Não há absolutamente nada de errado com o Google Docs. Eu o uso o tempo todo para colaborações com pessoas de todo o mundo. É gratuito, simples de usar e tão seguro quanto qualquer aplicativo em nuvem. Mas quem não ama a escolha? Quem não está interessado em ver o que mais existe e verificar as opções? Por isso, reuni este guia rápido sobre cinco alternativas ao Google Docs que você deve tentar.
Consulte também o nosso artigo Como incorporar um vídeo do YouTube em um Google Docs
O Google Docs é ótimo, mas básico. Faz parte de uma suíte de escritório generalista que oferece processamento de texto, apresentação, planilha e alguns outros bits. Juntamente com o Gmail, ele fornece um pacote gratuito baseado em nuvem para a criação de documentos de alto nível. Para empresas individuais ou pequenas que desejam minimizar custos, o Google oferece acesso gratuito a esses aplicativos ou a uma versão premium por um custo bastante baixo.
Nem todo mundo gosta de colocar seus ovos em uma cesta e confiar em uma única plataforma para tudo. Para outros, inclusive eu, a interface do Google Docs simplesmente não é agradável de se olhar. Podemos viver com isso, mas se houver uma alternativa, eu tentarei. Seja o enorme truque de phishing direcionado aos usuários do Gmail e do Google Docs ou o desejo de ver o que mais existe, essas cinco alternativas são a solução.
Microsoft Office Online
Vamos tirar o grande problema primeiro. O Microsoft Office Online é uma versão gratuita e baseada em nuvem do pacote office. Diferente do Office 365, por se parecer mais com uma versão instalada do Office 2016, ele possui uma versão gratuita do Word, que concorre diretamente com o Google Docs.
Você precisará de uma conta da Microsoft para usá-lo, mas, uma vez instalado, é um análogo do aplicativo do escritório instalado que abrange a maioria das tarefas de criação de documentos. Se você também tiver o OneDrive, poderá integrar um ao outro para fazer upload, criar, editar e salvar documentos na infraestrutura. Aparentemente, também funciona com o Dropbox, mas não testei isso.
A principal vantagem do Word e do Office Online é a familiaridade. Se você usou o Office 2016 ou o Office 365, estará familiarizado instantaneamente com esta versão, pois é idêntica. Além de algumas ferramentas mais avançadas de formatação e edição de documentos, é muito semelhante às versões pagas.
ONLYOFFICE
Apesar de pensar que o nome de um produto fica bom apenas em maiúsculas, o ONLYOFFICE é uma alternativa muito viável ao Google Docs. Eu não tinha ouvido falar até que me foi sugerido, mas gostei do que vi. Além de incluir um substituto para o Docs no ONLYOFFICE Document Editor, também possui alternativas para todos os outros aplicativos de escritório e muito mais. Possui uma plataforma de e-mail funcional, suíte de gerenciamento de documentos, aplicativo de CRM e muito mais.
O ONLYOFFICE é gratuito para uso pessoal, mas também existem versões pagas com mais recursos para empresas. Basta se inscrever em uma conta e entrar. A interface da nuvem é familiar e você se sentirá em casa. A criação e edição de documentos é muito semelhante ao Microsoft Word e tem a mesma compatibilidade de documentos.
Outro truque interessante da plataforma são os dois modos: o Modo Rápido mostra alterações de colaboração em tempo real, enquanto o Modo Lento espera até que essas alterações sejam salvas antes de atualizar todos. É uma coisa pequena, mas quando você está criando um documento remotamente, pode fazer uma grande diferença.
Dropbox Paper
O Dropbox Paper era outra alternativa do Google Docs que eu nunca tinha ouvido falar. Não tenho mais uma conta do Dropbox, desde que o Google Drive começou a oferecer quantidades tão generosas de armazenamento de graça. Se você possui uma conta Dropbox, vale a pena conferir o Dropbox Paper. É um aplicativo gratuito para indivíduos que contém a maioria dos recursos de um processador de texto que procuramos.
A interface é minimalista para dizer o mínimo, mas concentra a mente na criação. Ele não possui o mesmo nível de recursos do Word, mas possui outros truques na manga. Os recursos de revisão são mais abundantes, com comentários e colaboração muito melhores. O papel também suporta trechos de código, emoji e mídia incorporada, facilitando a criação de documentos interativos.
Não se sabe por quanto tempo o Dropbox Paper estará disponível, pois a linha de produtos da empresa está sendo radicalizada no momento. Se ganhar um ponto de apoio grande o suficiente, pode ficar por aqui, mas por enquanto é gratuito e simples de usar, vale a pena conferir se você usa o Dropbox.
Zoho Writer
O Zoho Writer é uma alternativa bem conhecida ao Google Docs. Eu já usei esse antes, então posso atestar sua eficácia para equipes e escrita solo. Faz parte de uma suíte de escritório maior que existe há anos. Sediada na Índia, a Zoho oferece um pacote de escritório on-line gratuito que oferece alternativas viáveis ao Office há um tempo e não recebe o reconhecimento que merece.
O Writer é um simples editor de documentos baseado em nuvem que lembra as versões anteriores do Microsoft Word. Todos os comandos estão onde você esperaria, os menus são semelhantes, mas sem a faixa de opções. Ele pode trabalhar com arquivos .docx do Word, é totalmente compatível com a maioria dos formatos e também pode funcionar com arquivos PDF. Também existe uma versão móvel se você criar enquanto estiver em movimento.
O aplicativo é gratuito para indivíduos, mas existem contas premium para empresas ou pequenas empresas. O Zoho Writer interage com o Dropbox e possui um cliente de desktop para a maioria dos sistemas operacionais, caso você deseje sair da nuvem.
Quip
Quip foi sugerido por um amigo meu que tem o hábito de experimentar novas aplicações. É como um cruzamento entre o Word ou o ONLYOFFICE Document Editor e o Evernote. Eu o destaquei aqui porque acho que tem uma maneira muito clara de lidar com a discussão. Se você colaborar, em vez de discutir por bate-papo ou e-mail, use o Quip e cada documento poderá incluir uma discussão encadeada no aplicativo. Isso tem um escopo enorme para equipes distribuídas e é a razão pela qual eu o destaque aqui.
Ele também usa controle de versão adequado, o que é um benefício significativo para quem trabalha em equipes de gerenciamento de projetos ou em setores regulamentados. A interface é simples, mas eficaz. A criação e edição de documentos é simples e os documentos são compatíveis com mais formatos. O Quip está na nuvem, mas também fornece um cliente de desktop, se você preferir.
Essas são as minhas cinco alternativas ao Google Docs. Tem mais alguém a sugerir?