Anonim

O armazenamento em nuvem está sendo apontado como a melhor coisa desde assentos sanitários almofadados. Mas é mesmo? Eu pessoalmente acho que não.

Agora, antes de continuar, vou ser um pouco mais específico. Tecnicamente, qualquer coisa armazenada na internet está "na nuvem". Se você usa o webmail, por exemplo, está na nuvem. Estou me referindo aqui especificamente a serviços como o Dropbox e o Skydrive, que abrigam arquivos por meio de uma "pasta compartilhada" no seu sistema.

Dito isto, aqui estão 5 razões pelas quais um pendrive USB é melhor que o armazenamento em nuvem.

1. Mais rápido

Atualmente, carregar e baixar arquivos em um pendrive USB 2.0 é muito mais rápido do que enviar arquivos pela Internet.

2. Sem problemas de "arquivo de bloqueio"

Quando você salva um documento em uma pasta e o abre mais tarde, um arquivo temporário é criado "ao lado" dele durante a edição. Isso acontece usando o Microsoft Word ou o LibreOffice / OpenOffice.

Arquivos desse tipo, quando editados diretamente a partir de uma "unidade de nuvem", causarão problemas de sincronização, porque esses arquivos temporários não devem ser sincronizados.

Em um pendrive, o mesmo arquivo temporário é criado, mas não há problemas de sincronização, o que significa que não há avisos de "salto" na barra de tarefas ou na área do painel. Quando você terminar de editar, o arquivo temporário se exclui automaticamente como deveria. Em unidades na nuvem, sim, o arquivo temporário é excluído automaticamente, mas pode ser feito backup inadvertidamente. Estúpido? Sim.

3. Nenhuma conta é necessária

Com um pendrive, não há necessidade de usar um login, pois ele está diretamente conectado ao seu sistema.

4. Armazene qualquer tipo de arquivo que desejar

Com o armazenamento em nuvem, você é desassistido e existem certos tipos de arquivos e imagens que você não pode carregar. Claro, você pode colocar todos os seus arquivos em arquivos 7z, ZIP ou RAR protegidos por senha usando nomes de arquivos criptografados, mas isso não é exatamente conveniente, é?

Os pendrives USB obviamente não têm essas restrições.

5. Atualizar é muito, muito mais barato

Um cartão de 64 GB (com leitor de pen drive) custa pouco menos de 50 dólares e é um custo único.

Se você deseja esse tipo de armazenamento na nuvem, deve pagar uma taxa mensal por ele. E continue pagando. De novo e de novo. Por quanto tempo? Contanto que o provedor de nuvem possa fazer você pagar por isso. Você pagará muito mais do que 50 dólares em um período relativamente curto.

(Nota: acho interessante que, enquanto serviços de webmail como Hotmail, Yahoo! Mail e AOL Mail oferecem armazenamento ilimitado gratuitamente , o mesmo não pode ser dito quando é rotulado como armazenamento em nuvem. Hmm …)

Agora, embora seja verdade que a memória flash eventualmente se esgota, leva um bom tempo até que isso aconteça. Por fim, o pendrive é melhor do que o armazenamento na nuvem, porque não há restrições quanto aos tipos de arquivo, problemas de sincronização e, afinal, você nem precisa de acesso à Internet para usá-lo.

O armazenamento em nuvem pode ser conveniente se você alternar bastante entre os computadores, mas os compromissos que acompanham a tecnologia dificultam a venda.

5 razões pelas quais um pendrive USB é melhor que o armazenamento em nuvem