Anonim

As placas gráficas são um componente crítico de qualquer computador pessoal e uma falha na placa gráfica pode inutilizar o PC. Felizmente, a placa de vídeo também é um componente que é bastante fácil de diagnosticar com problemas. As placas gráficas podem falhar de várias maneiras diferentes, mas geralmente há sinais de aviso que oferecem tempo de sobra para alinhar uma substituição., Mostrarei como identificar os sinais de um problema iminente, como solucionar problemas existentes e como descobrir o que está acontecendo de errado com seu cartão.

Advertências

Todo computador possui um subsistema gráfico. Para alguns computadores, esta é uma seção integrada da placa-mãe; essas configurações gráficas costumam ser rotuladas como "Gráficos integrados"
"Intel graphics" ou "Intel HD graphics". Os sistemas mais avançados vêm em seu próprio cartão, ou até mesmo em enormes cartões de slot duplo que dominam o interior de um gabinete de PC. O subsistema gráfico é o que o texto e as imagens na tela do seu computador; todo computador possui um subsistema gráfico, sejam os gráficos integrados em um netbook minúsculo ou um monstro gráfico de mais de US $ 1000 executando uma configuração gigante de vários monitores. Como a placa gráfica controla o que está no monitor do sistema, os sinais de aviso de que a placa está falhando tendem a ser bastante óbvios. Aqui estão alguns sinais de aviso de falha na placa de vídeo.

  1. Gagueira: Quando uma placa de vídeo começa a ficar ruim, você pode ver a gagueira / congelamento visual na tela. No entanto, malware, um disco rígido moribundo e até problemas de RAM podem causar o mesmo tipo de comportamento, portanto, não tire conclusões precipitadas. Se você ficar gaguejando junto com outros sinais de aviso, há uma boa chance de que seja sua placa de vídeo.
  2. Falhas na tela: se você estiver jogando ou assistindo a um filme e de repente começar a ver cores rasgantes ou estranhas aparecendo em toda a tela, sua placa de vídeo pode estar acabando. Às vezes, se você reiniciar o computador, a tela voltará ao normal, mas espere que o mesmo problema volte se você tiver uma placa gráfica com defeito.
  3. Artefatos estranhos: semelhante às falhas na tela, uma placa gráfica ruim geralmente pode resultar em artefatos estranhos em toda a tela. Às vezes, isso pode ser corrigido com uma reinicialização, mas mais uma vez, se você tiver uma placa gráfica com defeito, espere que o problema volte. Os artefatos podem ser causados ​​por overclocking excessivo, problemas de calor e até acúmulo de poeira.
  4. Telas azuis: todas as pessoas com o plano de fundo do Windows estão familiarizadas com a tela azul e o computador pode fazer a tela azul por vários motivos, sejam problemas com RAM, discos rígidos, placas gráficas ou outros componentes. Porém, se o sistema travar e / ou telas azuis quando você começar a executar algumas tarefas intensivas em gráficos (por exemplo, videogames, assistir filmes, etc.), isso pode ser uma indicação de que sua placa gráfica está saindo.
  5. Ruído do ventilador: isso não está necessariamente relacionado à necessidade de substituir sua placa de vídeo, mas mantenha-se atento a um ruído de ventilador mais alto que o normal na sua placa de vídeo, pois isso indica que a placa está ficando muito quente. Se estiver muito quente, você vai querer parar o que está fazendo e tentar limpá-lo da melhor forma possível. Se o ventilador não conseguir se acalmar, é possível que algo esteja errado internamente.

Solução de problemas

Como sempre mencionamos em nossos guias de solução de problemas, descobrir o que há de errado e diagnosticar um problema geralmente é um processo de eliminação. Comece verificando suas conexões. Conexões frouxas podem causar muitos problemas, especialmente com uma placa de vídeo. Verifique se está firmemente encaixada na placa-mãe e se todas as conexões secundárias também são seguras.

Em alguns casos, você não poderá verificar as conexões, principalmente se tiver um laptop, especialmente de fabricantes específicos como a Alienware, que dificultam um pouco o acesso aos componentes. De um modo geral, você não terá problemas com conexões frouxas em um laptop. Nos laptops, na maioria das vezes, o problema é poeira por estar em um espaço fechado. Se você pode abri-lo e limpar a poeira que puder, esse seria o primeiro lugar para começar. Se houver poeira ou fiapos por um longo período de tempo, pode fritar facilmente um componente ou causar superaquecimento na máquina, não bloqueando o fluxo de ar adequado.

A próxima coisa que você pode fazer é executar alguns testes de software. Execute o GPU-Z e observe a temperatura em tempo real para ver se há alguma esquisitice. Para realmente testar o cartão, não há nada como usá-lo no mundo real. Use a ferramenta Heaven Benchmark para testar seu cartão. Execute-o por algumas horas - ele deve ser capaz de lidar com isso sem travar ou causar erros gráficos, como artefatos estranhos e gagueira.

Também é importante notar que, se você não possui uma placa de vídeo e está usando os gráficos integrados de uma placa-mãe, os problemas podem ser um sinal de falha na placa-mãe e não um problema gráfico. Certifique-se de verificar nosso guia de solução de problemas para verificar a falha da placa-mãe.

Em seguida, verifique se os drivers da placa gráfica (e do monitor) estão atualizados. Você também pode tentar desinstalar os que você já possui e reinstalá-los para garantir que não haja problemas. Vale a pena notar que você pode desinstalar seus drivers sem perder o vídeo. Uma vez desinstalado, o Windows utilizará alguns drivers básicos para exibir o vídeo em seu monitor. Portanto, você não perderá a funcionalidade de vídeo nem causará danos ao cartão. Mas, como sempre, não deixe de consultar o fabricante da sua placa de vídeo para obter instruções específicas sobre desinstalação / reinstalação. Você pode encontrar algumas instruções específicas da NVIDIA e AMD aqui e aqui, respectivamente. Na verdade, a AMD possui uma ferramenta de limpeza gratuita para fazer isso automaticamente. Antes de fazer alterações no software do driver, salve o estado do sistema em um ponto de restauração. Temos um artigo de instruções sobre como reverter uma atualização de driver se isso piorar as coisas.

