Anonim

Longe vão os dias em que o Linux era para aqueles com cabelos compridos e barbas e que se comunicavam puramente em binário. Agora o Linux é uma alternativa viável ao Windows e Mac. Ele ainda tem a imagem de ser complicado e pouco amigável, o que impede que mais pessoas adotem o poder do pinguim. Por isso, pensei em criar essa lista das cinco distribuições Linux mais acessíveis para comutadores Windows e Mac.

Consulte também o nosso artigo Um guia para iniciantes sobre o uso do wget no Windows

A idéia é mostrar até que ponto essas distros chegaram e quão superficial essa curva de aprendizado inicial pode ser. Sim, há uma curva de aprendizado muito mais íngreme se você quiser entrar em programação e personalização, mas o Windows também. No lado positivo, o Linux recompensa seu aprendizado com alguns recursos avançados bastante poderosos e seguros.

Esta lista terá um nível bastante alto, pois a maioria dos usuários do Windows não conhece o Gnome 2 no Ubuntu DE e nem precisa no início. Se você quiser saber mais sobre cada distribuição, incluirei um link para o site para que você possa ir mais longe, se desejar.

Então, vamos à lista das cinco distribuições Linux mais acessíveis para comutadores Windows e Mac.

Zorin OS

O Zorin OS era novo para mim, mas valeu a pena esperar. É liso, bem documentado, totalmente suportado e possui uma enorme variedade de aplicativos. Ele usa um ciclo de vida suportado, exatamente como o Ubuntu LTS (Long Term Support, o que significa que será atualizado por um período mínimo de cinco anos) e, portanto, será atualizado no futuro próximo. Ele também possui o Wine e o PlayOnLinux, o que é um bônus para os jogadores. De fato, o Zorin OS possui muitos aplicativos integrados, o que remove outra tarefa que o novato precisa enfrentar.

O Zorin OS foi projetado com os comutadores em mente e criou uma área de trabalho que se parece com o Windows 7 para fazer você se sentir em casa. Este é um bônus real, pois a troca mental do uso do Windows para o Linux é um pouco diminuída por uma interface de usuário muito mais familiar. O habitual arrastar e soltar, menus e layout geral realmente se parecem com o Windows. Você pode ficar com a aparência do Windows 7 ou alterá-la com o aplicativo Zorin Theme Changer, isso depende de você.

Linux Mint

O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo no momento e por boas razões. É fácil de entender, simples de instalar e configurar e possui uma variedade de aplicativos embutidos para você começar. Como o Zorin OS, uma vez instalado, ele funciona imediatamente e precisa de muito pouca configuração para começar. É claro que você pode cavar tão fundo quanto quiser quando estiver confortável.

O Linux Mint é baseado no Ubuntu, que por si só é simples de usar. O Mint dá um passo adiante, tornando-o mais intuitivo e amigável para iniciantes. A área de trabalho tem todos os elementos que você espera ver onde espera vê-los. Os aplicativos Linux mais comuns funcionam bem e você pode arrastar e soltar, copiar e colar e todos os tipos depois de configurá-lo.

Ubuntu

Se um usuário não Linux souber o nome de qualquer distribuição, provavelmente será o Ubuntu. É a distribuição mais popular de longe e a base de código a partir da qual várias outras são construídas. Onde o Ubuntu leva, outros o seguirão. É poderoso e rico em recursos, suportado por uma grande coleção de seguidores, oferece uma versão de atualização regular e uma versão de longo prazo e funcionará com a maioria dos hardwares. Ele precisa de um pouco mais de configuração do que o Zorin ou o Mint, mas nada que uma pequena exploração na Web não o guie.

O Ubuntu é muito fácil de usar, tem um belo tema laranja queimado, layout simples da área de trabalho e uma grande variedade de drivers e aplicativos incorporados. O Ubuntu também funciona bem com o toque, por isso é o sistema operacional ideal para laptop. No geral, é um ponto de partida muito bom se você estiver alternando do Windows ou Mac.

OS elementar

O sistema operacional elementar seria ideal para os comutadores da Apple, pois parece mais um Mac do que os outros, mas os usuários do Windows também devem se familiarizar rapidamente com ele. Existe uma concentração real em design e estética com o eOS e isso torna a área de trabalho um lugar muito agradável para se estar. Também funciona bem também. Embora não seja tão configurável como o Mint ou o Ubuntu, há muito o que fazer com ele quando você se familiarizar com ele.

O sistema operacional elementar é fornecido com o Ubuntu Software Center e alguns aplicativos proprietários. Os destaques incluem Geary, um cliente de e-mail e Noise, um tocador de música muito bem-sucedido. Outros aplicativos proprietários estão incluídos, mas você também tem acesso aos repositórios de aplicativos mais amplos e pode usar o que quiser.

Kubuntu

O Kubuntu é outra distribuição Linux baseada no Ubuntu e projetada para ser muito amigável ao usuário. Não é tão conhecido como os quatro anteriores, mas vale a pena conferir se você está pensando em fazer a troca. É uma área de trabalho muito bonita que está se mostrando muito confiável. Ele também parece familiar e possui uma barra de tarefas, relógio, ícones, gerenciador de arquivos e outros elementos que conhecemos.

O Kubuntu usa mais recursos do sistema do que as outras distribuições nesta lista, mas deve funcionar no hardware mais recente. A instalação é simples, os aplicativos incluídos no pacote têm tudo coberto, e fazer com que os dispositivos funcionem é muito fácil, pois muito disso é feito durante a instalação. O sistema funciona de maneira um pouco diferente das distros baseadas no Ubuntu, pois usa o KDE, mas, a menos que você tenha experimentado as outras, não fará diferença para um switcher.

Experimente antes de comprar

Todas essas versões do Linux têm uma coisa em comum: elas podem ser inicializadas com outros sistemas operacionais. Isso significa que você pode particionar seu disco rígido para que ele possa inicializar no Windows ou Mac ou Linux depois de selecionar o que você gosta. Isso significa que você pode tentar uma, algumas ou todas essas distros antes de se comprometer com uma e antes de desistir do Windows completamente.

Existem alguns guias muito bons sobre inicialização dupla do Windows e Linux, portanto, verifique-os se você quiser experimentá-lo.

As 5 distribuições Linux mais acessíveis para comutadores Windows e Mac