Uma das piores coisas sobre a compra de um telefone novo é garantir que todos os seus contatos ainda estejam intactos. Veja, normalmente, é apenas uma simples questão de copiar tudo para o cartão SIM e trocá-lo (ou simplesmente usar uma máquina na loja, dependendo de onde você vá). Infelizmente, isso nem sempre funciona, por várias razões diferentes. Felizmente, existem alternativas, e nenhuma delas é particularmente complicada de se realizar.
Observe que, devido à natureza fragmentada do mercado móvel, as etapas para cada método variam de acordo com o dispositivo (e nem todo método funciona com todos os telefones que você possui). Este é um guia geral, para ajudá-lo a descobrir por onde começar. Você deve poder fazer o resto com bastante facilidade.
Use seu cartão SD
Alguns smartphones permitem salvar contatos (ou toda a sua lista telefônica) em um cartão SD. Na maioria dos telefones Android, esse processo é bastante simples. Abra o aplicativo Contatos (ou Pessoas) e pressione a tecla Menu no seu telefone. Você deve ver um menu aparecer com várias opções diferentes. O que você procura é "Exportar para armazenamento". Isso salvará os seus contatos salvos como um arquivo .vcf. A partir daqui, tudo o que você precisa fazer é retirar o cartão SD e instalá-lo no seu novo dispositivo.
Infelizmente, essa opção não é exatamente viável se você tiver um iPhone, pois eles não possuem slots micro SD.
Ativar Bluetooth
Outra alternativa é usar o Bluetooth para transferir dados entre seus dois sistemas. Esse processo geralmente deve ser o mesmo, independentemente da marca ou modelo que você estiver usando. Desde que você tenha um dispositivo compatível com Bluetooth, simplesmente navegue até “Conexões” nos dois dispositivos, vincule os dois e transfira os dados relevantes. A partir daí, você poderá carregar sua agenda telefônica no seu novo dispositivo.
Google Sync
Infelizmente, a etapa anterior não funcionou para mim: meu novo telefone não conseguiu ler os dados da agenda do meu dispositivo antigo e meu telefone anterior não era moderno o suficiente para transferir qualquer coisa para o cartão SD da placa. Como o cartão SIM ainda estava bloqueado no meu antigo provedor de serviços, parecia que eu estava efetivamente sem opções. Como último esforço, decidi que também poderia conferir o Google Sync. Afinal, meu novo telefone era um aparelho Android. Valeu a pena tentar, certo?
Se você quiser fazer o mesmo, seu primeiro passo será fazer login no Gmail (ou apenas usar o aplicativo Gmail). Na interface, você poderá sincronizar seus contatos com relativa facilidade. Depois que tudo estiver carregado, tudo o que você precisa fazer é fazer login no Gmail no seu novo telefone e sincronizar novamente lá. Toda a sua lista de contatos deve ser transferida para o seu novo dispositivo, completamente intacta.
Baixar um aplicativo
Você pode baixar vários aplicativos de backup diferentes, dependendo do seu smartphone e do seu provedor de serviços. Uma breve pesquisa na loja iTunes, Windows Marketplace ou Google Play deve aparecer pelo menos alguns.