Anonim

Nos últimos meses, trabalhei em um ambiente composto por Macs e PCs. Os Macs em questão foram empregados principalmente para trabalhos de vídeo; portanto, um certo grau de uso em várias plataformas continua; vídeo principalmente nos Macs e praticamente todo o resto nos PCs. Não há como evitar os Macs, pois trabalho com os aspectos de TI e AV. Como resultado, tive que colocar essas máquinas em uso.

Como sempre fui principalmente um usuário do Windows, há uma série de peculiaridades no ambiente OS X que são necessárias para que você se acostume depois de passar pela aparência da GUI. Em nenhuma ordem específica de aborrecimento…

1) Reprogramando o Mighty Mouse

O botão direito do mouse não precisa de introdução, tenho certeza. É bastante útil em um ambiente Windows. É quase uma segunda natureza às vezes. OS X … bem … é enlouquecedor descobrir que você está limitado a um único botão. No entanto, existem duas maneiras de contornar isso.

Primeiro, mantenha pressionada a tecla Alt enquanto clica. O menu típico do botão direito que você procura deve aparecer … cerca de 80% do tempo. Por algum motivo estranho, isso é um pouco peculiar se você não clicar com o botão direito.

O melhor método é remapear os botões do mouse. Isso funcionará no Mighty Mouse da Apple ou em qualquer mouse USB padrão (para vocês que usam o infame Mouse "Hockey Puck" da Apple, ou o Apple Pro Mouse um pouco mais novo, você não tem sorte aqui).

Então, vá em frente e clique na poderosa maçã azul no canto superior esquerdo da tela e clique em “Preferências do Sistema”. Vá para o ícone "Mouse e teclado" e clique na guia "Mouse". Aqui está como eu configurei os botões:

Se você fizer o mesmo que eu, pressionar a roda de rolagem exibirá os widgets. Pressionar um dos lados do mouse novamente exibe todas as janelas abertas; pressionando novamente ou clicando em uma janela, você fica fora disso. Clique direito e esquerdo agem como no Windows.

2) Compartilhamento de arquivos

Como estou trabalhando em um ambiente Mac e PC, estou constantemente movendo arquivos entre os Macs e PCs.

Carregar e acessar pastas compartilhadas em PCs é fácil. Mantenha pressionada a tecla Command + K e, na caixa exibida, digite smb: // thenameofthepc

Se ele pedir para "montar um compartilhamento", é só perguntar com qual pasta compartilhada (ou unidade) você deseja trabalhar. Se solicitar que você faça o login, use o mesmo nome de usuário e senha que você usaria normalmente para fazer login no PC. No PC, lembre-se de compartilhar a pasta que você deseja e torne a pasta gravável, se desejar fazer upload de arquivos do Mac para o PC.

Agora, a parte complicada: disponibilizar os arquivos no Mac para os PCs.

Se você está executando o OS X 10.4 ou mais antigo, está com sorte: existe um utilitário interessante para facilitar o compartilhamento de arquivos chamado SharePoints. Ele permite especificar em quais usuários você pode efetuar login e quais usuários têm quais permissões para as pastas que você escolher compartilhar. Esta aplicação é bastante simples.

Se você estiver executando o novo OS X 10.5, infelizmente, o suficiente mudou onde o SharePoints não funciona. No momento da redação deste artigo, ainda não havia notícias se o desenvolvedor do SharePoints atualizaria o aplicativo para OS X 10.5. Então, por enquanto, estou um pouco preso a esse respeito (especialmente porque eu realmente não quero mexer com o console de linha de comando baseado em unix).

Para ativar o compartilhamento, clique na poderosa maçã azul no canto superior esquerdo da tela, clique em "Preferências do Sistema" e vá para a guia "Compartilhamento". Para “Nome do Computador”, coloque algo fácil de lembrar sem espaços ou pontos. Esse será o nome que você usa para acessar o Mac a partir do PC (você também pode usar o endereço IP). Em seguida, marque a caixa de seleção na guia "Serviços", que diz "Compartilhamento de arquivos do Windows". Se você não estiver usando o SharePoints, marque também o “Compartilhamento de arquivos pessoais”. Isso compartilha as pastas compartilhadas públicas do usuário e fornecerá pelo menos um conjunto de pastas para compartilhar.

Escolha os usuários que podem ser usados ​​para fazer login quando você acessar as pastas compartilhadas deste Mac a partir de outro Mac ou PC clicando no botão “Contas”. Clique em "Iniciar" para ativar o compartilhamento de arquivos.

Por fim, se o seu firewall estiver ativado, você precisará permitir o compartilhamento (é bastante autoexplicativo).

Se você tiver problemas ou não conseguir encontrar onde estão as coisas, aqui está uma boa página para dar uma olhada.

