É bom ter um recurso de recarga / atualização automática no navegador, principalmente para sites cujo conteúdo é alterado com frequência (ou mesmo para o seu webmail, se houver algum problema de atualização automática).
Aqui estão três maneiras de fazer isso:
Mozilla Firefox
Complemento: ReloadEvery
Após a instalação deste complemento, clique com o botão direito do mouse em qualquer página da web carregada, escolha Recarregar todos no menu de contexto e ative-o. Um recurso interessante é a capacidade de ativar o ReloadEvery para todas as guias abertas.
Google Chrome
Extensão: Recarga Automática
Após a instalação desta extensão, você pode atualizar automaticamente as páginas clicando no ícone azul na extremidade direita da barra de endereço. Ao clicar, ele fica verde, indicando que a guia atual será recarregada automaticamente. Você pode definir com que frequência a recarga ocorre acessando Extensões e clicando em Opções para esta extensão. O tempo padrão até a recarga é de 60 segundos.
Ópera
O Opera possui um recurso de recarregamento automático diretamente embutido no navegador. Simplesmente clique com o botão direito do mouse em qualquer página da web carregada, escolha Recarregar todos , escolha o tempo de recarregamento automático e pronto.
Algumas notas importantes sobre o recarregamento automático de várias guias com os navegadores acima
O mais importante a ser lembrado ao usar o recarregamento automático para várias guias é que isso pode fazer com que o navegador consuma muita memória em um curto período de tempo (mesmo no Chrome).
Ao recarregar várias guias automaticamente, observe atentamente o uso da memória e tente não recarregar mais de 5 guias abertas por vez. Se, por exemplo, você abrir 20 guias e atualizá-las automaticamente a cada 30 segundos, no início, seu navegador funcionará normalmente. Mas, após um curto período de tempo (cerca de 20 a 30 minutos), você verá uma grande desaceleração do sistema operacional. Não importa a velocidade do seu PC ou a quantidade de RAM que você possui. Quando um navegador está consumindo uma tonelada de recursos do sistema, com 20 guias recarregadas a cada 30 segundos, espere problemas de desempenho. Por outro lado, use no máximo 5 guias e você estará em boa forma.
Para aqueles que executam Linux, o descrito acima também se aplica a você. O Linux pode ter um encadeamento maravilhoso e provavelmente conseguirá "sobreviver" por mais tempo que o Windows 7 com 20 abas abertas de recarregamento automático, mas eventualmente você acabará com o mesmo problema e precisará sair do navegador à força. Isso não é culpa do Linux, mas sim do navegador.