Anonim

Os telefones Android são máquinas poderosas, mas às vezes não funcionam como esperamos. Certamente não esperamos que um telefone caro morra no meio do dia, o que nos leva à pergunta final: “por que a bateria do meu Android acaba tão rápido?” A seguir, explicarei tudo o que você precisa saber para que a bateria do seu Android dure o máximo possível.

Telefones Android não são tão otimizados quanto os iPhones

Como usuário do Android, devo admitir um simples fato: os telefones Android não são tão otimizados quanto os iPhones da Apple.Isso significa que o consumo de bateria pode ser muito inconsistente de um aplicativo para outro. A Apple contorna isso sendo a engenheira do software e do hardware de seus telefones, para garantir que todos os aplicativos tenham o máximo de eficiência de bateria possível.

Com o Android, as coisas não são tão simples. Existem muitos fabricantes diferentes, como Samsung, LG, Motorola, Google e muito mais. Todos eles têm suas próprias capas de software especiais sobre o Android, e os aplicativos são projetados para funcionar em todos esses dispositivos diferentes com especificações diferentes.

Isso torna os telefones Android piores do que os iPhones? Não necessariamente. Essa flexibilidade é uma grande força do Android e, geralmente, os telefones Android têm especificações mais altas do que os iPhones para compensar as desvantagens de menos otimização.

Escolha seu tipo de rede preferido

Muitos novos telefones Android hoje em dia têm conectividade 5G.No entanto, o 5G não é tão "construído" quanto o 4G LTE e o 3G. Se você tiver conectividade 5G irregular em sua área, pode ser uma boa ideia mudar o tipo de rede preferencial do seu telefone Android para 4G em vez de 5G. Isso pode ajudar você a economizar a tão necessária vida útil da bateria.

Nem todos os telefones possuem esse recurso. Se você possui um Pixel 5, isso deve funcionar para você. Para configurar isso, acesse Configurações -> Rede e Internet -> Tipo de rede preferencial. Escolha a rede que deseja definir como padrão e você estará pronto para começar a economizar bateria.

Esta tela também pode parecer diferente dependendo da sua operadora. Algumas operadoras permitem que você escolha 5G, 3G, etc. No entanto, outras operadoras permitem que você escolha LTE / CDMA, LTE / GSM / UMTS e Global. Você pode escolher LTE / CDMA se quiser escolher 4G em vez de 5G.

Alguns aplicativos consomem mais bateria do que outros

A flexibilidade dos aplicativos Android significa que eles podem ser um pau para toda obra, mas mestre em nada. Os melhores aplicativos Android para duração da bateria tendem a ser os criados pelos desenvolvedores do telefone. Por exemplo, um aplicativo Samsung será muito mais otimizado em um telefone Samsung do que em um Google Pixel.

Além dos problemas de otimização, alguns aplicativos tendem a consumir mais bateria do que outros. YouTube, Facebook e jogos para celular são culpados comuns. Pense no que eles estão fazendo: o YouTube ilumina sua tela e mantém a exibição por longos períodos de tempo, o Facebook verifica se há atualizações em segundo plano e os jogos para celular exigem mais poder de processamento para exibir gráficos 3D.

Estar atento ao seu uso é o primeiro passo para descobrir estratégias para fazer seu telefone Android durar mais. Simplesmente usar um pouco menos desses aplicativos pode salvar sua bateria.

Seu telefone é antigo? A bateria pode estar com defeito

Smartphones, a partir de agora, usam baterias de íon de lítio. Com o tempo, essas baterias se degradam devido ao incômodo acúmulo de estruturas chamadas dendritos na bateria, e os materiais também se desgastam.

Se você estiver usando um telefone com vários anos, talvez seja hora de trocar a bateria. No entanto, pode valer mais a pena para você apenas obter um novo telefone. Os telefones mais novos têm capacidades de bateria muito maiores do que os telefones de alguns anos atrás, como você pode ver na tabela a seguir.

