Anonim

Embora eu me concentre principalmente no ambiente Windows, as diretrizes abaixo se aplicam a qualquer sistema operacional. Afinal, a desordem é desordem, não importa em qual SO esteja.

Os navegadores da web mais modernos descarregam todos os seus downloads, como nos arquivos que você clica para fazer o download (ou seja, não no cache) para uma pasta específica chamada Downloads. O Windows Vista e 7, tanto quanto sei, têm essa pasta criada automaticamente pelo próprio sistema operacional. As versões mais antigas do Windows geralmente têm uma pasta chamada Downloads criada em Meus Documentos . Ou pode ser a situação em que você especifica sua própria pasta de downloads. De qualquer forma, é bem provável que você despeje todos os seus downloads em apenas uma pasta.

A pasta de downloads ao longo do tempo se tornará uma bagunça e, às vezes, será difícil diferenciar um arquivo do outro. As dicas abaixo ajudarão você a organizar esse monstro em algo mais gerenciável.

1. Separe os arquivos do instalador de todo o resto

A maioria das pessoas baixa apenas 4 tipos de arquivos. Instaladores, imagens, vídeo e documentos (PDFs, DOCs etc.)

É fácil navegar pelos documentos e arquivos multimídia, porque a maioria, se não todos, pode ser visualizada como visualização da lista de arquivos, se você utilizar uma visualização em miniatura.

Os arquivos do instalador, por outro lado, não têm função de visualização, porque essa não é a natureza da maneira como eles funcionam; portanto, quando você baixa um instalador, independentemente de qual seja, todos os arquivos do instalador devem ser enviados para uma subpasta de Downloads . A maneira mais fácil de fazer isso é criar os aplicativos da subpasta e colocar todos os seus instaladores lá.

2. Adquira o hábito de renomear arquivos do instalador depois de baixados

Não existe uma convenção de nomenclatura padrão quando se trata de arquivos do instalador e, se você baixar um pouco os aplicativos, é provável que haja vários arquivos setup.exe na sua pasta de downloads. Você verá setup.exe, setup.exe (1), setup.exe (2) e assim por diante. Todos os aplicativos diferentes, instaladores diferentes.

Se o arquivo do instalador que você baixar não tiver um nome descritivo, renomeie-o. Vá para a pasta de downloads, clique com o botão direito do mouse no arquivo do instalador, selecione para renomear e atribua a ele um título descritivo que você possa reconhecer caso precise voltar mais tarde.

A renomeação de um arquivo do instalador baixado afeta a instalação dele?

No Windows, não, não. Na maioria dos outros sistemas operacionais, isso também não afeta o instalador.

3. Classifique por "Data de modificação"

Quanto maior a sua pasta de downloads, mais a classificação por nome se torna bastante inútil. Depois de um tempo, é mais fácil classificar por Data de modificação, com o arquivo baixado mais recente mostrado no topo da lista de arquivos.

No Windows, a coluna Data da modificação deve estar ativada por padrão. Caso contrário, clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da área da coluna e ative-o:

Depois disso, você pode clicar na coluna para classificar. Clique no nome da coluna até ver uma seta para baixo ao lado, e isso colocará o arquivo mais recente no topo da lista de arquivos.

4. Coloque as imagens na pasta images em vez da pasta downloads

As imagens realmente não pertencem à pasta de downloads. No ambiente Windows, há uma pasta específica dedicada a esta tarefa chamada Minhas imagens .

Para selecionar imagens em massa na pasta de downloads para recortar / colar da maneira mais fácil:

  1. Ative a coluna 'Tipo' (da mesma forma que a Data de modificação está ativada, como mostrado acima)
  2. Classificar por arquivo Digite clicando na coluna
  3. Percorra sua lista de arquivos e encontre as imagens
  4. Clique na primeira imagem, role para baixo, mantenha pressionada a tecla SHIFT, clique na última imagem e solte a tecla SHIFT
  5. Pressione CTRL + X para cortar. Os arquivos ficarão ligeiramente transparentes, indicando que estão prontos para serem movidos.
  6. Navegue até a pasta Minhas imagens , abra-a e clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar DENTRO da pasta Minhas imagens e selecione Colar.

Enquanto a maioria das imagens na Internet está no formato JPG ou JPEG, você pode ter alguns arquivos GIF, PNG e BMP perdidos na sua pasta de download, por isso não deixe de procurar também.

4 maneiras de organizar sua pasta de downloads desordenada