Anonim

Sente-se, senhoras e senhores. Deixe-me contar uma pequena história …

Um dia, você está usando seu sistema e percebe que as coisas parecem estar um pouco mais lentas do que você está acostumado. Depois de ficar perplexo por alguns momentos, você acaba descobrindo que o uso de memória física é anormalmente alto ou pelo menos muito maior do que deveria ser para o que você está usando. Por curiosidade, você verifica as informações do sistema … apenas para descobrir que possui cerca de um quarto da RAM instalada que deveria.

Isso aconteceu comigo. No meu caso, ele exibia 12 GB de RAM instalada e 4 GB disponíveis. Compreensivelmente, fiquei um pouco confuso. Felizmente, já corrigi o problema. Aqui está o que você pode fazer se você se encontrar no meu lugar.

Ah, e para constar, o SO que estou usando é o Windows 7 Enterprise.

Etapa 1: verifique seu sistema operacional

Primeiramente, você deve verificar novamente o sistema operacional que você instalou. Suponho que a maioria de vocês está aqui porque de repente notou que seu sistema estava desacelerando em um grau lendário, mas ainda vale a pena notar que determinadas instalações do Windows têm limites na quantidade de memória que eles são capazes de endereçar. Confira esta página de ajuda da Microsoft para ver se o problema pode estar relacionado ao sistema operacional. Se for, tenho más notícias para você: a única maneira de realmente resolver o problema é atualizar.

Etapa 2: verificar seu software

Presumivelmente, é aqui que a maioria de vocês começará. É certamente onde eu comecei. Veja, eu sabia que minha limitação de memória não era baseada na versão do Windows que eu estava usando. Era algo completamente diferente, e era apenas uma questão de descobrir o que.

Verifique e veja se as definições de configuração do sistema estão ou não configuradas. Vá para o menu Iniciar e digite msconfig na barra de pesquisa. Execute o programa que aparece como administrador e vá para a janela de configuração do sistema. Verifique se a caixa de seleção Memória máxima está desmarcada e clique em OK. Finalmente, reinicie.

Se isso não funcionar, vá para a etapa três.

Etapa 3: mexer no BIOS

Nota: não mexa no BIOS se não estiver absolutamente confiante no que está fazendo. Configurar algo errado e mexer com as configurações de tensão em particular podem causar danos irreversíveis ao seu sistema.

Dito isto, a primeira coisa que eu faria é verificar se há uma atualização do BIOS para sua placa-mãe em particular. Se você quiser saber o que está executando sem precisar abrir o seu gabinete, geralmente pode descobrir isso acessando o System Information Utility (encontrado em Acessórios-> Ferramentas do sistema). Lá, você deve encontrar o modelo e o fabricante do sistema, além da versão atual do BIOS. A partir deste ponto, geralmente é uma simples questão de acessar o site do fabricante e baixar uma atualização. Há uma pequena chance de resolver o problema, mas não é garantido.

Se isso não funcionar, você deseja inicializar o BIOS e ativar o remapeamento de memória. Infelizmente, não posso realmente ajudá-lo aqui. Toda placa-mãe é equipada com um BIOS ligeiramente diferente e, como resultado, o que funciona para uma provavelmente não funcionará para outra. O melhor conselho que posso dar aqui é procurar on-line e verificar se existe alguma documentação para seu modelo específico flutuando para ajudá-lo.

Enquanto estiver lá, verifique também o tamanho do AGP Video Aperture. É um tiro no escuro, mas alterar essa configuração pode liberar um pouco de RAM.

Etapa quatro: recolocar

Foi isso que finalmente resolveu meu próprio problema. Há uma chance de que sua RAM esteja danificada ou instalada incorretamente. Desligue e desconecte o computador, garantindo que todos os componentes parem de funcionar antes de fazer qualquer outra coisa. Verifique se não há eletricidade estática ao seu redor (neste caso, uma pulseira de aterramento é definitivamente sua amiga). Em seguida, abra o seu gabinete e remova a RAM. Memorize em que ordem está instalado, pois na maioria dos casos isso é extremamente importante; reinstalar incorretamente sua memória pode levar a problemas ainda mais frustrantes. Coloque cada stick de volta no lugar, garantindo que esteja corretamente conectado antes de passar para o próximo. Você pode ouvir um clique enquanto pressiona; isto é normal. Feito isso, cruze os dedos e reinicie.

Se o problema ainda não se corrigir, o próximo passo é baixar e executar o Memtest86. Você estará testando para ver se tem RAM ruim. Ore para que não, porque seu próximo passo não será agradável se você o fizer.

Além de inspecioná-los quanto a danos físicos (o que nem sempre é evidente de imediato), a única maneira confiável de fazer isso é através de tentativa e erro. Retire todas as suas varas. Coloque um único stick de volta no lugar e inicie o sistema. Se inicializar, o graveto provavelmente está bom. Enxágüe e repita até experimentar todas as peças de RAM. Observe que seu slot de RAM / placa-mãe também pode ser o culpado. Se o sistema não inicializar com uma parte específica da RAM, tente inseri-la em um slot diferente. Observe também que alguns sticks de RAM são instalados em pares e podem não funcionar sem o parceiro.

Etapa 5: verificar a CPU

Por último, mas não menos importante, depois de tentar tudo o resto, você deve verificar sua CPU. Eu deixei essa por último porque, bem … vai ser doloroso.

Acredite ou não, há uma chance (embora pequena) de que os problemas de sua RAM não estejam relacionados aos seus sticks, mas ao seu processador. Você precisará reinstalar sua CPU. Certifique-se de ter alguma pasta térmica pronta e, ao fazer a recolocação, verifique se há pinos tortos ou danificados na CPU. Este guia o guiará pelo processo básico.

5 etapas para solucionar problemas de memória ruim do computador