Uma das técnicas mais fáceis e mais poderosas é simplesmente trocar a placa gráfica por outra e verificar se os problemas desaparecem. Se a nova placa gráfica funcionar sem problemas, é óbvio que a placa gráfica antiga precisa ser substituída. Se você não se importa de mexer com os componentes em casa e tem uma placa de vídeo extra ou barata que se encaixa no seu computador, você pode realizar esse processo de teste ou obter uma oficina para fazer isso.

Enquanto você estiver com a máquina aberta, vale a pena verificar se há problemas físicos. Se o ventilador parou de funcionar na placa de vídeo ou você vê capacitores com vazamentos ou abaulamentos, é hora de substituí-lo. Nesse caso, geralmente a placa de vídeo para de funcionar quase imediatamente.

Em alguns casos, o problema pode estar com um vírus ou malware no seu computador. Provavelmente, não é isso que está causando artefatos estranhos ou falhas na tela, mas se você estiver tendo alguma gagueira ou travamentos frequentes, há uma boa chance de que o malware seja o culpado. Certifique-se de executar o seu software antivírus e, para ter a certeza de que não consta nos arquivos do sistema, execute um software antivírus inicializável (o Bitdefender tem uma excelente ferramenta para isso).

Outra coisa a testar: desative sua placa de som. Isso soa contra-intuitivo (o que o sistema de som tem a ver com a placa de vídeo?), Mas às vezes as interações entre esses dois sistemas podem tornar o computador inteiro instável. Se desligar o som resolver o problema com os gráficos, o problema pode estar no sistema de som e não na própria placa gráfica.

Se o seu computador possui uma placa de vídeo AGP (um padrão mais antigo, mas em que muitos computadores ainda estão em execução), tente diminuir a velocidade das portas AGP para ver se isso resolve o problema. Para uma placa de vídeo NVIDIA AGP, você pode usar o RivaTuner para diminuir a velocidade da sua placa; proprietários que não são da NVIDIA podem usar o PowerStrip. De qualquer forma, tente diminuir o multiplicador de velocidade no cartão de 8x para 4x ou até 2x e veja se isso ajuda no problema.

Também é possível que sua placa de vídeo esteja funcionando muito rápido. Algumas placas podem ser classificadas para uma velocidade específica da GPU, mas, na realidade, não podem ser executadas consistentemente nessa velocidade. Você pode tentar fazer o underclock de sua GPU, o que coloca menos estresse na placa de vídeo como um todo e pode resolver o problema. Se você estiver usando uma placa de vídeo ATI, tente o programa ATITool para diminuir a velocidade da sua placa de vídeo. Os cartões NVIDIA podem usar o RivaTuner e outros proprietários de cartões podem usar o PowerStrip.

O que causa falha na placa de vídeo?

As placas de vídeo podem falhar por diversos motivos. A instalação incorreta do componente no computador pode levar à falha da placa de vídeo, mas, mais comumente, poeira e fiapos são os culpados. A poeira em si geralmente não é o problema, é mais do que bloqueia as aberturas de ventilação e impede o resfriamento adequado. Em alguns casos, se for ruim o suficiente, a poeira pode realmente isolar um componente e causar superaquecimento dessa maneira.

Algumas outras coisas que podem causar falha na placa de vídeo são overclock demais. Fazer overclock na tensão de estoque é mais do que seguro. Se você empurrar o cartão até o limite com alta voltagem, isso matará o cartão mais cedo que o normal. Mas, mesmo isso levará meses ou anos para matar um cartão. Também vale a pena notar que muitos cartões modernos são bastante resistentes ao calor excessivo, mas lembre-se de que isso pode causar desgaste adicional no cartão e até fritá-lo se a saída de calor for maior do que o dissipador de calor pode suportar .

Além disso, a última coisa que pode matar sua placa de vídeo é a falta de energia elétrica padrão. Desmaios, quedas de energia e picos de energia podem danificar todos os componentes do seu computador - até a placa de vídeo. Na maioria dos casos, se você tiver algum dinheiro extra de sobra, poderá evitar essa situação. Tudo o que você precisa fazer é investir em um protetor de sobretensão de qualidade, bem como em uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS). Como você sabe, o papel principal de um no-break é fornecer energia temporária caso a fonte seja cortada para que você possa desligar corretamente sua máquina; no entanto, também é capaz de ajudar a evitar danos causados ​​por picos de energia. Você pode saber o que um no-break e protetor de sobretensão fazem aqui.

Por fim, a placa de vídeo está sujeita a tanto desgaste quanto qualquer outra coisa. Se o seu cartão falhar, talvez seja hora de ele falhar. Nesse caso, uma substituição é sua única escolha.

Substituindo sua placa de vídeo

Agora, se você está precisando de uma substituição, temos algumas opções. Dependendo do tipo de trabalho que você está fazendo, você não precisa necessariamente de uma placa de vídeo muito cara. Se você estiver com um orçamento limitado, temos um ótimo guia para comprar uma placa de vídeo por praticamente qualquer faixa de preço. Mas, antes de sair e comprar um novo cartão, há algumas coisas para analisar e descobrir o que você precisa, como velocidade do relógio e tamanho da memória - confira este artigo sobre o que você deve pensar para criar sua própria criação .

5 Sinais de que sua placa gráfica está com problemas e pode estar morrendo