Anonim

O próximo avanço para a especificação USB, anunciado pela primeira vez em janeiro, foi certificado pelo USB 3.0 Promoter Group. A nova especificação, a ser chamada de “USB 3.1”, dobrará a largura de banda máxima atual para 10 Gbps, mantendo a compatibilidade com versões anteriores pela qual o USB é conhecido.

O USB 3.0 Promoter Group, formado por representantes da HP, Intel, Microsoft, Renesas Electronics, ST-Ericsson e Texas Instruments, fez o anúncio hoje via comunicado de imprensa (PDF).

O SuperSpeed ​​USB 10 Gbps usa uma codificação de dados mais eficiente e fornece mais do que o dobro do desempenho efetivo de transferência de dados do SuperSpeed ​​USB existente sobre conectores e cabos USB aprimorados e totalmente compatíveis com versões anteriores. A compatibilidade é garantida com as pilhas existentes do software USB 3.0 e com os protocolos de classe de dispositivo, bem como com os hubs e dispositivos existentes de 5 Gbps e com os produtos USB 2.0.

A introdução do USB 3.1 de 10 Gbps vem quando o Thunderbolt, uma interface concorrente, está pronto para adotar o Thunderbolt 2, que aumentará a largura de banda de 10 Gbps para 20 Gbps. As tecnologias não são diretamente comparáveis, no entanto, como o Thunderbolt fornece suporte para encadeamento dasiy para até 6 dispositivos adicionais em uma única porta, juntamente com os recursos DisplayPort para suporte nativo a displays, enquanto o USB 3 geralmente é limitado a dispositivos de armazenamento e periféricos. Apesar dessa desvantagem de recursos, o USB 3 atualmente possui uma taxa de adoção muito mais alta, graças aos custos mais baixos de licenciamento e implementação de hardware.

Os dispositivos Thunderbolt 2 começarão a chegar ao mercado neste outono, mas, embora os desenvolvedores possam dar uma olhada no USB 3.1 a partir deste mês, atualmente não há um roteiro para o lançamento público de dispositivos utilizando as especificações mais rápidas.

Uma vez lançados, os consumidores precisarão do suporte a USB 3.1 nas duas extremidades de uma transferência para ver a largura de banda aprimorada. A conexão de um disco rígido externo USB 3.1 a um computador USB 3.0 (e vice-versa) funcionará, mas apenas na velocidade atual de 5 Gbps. Em termos de cabos, haverá novos cabos com certificação USB 3.1, mas os cabos USB 3.0 existentes de alta qualidade também podem permitir uma taxa de dados mais rápida, de acordo com o Promoter Group.

10Gbps usb especificação finalizado como usb 3.1