Mesmo como uma tecnologia promissora, a impressão 3D nas últimas três décadas evoluiu de uma idéia futurista para uma ferramenta de criação acessível que, com um pouco de economia, qualquer pessoa pode se envolver. Até 2008 ou 2009, a a tecnologia era vista como uma ferramenta apenas para profissionais, com as impressoras 3D de commodities demorando anos. E, no entanto, ao longo dos anos 2010, vimos um avanço na criação 3D. Apesar das primeiras impressoras 3D custarem aos consumidores taxas de seis dígitos para compra, os avanços na tecnologia e no poder de processamento nos anos 10 elevaram o preço das boas impressoras 3D para menos de US $ 1.000 para os modelos iniciantes. De profissionais e estudantes a amadores e amadores, a impressão 3D se tornou uma habilidade que qualquer pessoa pode aprender e experimentar.
Consulte também nosso artigo Bancos vívidos x StubHub - qual plataforma de compra de ingressos é melhor?
Ao considerar as cinco melhores impressoras 3D da nossa lista, consideramos várias métricas diferentes para julgar exatamente o que tornava uma impressora 3D específica melhor do que as demais. Primeiro, os dois principais tipos de impressoras 3D: impressoras FDM e SLA. Cada um usa uma técnica diferente para criar seus modelos 3D ao imprimir. FDM, ou impressoras de fabricação de filamentos fundidos, usam um cabeçote de impressão real para criar manualmente o modelo, semelhante às impressoras de papel mais antigas que usavam cartuchos de tinta derretidos nas cabeças de impressão de metal para criar lentamente a impressão. As impressoras SLA são um pouco mais recentes e são muito mais parecidas com as impressoras digitais que vemos hoje. SLA, ou impressoras de estereolitografia, usam um laser ultravioleta (como os vistos em DVD ou Blu Ray players) para criar um modelo físico do seu design tridimensional. Assim como as impressoras 2D tradicionais, as impressoras FDM geralmente são mais baratas do que as que vimos no campo de SLA e são mais fáceis de usar, limpar e operar.
Uma impressora 3D terá vários graus de velocidade, qualidade e volume quanto ao tamanho e forma dos objetos. Nenhuma impressora 3D poderá criar um objeto físico em segundos ou até minutos, mas há variações no tempo que cada impressão levará. Consideramos todos esses fatores ao tentar encontrar nossas impressoras 3D acessíveis favoritas e, embora nada nesta categoria seja a melhor impressora que o dinheiro pode comprar, reunimos as cinco melhores impressoras 3D que atendem a padrões aceitáveis em quase todas essas categorias, mantendo-se comparativamente leve no seu orçamento.