Portanto, em um PC, vá em Iniciar> Executar e digite \ nameofthemac. Você será solicitado a fazer login, portanto, use uma das contas de usuário existentes no Mac. Se você tiver tudo configurado corretamente, poderá acessar as pastas compartilhadas no Mac.

3) As teclas Home e End

No Windows, eu uso muitas teclas de atalho. As teclas Home e End são usadas com bastante frequência na escrita, codificação, navegação, etc. Por exemplo, se eu pressionar a tecla Home, ela irá para o início de uma linha e, se pressionar SHIFT + End, destacará um linha inteira. Isso é útil em documentos de texto quando você não deseja pressionar CTRL + A para selecionar tudo … apenas uma única linha; e rapidamente. Essas duas teclas também são boas para a navegação, além de Page Up e Page Down (embora eu não as use com a mesma frequência).

De qualquer forma, esta pequena ferramenta aborda esse pequeno aborrecimento.

4) Por que Oh, por que esse aplicativo não minimiza?

Alguns aplicativos têm meia dúzia de mini janelas que preenchem a tela inteira. No caso em que você gostaria de minimizar o aplicativo e passar para outra coisa, você precisa pressionar o botão minimizar em cada uma dessas pequenas janelas … se elas ainda tiverem (no topo da minha cabeça, o Final Cut foi notório por isso, e eu achei isso muito chato).

De qualquer forma, aqui está uma dica interessante sobre como remover aplicativos que não serão minimizados: pressione a tecla Command e pressione H. Isso oculta o aplicativo (apenas verifique se as janelas “principais” do aplicativo estão focadas).

Se você quiser voltar para ele, ele não aparecerá no Dock porque você não o minimizou! Ah não!

Não se preocupe, não está realmente perdido. Mantenha pressionada a tecla Command e pressione Tab. Isso irá percorrer todos os aplicativos que você abriu. Você pode pressionar Tab para avançar para o próximo ícone ou clicar em um ícone com o mouse. De qualquer forma, o aplicativo selecionado aparecerá na frente e no centro. Isso é praticamente idêntico ao modo como as teclas de atalho do Windows ALT + Tab funcionam.

5) Onde estão os atalhos?

No Windows, os atalhos estão * em todos os lugares *. Espalhados na área de trabalho; espalhadas dentro de pastas na área de trabalho; espalhados em Meus documentos. Por que temos atalhos? Acesso fácil principalmente, além de evitar ter que procurar nos diretórios do programa o arquivo executável correto que realmente executa o programa.

No OS X, praticamente todos os aplicativos que você encontra são descartados na pasta "Aplicativos" no "HD do Macintosh" (lógico, não?). É útil ter alguns desses aplicativos, como atalhos na área de trabalho ou ícones no Dock. Arrastar o aplicativo até o Dock geralmente funciona bem para criar um atalho no Dock. Arrastar um aplicativo para a área de trabalho … bem … às vezes quebra o aplicativo (caso em questão; os aplicativos de escritório com um conjunto de ferramentas ficam loucos quando você faz isso)

No OS X, os atalhos não são chamados de "atalhos". Eles são chamados de "pseudônimos". Claro, o termo faz sentido nesse contexto, mas, vindo do Windows, você começa sem ter idéia do que está procurando.

Quando você quiser criar um atalho / alias, basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo e clicar em "Criar alias". Isso sempre criará um atalho / alias com a palavra "alias" no novo ícone. Para criar um alias sem a palavra "alias" (para evitar renomeá-lo posteriormente), mantenha pressionadas as teclas Opção e Comando e arraste o ícone do aplicativo para onde quiser o alias / atalho.

Finalmente…

Eu sei que disse que haveria 5 dicas aqui, mas não resisto a compartilhar a seguinte jóia. Se você usa o OS X há um tempo, talvez tenha descoberto que o domínio do freeware não é tão vasto quanto na plataforma Windows. Portanto, você precisa pesquisar muito, executar uma inicialização dupla, rodar uma máquina virtual ou morder a bala e gastar entre US $ 15 e US $ 50 em um aplicativo que você pode obter facilmente no Windows sem nenhum custo.

Mas, existe algum freeware disponível e você pode ver uma boa lista do que está disponível.

Observe que nem todos os aplicativos podem funcionar no OS X 10.5, pois ele ainda é relativamente novo, mas, com algum tempo, tenho certeza de que a maioria dos aplicativos mais populares será disponibilizada para ele. Os mais úteis para mim até agora foram VLC, Firefox, Cyberduck e SharePoints.

E com isso, deixarei você explorar o ambiente OS X. Quanto a mim … continuarei conectando o OS X conforme necessário, mas ainda me sinto muito mais à vontade com o Windows XP.

5 dicas Os x para ex-usuários do Windows