A empresa de armazenamento Western Digital lançou no mês passado o My Passport Pro, um drive Thunderbolt portátil alimentado por barramento. Passamos algumas semanas contando com o armazenamento para nossa estação de trabalho portátil e ficamos muito felizes com seu desempenho, capacidade e confiabilidade durante nosso período de teste. Continue lendo para obter nossa revisão completa, fotos e referências.
visão global
O WD My Passport Pro é a primeira solução Thunderbolt de disco rígido duplo a operar com energia de barramento. Isso significa que só é necessário um único cabo Thunderbolt para energia e dados; não é necessário adaptador de energia. Isso torna a unidade, atualmente disponível nas capacidades de 2 TB (US $ 299, 99) e 4 TB (US $ 429, 99), particularmente útil como um acessório portátil para laptops.
A unidade em si é atraente em geral, com uma parte superior preta fosca e laterais em alumínio que combinam com a cor e a textura dos Macs modernos. Quatro pés de borracha e ventilação podem ser encontrados na parte inferior, enquanto um pequeno ventilador de refrigeração está embutido no lado esquerdo.
Nossa unidade de teste é o modelo de 4 TB, que os leitores devem observar que é mais espessa e mais pesada que a de 2 TB. Ambos os modelos utilizam vários discos rígidos de 2, 5 polegadas (2x1TB e 2x2TB), mas os discos de 2TB no formato de 2, 5 polegadas ainda são um pouco mais espessos (15mm vs. 9, 5mm), resultando no aumento geral de tamanho dos 4TB modelo. Especificamente, o modelo de 4 TB pesa 1, 59 libras e 1, 74 polegadas de espessura, em comparação com 1, 01 libras e 1, 3 polegadas de espessura para a opção de 2 TB.
Uma característica interessante do WD My Passport Pro é o cabo Thunderbolt integrado. O cabo, medindo cerca de 30 cm, conecta-se ao lado esquerdo da unidade e pode ser enrolado no dispositivo através de um canal de borracha embutido para armazenamento. Outras unidades Thunderbolt portáteis, como a Buffalo MiniStation ou a Série LaCie Rugged Thunderbolt, utilizam uma porta Thunderbolt fêmea e exigem que um cabo separado seja carregado junto com a unidade.
A inclusão do cabo integrado é definitivamente conveniente, especialmente para os guerreiros da estrada, mas estamos preocupados com sua durabilidade a longo prazo. A Western Digital trabalhou com a Intel no design da unidade, incluindo o cabo integrado, e a empresa está confiante em seu desempenho. Porém, como uma peça que não pode ser substituída pelo usuário, um cabo danificado pode eventualmente se tornar um ponto de falha.
A flexibilidade de posicionamento também é um problema com o cabo integrado. Embora a maioria dos usuários provavelmente tenha a unidade posicionada a cerca de um pé do laptop, as unidades sem cabos integrados oferecem aos usuários a opção de conectar praticamente qualquer comprimento de cabo, permitindo muito mais opções de posicionamento. Não é um problema, mas é definitivamente algo a considerar, especialmente se você planeja usar o WD My Passport Pro em uma configuração de área de trabalho mais permanente.
Especificações técnicas
Como mencionado acima, os dois modelos WD My Passport Pro contêm duas unidades de 2, 5 polegadas. Essas são unidades de disco rígido mecânicas (HDDs) e não unidades de estado sólido (SSDs) mais rápidas e leves. Atualmente, a Western Digital não tem planos de introduzir um modelo com SSDs, e um porta-voz da empresa nos explicou que a economia de capacidade e custo dos HDDs superava as vantagens de velocidade dos SSDs.
Embora não possamos ter certeza sobre o modelo de 2 TB, nosso modelo de 4 TB continha duas unidades WD20NPVX “verdes” de 2, 0 TB, que atualmente são vendidas a um preço de venda de cerca de US $ 150 cada.