Dados de gsmarena.com
Telefone Ano de Lançamento Capacidade de carga
Samsung Galaxy S7 Edge 2016 3600 mAh
Samsung Galaxy S8+ 2017 3500 mAh
Google Pixel 2 2017 2700 mAh
Samsung Galaxy S10+ 2019 4100 mAh
Samsung Galaxy S21 2020 4000 mAh
LG V60 ThinQ 2020 5000 mAh

Feche os aplicativos quando não os estiver usando

A maioria das melhores estratégias para salvar a vida da bateria do seu telefone Android são bons hábitos, e o hábito mais importante de todos é fechar os aplicativos quando não os estiver usando.Algumas pessoas argumentam que isso não é uma boa ideia, mas isso é simplesmente errado. Fechar todos os seus aplicativos quando você não os estiver usando evita que os aplicativos usem energia ao serem executados em segundo plano.

Tudo o que você precisa fazer é tocar no botão de tarefa na parte inferior da tela, geralmente no canto inferior direito (em telefones Samsung, fica à esquerda). Em seguida, toque em Fechar tudo. Você pode bloquear aplicativos que não deseja fechar tocando em seus ícones na lista e em bloquear.

Modo de economia de bateria do Android

Isso varia de marca para marca, mas a maioria dos telefones Android tem um modo de economia de energia que economiza bateria e que você pode aproveitar para economizar energia. Isso faz algumas coisas, como

  • Limita a velocidade máxima do processador do telefone.
  • Reduz o brilho máximo da tela.
  • Reduz o limite de tempo limite da tela.
  • Restringe o uso de aplicativos em segundo plano.

Alguns telefones, como os telefones Samsung Galaxy, podem ir até um modo de economia de energia máxima que praticamente transforma o telefone em um telefone normal. Sua tela inicial ganha um papel de parede preto e o número de aplicativos que você pode usar fica restrito. Em alguns casos, esse modo pode permitir que seu telefone dure dias ou até uma semana com uma única carga, mas você sacrifica todos os excelentes recursos do smartphone para fazer isso.

Reduzir o tempo limite da tela

Nas configurações de exibição, você pode configurar a quantidade de tempo que a tela do seu telefone leva para atingir o tempo limite. Isso reduzirá o tempo que a tela do seu telefone fica ligada enquanto você não estiver usando e pode ajudar a economizar energia. Você pode alterar isso em Settings -> Display -> Screen timeout.

Modo Escuro! Otimizar para OLED

O modo de economia máxima de energia da Samsung deixa sua tela inicial preta, mas por quê? Atualmente, a maioria dos smartphones usa a tecnologia de exibição OLED ou AMOLED.O conceito básico é que os pixels individuais em sua tela que estão completamente pretos são desligados e não consomem energia, portanto fundos pretos usam menos energia do que brancos.

O modo escuro é um recurso de muitos aplicativos e versões mais recentes do Android que visa ser mais agradável aos seus olhos e, mais importante, ser um recurso que economiza bateria. A tela do seu telefone consome mais bateria do que qualquer outra parte do dispositivo, então reduzir a energia usada pela tela é uma obrigação!

Mude para um fundo escuro e ative o modo escuro nas configurações do aplicativo! Garanto que você verá resultados positivos para sua bateria. Infelizmente, esse truque não funciona em telefones com tela LCD mais antigos.

Definir a suavidade do movimento como padrão

Se você tiver um smartphone Android mais recente, poderá ter uma taxa de atualização de 120 Hz por padrão. Isso significa que sua tela ‘atualiza’ 120 vezes por segundo. Isso é muito mais frequente do que um smartphone tradicional que atualiza sua tela 60 vezes por segundo (60 Hz).Isso parece ótimo e é muito divertido de usar, mas pode esgotar sua bateria.

Para desativá-lo, vá para Configurações -> Suavidade de movimento e selecione Padrãopara começar a economizar bateria.

