo verdadeiro. O que você conseguiu foi ouro, também conhecido como "amarelo alaranjado". Não importava quais ajustes você fez. Você poderia alterar a gama, vermelho / azul / verde, temperatura da cor e tudo o mais que pudesse imaginar, mas o seu amarelo mais brilhante sempre foi o ouro.

Agora, a maioria das telas brilhantes corrigiu o problema do amarelo não pode ser corrigido, e uma tela brilhante corretamente calibrada agora pode reproduzir um amarelo verdadeiro da mesma forma que você veria em uma etiqueta CMYK impressa. No entanto, ainda existem alguns displays brilhantes por aí que ainda não conseguem fazer isso.

Se você prefere cores calibradas absolutamente corretas em um monitor de tela plana, o fosco ainda é o caminho a percorrer.

5. Saiba onde estão as configurações gama baseadas em software e use-as

Gama definida é a “operação não linear usada para codificar e decodificar valores de luminância ou tristímulo em sistemas de vídeo ou imagem fixa”. Você precisa entender isso? Não, porque você provavelmente já sabe o que é gama e por que precisaria ajustá-lo.

Alguns monitores vêm com uma configuração gama integrada que você pode ajustar, mas outros não. O monitor que acabei de comprar, por exemplo, não possui um.

Felizmente, existem configurações gama controladas por software e geralmente são muito superiores a qualquer método de controle na tela que seu monitor teria.

Você pode usar os controles de calibração do Windows 7, como mencionado acima, ou usar o controle gama de software de acordo com o software de controle da placa gráfica. Ou, em outras palavras, o conjunto de softwares ATI Catalyst ou NVIDIA GeForce.

Exemplos de configurações de gama com o ATI Catalyst:

Nota importante: As configurações feitas com um conjunto de software de placa gráfica substituirão as configurações feitas com a calibração do Windows 7.

Informações sobre o bônus: calibrando um monitor antigo (ou pelo menos tentando)

Em qualquer monitor antigo, você está lutando contra o hardware usado e / ou nunca pode exibir cores calibradas apropriadas corretamente em primeiro lugar. Mas ei, vale a pena tentar.

LCD: luz de fundo fraca

A primeira coisa que começa a dar errado com um painel LCD antigo é a luz de fundo. Após cerca de 3 ou 4 anos, o monitor perde completamente a capacidade de exibir um branco brilhante e, em vez disso, exibe um cinza brilhante ou branco amarelado.

Se você sabe que possui uma luz de fundo fraca do painel plano, use propositalmente cores de amostra que sejam 1 a 2 tons mais escuros do que verdadeiros ao calibrar. Isso representará principalmente cores verdadeiras, apenas um pouco mais escuras.

LCD: “sombreamento” nas laterais ou nos cantos

Alguns painéis planos mais antigos têm lados / cantos mais escuros. Uma solução que pode funcionar (mas certamente não é garantida) é simplesmente inclinar o monitor alguns graus a partir de onde você o tinha. Isso não cura as áreas escuras, mas pode mascará-las um pouco.

LCD: acender uma lâmpada diretamente no visor

Essa técnica é reconhecidamente apenas para os desesperados que estão tentando salvar uma exibição que, de outra forma, deveria ser reparada ou descartada.

Se o monitor estiver tão escuro que simplesmente não possa produzir uma imagem brilhante por conta própria, você poderá colocar a lâmpada de um arquiteto (foto à direita) atrás do monitor com o cone na parte superior da tela e acender a luz diretamente na tela. Se houver muito brilho da lâmpada, levante a lâmpada mais alto.

Mais uma vez, será dito que esse "conserto" é apenas para os desesperados, porque realmente não funciona tão bem. Não é possível calibrar, mas sim exibir o modo “bom o suficiente para continuar a usar”.

CRT: falha na pistola colorida

Se você tiver um rejuvenescedor de CRT (exemplo de um em ação), certamente poderá recarregar as pistolas coloridas em um monitor CRT e obter a cor perfeita novamente. Mas é provável que você não tenha um desses nem tenha interesse em quebrar um chassi CRT para fazer isso.

A única coisa que você realmente pode fazer quando tem uma falha na pistola de cores não é aumentar as outras cores para compensar, mas diminuir a cor, quase para um nível monocromático. O problema com a falha da pistola colorida é que a saída da pistola não está aumentando tanto quanto costumava, portanto, aumentar as outras cores não ajudará.

CRT: Problemas de deflexão

Este é um gráfico dos problemas de deflexão mais comuns em qualquer CRT, seja ele de televisão ou monitor:

Os mais comuns nos monitores CRT são almofada de alfinetes ("curvada") e distorção de barril ("arredondada"). Os monitores CRT posteriores têm controles na tela para ajustar e corrigir. Os mais velhos não.

Se você não conseguir corrigir o problema de deflexão com o CRT, precisará encontrar alguém que saiba como consertar monitores do tipo tubo e eles poderão consertá-lo.

Feliz monitoramento! ????

5 dicas para aliviar o incômodo de calibrar um novo monitor