As opções de configuração do WD My Passport Pro incluem RAID 1, RAID 0 e JBOD (unidades individuais). Em uma configuração RAID 0, a Western Digital anuncia velocidades de até cerca de 230 MB / s. Como você verá na seção de benchmark abaixo, alcançamos velocidades sequenciais máximas logo acima desta figura.
Ao contrário de muitos dispositivos externos de várias unidades, o WD My Passport Pro utiliza RAID de hardware integrado. Isso requer o uso do WD Drive Utility da empresa para gerenciar as configurações de RAID, mas elimina a sobrecarga do RAID de software configurado através do Disk Utility do OS X. Também torna a unidade inicializável. Instalamos o OS X Mavericks em uma única unidade do Passport e em um volume RAID 0 que compreende as duas unidades. Em cada caso, o OS X foi instalado e inicializado sem problemas. Esse recurso significa que o WD My Passport Pro pode funcionar como uma estação de trabalho portátil, com uma unidade servindo como uma instalação personalizada do OS X e a outra para armazenamento e backup de dados. Basta conectá-lo a um Mac compatível e você estará em casa com seu próprio sistema operacional e dados.
Como a maioria das unidades portáteis Thunderbolt, o WD My Passport Pro possui apenas uma única conexão Thunderbolt; não há segunda porta para ativar o encadeamento em série. Você ainda pode utilizar vários dispositivos Thunderbolt por uma única porta, mas precisará colocar o Passport Pro no final da cadeia.
Configuração e uso
O WD My Passport Pro é fornecido configurado como um único volume RAID 0 HFS + de 4 TB. Para usuários que buscam o desempenho máximo em um Mac, nenhuma configuração adicional é necessária. Mas se você quiser alterar a configuração RAID da unidade ou acessar as ferramentas de diagnóstico da Western Digital, precisará instalar o aplicativo WD Drive Utilities. O instalador do aplicativo está incluído no volume pré-configurado, mas você também pode baixá-lo no site da empresa.
Depois que o WD Drive Utilities estiver instalado e o WD My Passport Pro estiver conectado, você poderá alternar os modos RAID entre RAID 1, RAID 0 e JBOD, executar verificações SMART e testes de unidade e apagar os volumes existentes. Observe que o processo de alteração dos modos RAID é destrutivo; portanto, faça backup dos dados primeiro. Com unidades vazias, o processo para alterar a configuração do RAID levou cerca de 20 segundos.
Usamos o WD My Passport Pro em uma variedade de situações, desde a transferência de grandes arquivos de vídeo e áudio entre sistemas, até o armazenamento de uma biblioteca de fotos Aperture de 250 GB e o backup do nosso Mac Pro 2013 via Time Machine. Em todos os casos, a unidade permaneceu relativamente fria e foi muito silenciosa. O ventilador interno raramente entrava em ação e o chassi esquentava apenas um pouco. A unidade pode não ter o desempenho de unidades de estado sólido, mas o ruído e as térmicas foram excelentes para um dispositivo baseado em disco rígido.
Benchmarks
Embora tenhamos usado o WD My Passport Pro com uma variedade de Macs durante o período de teste, os seguintes benchmarks foram realizados em um MacBook Pro de 15 polegadas de 2011 com o OS X 10.9.2. Usamos o QuickBench da Intech para medir o desempenho aleatório e seqüencial de leitura e gravação. Todos os testes foram realizados cinco vezes e os resultados foram medidos em média. O que você vê nos gráficos abaixo é a velocidade em megabytes por segundo (eixo y) em vários tamanhos de transferência em kilobytes e megabytes (eixo x).
O desempenho de leitura aleatória é semelhante nos tamanhos de transferência para todas as três configurações de unidade. Como o WD My Passport Pro é um dispositivo baseado em disco rígido, você não verá as excelentes características de desempenho aleatório das unidades de estado sólido, mas as velocidades atingem quase respeitáveis 70 MB / s em tamanhos de transferência de 1 MB para RAID 0.
Com gravações aleatórias, o RAID 0 começa a mostrar uma clara vantagem. O RAID 1 e o JBOD atingem um pico de cerca de 65 MB / s, enquanto a configuração do RAID 0 atinge acima de 110 MB / s.
Embora sejam capazes de um desempenho aleatório decente, muitos usuários do Passport Pro provavelmente estarão interessados em desempenho sequencial, como armazenar ou acessar grandes arquivos de vídeo. É aqui que a decisão entre uma configuração RAID 0 e RAID 1 realmente se torna crucial.
Como esperado, o RAID 0 fornece um aumento significativo no desempenho em tamanhos de transferência de arquivos acima de 32 KB, atingindo um pico de 242 MB / se uma média acima de 200 MB / s. Por outro lado, o RAID 1 e o JBOD mal quebram 100 MB / s, com o JBOD superando o RAID 1 durante o teste.
Gravações seqüenciais contam a mesma história, com o RAID 0 atingindo velocidades de pico de cerca de 225MB / s. O RAID 1 e o JBOD têm desempenho mais próximo aqui, embora ainda mal ultrapassem a marca de 100 MB / s.
Valor
Como a maioria dos produtos Thunderbolt, o WD My Passport Pro é relativamente caro comparado às unidades que usam interfaces USB ou FireWire tradicionais. Porém, quando comparado às unidades Thunderbolt portáteis concorrentes, fica claro que a Western Digital alcançou um equilíbrio razoável entre capacidade e custo.
Dirigir | Capacidade | Preço |
WD My Passport Pro | HDD de 2 TB | $ 299, 99 |
WD My Passport Pro | HDD de 4 TB | $ 429, 99 |
Série LaCie Rugged Thunderbolt | HDD de 2 TB | $ 299, 99 |
Buffalo MiniStation | 1TB HDD | $ 172, 80 |
Elgato Thunderbolt Drive | SSD de 512 GB | $ 899, 95 |
Conclusões
O WD My Passport Pro é um produto sólido e não tivemos problemas durante o período de testes. Os HDDs incluídos têm o desempenho esperado e a unidade é rápida o suficiente para armazenar grandes dados em movimento. Gostamos da facilidade de configuração, da operação bastante tranquila e do amplo armazenamento oferecido pelo modelo de 4 TB.
No entanto, estamos um pouco divididos com o cabo Thunderbolt integrado. Ele se ajusta perfeitamente durante o transporte e definitivamente adiciona um pouco de conveniência, mas os usuários pesados da unidade certamente exercem muita pressão sobre o cabo à medida que o usam no dia a dia, especialmente em um ambiente móvel mais agitado, e podem tornar-se um ponto de falha que não pode ser reparado ou substituído. O comprimento fixo do cabo integrado também limita a flexibilidade de posicionamento.
Mas estes são principalmente hipotéticos. Como mencionamos, não tivemos problemas durante o período de análise e, embora não tentássemos arrancar intencionalmente o cabo da unidade, também não fomos gentis demais com ele. Apesar do uso relativamente pesado por duas semanas, a unidade e o cabo não mostram sinais de desgaste ou falha. Também foi ótimo ter tanto armazenamento disponível em um dispositivo relativamente pequeno e alimentado por barramento. Embora isso certamente mude à medida que o mercado de armazenamento continua evoluindo, o WD My Passport Pro é atualmente a única maneira de obter 4 TB de capacidade em um pacote portátil alimentado por barramento. Isso torna um produto importante a ser considerado por editores de vídeo, fotógrafos, pesquisadores ou qualquer pessoa que precise de fácil acesso a terabytes de dados em movimento.
O WD My Passport Pro de 4 TB carrega um preço sugerido de US $ 429, 99, embora o estoque seja atualmente limitado, resultando em preços mais altos nas ruas. O modelo de 2 TB já está disponível pelo preço padrão de US $ 299, 99. Ambos incluem a garantia limitada de 3 anos da Western Digital e exigem um Mac com Thunderbolt (embora com opções de formatação exFAT, as unidades também funcionem no número limitado de PCs baseados em Windows que suportam Thunderbolt).