Assuma o controle das permissões do aplicativo

Alguns aplicativos tentam bloquear seu microfone ou câmera em segundo plano. Por exemplo, os assistentes de voz Google Assistant ou Bixby usarão constantemente seu microfone às vezes para procurar uma palavra de ativação. Você pode desativar a capacidade desses aplicativos de ouvir a palavra de ativação, mas pode ir além e restringir suas permissões no nível do sistema.

Para fazer isso, vá para Configurações -> Aplicativos e encontre o aplicativo que deseja configurar. Selecione Permissões e configure conforme necessário. Na maioria dos casos, você pode definir a permissão do microfone para ser permitida apenas ao usar o aplicativo. Isso manterá a funcionalidade do aplicativo sem consumir recursos que consomem bateria em segundo plano.

Desative o processamento avançado

Alguns novos telefones Android, particularmente novos dispositivos Samsung no Android 11, têm um recurso chamado processamento aprimorado. Isso força o processador do telefone para trabalhar em sua velocidade máxima para que você possa carregar aplicativos mais rapidamente. No entanto, ao fazer isso, você esgotará sua bateria mais rapidamente. Esse recurso tem utilidade bastante limitada, a menos que você seja um usuário avançado, por isso é melhor desativá-lo.

Desative o processamento aprimorado acessando Configurações -> Cuidados com a bateria e o dispositivo -> Bateria -> Mais configurações da bateria -> Processamento aprimorado e toque no botão para desligá-lo.

Ativar bateria adaptável

Na mesma tela em que você desativou o processamento aprimorado, você pode ativar bateria adaptável. Isso limita o uso da bateria para aplicativos que você usa não use com muita frequência.

Diminua o brilho

Uma tela brilhante e vibrante é incrível de se ver, mas não é bom para a bateria. Diminua o brilho quando puder. O brilho automático normalmente faz o trabalho, a menos que haja algo bloqueando o sensor.

Lembre-se de que a tela do seu telefone pode ficar mais clara quando você estiver exposto ao sol. Pode não parecer muito brilhante quando você olha para fora, mas na verdade está usando muito mais energia. Esteja atento ao seu uso quando puder.

Mantenha seu telefone fresco

Quando o telefone esquenta, ele se torna menos eficiente. Tê-lo em um dia claro de verão com o brilho da tela no máximo não é apenas ruim para a bateria. Ele pode até derreter alguns dos componentes internos e quebrar seu telefone!

Tente manter o telefone refrigerado quando puder. Tenha cuidado ao usá-lo ao ar livre em climas muito quentes. Dito isso, não tente colocar o telefone no freezer, pois ficar muito frio também pode prejudicar a bateria!

Desative a conectividade quando não estiver em uso

Outro truque para economizar bateria que você pode usar é desativar os recursos de conectividade quando não estiverem em uso. Por exemplo, se você estiver fora de casa e não precisar de uma conexão Wi-Fi, desligue-a! Isso evitará que o telefone procure constantemente novas redes Wi-Fi.

Desligar Wi-Fi

Para desligar o Wi-Fi, deslize de cima para baixo na tela e toque na engrenagem para obter em suas configurações. Toque em Configurações de rede ou Conexões e depois toque em Wi-Fi. A partir daqui, você pode ativar ou desativar o Wi-Fi.

Na maioria dos dispositivos, você também pode fazer isso deslizando de cima para baixo na tela e tocando no botão Wi-Fi nas configurações rápidas.

Desligar Bluetooth

Se você não precisar conectar nenhum acessório Bluetooth, basta desativar esse recurso.Desligar o Bluetooth é uma ótima estratégia para economizar bateria. Você encontrará suas configurações de Bluetooth nas configurações de rede, assim como no Wi-Fi, ou pode tocar nas configurações rápidas.

Desligar dados móveis

Se a recepção não for muito boa, talvez seja melhor desligar os dados móveis. Quando você está com problemas para encontrar serviço, seu telefone procura constantemente por sinal, e isso pode esgotar a bateria rapidamente.

Desligá-lo quando você não precisar dele pode salvar sua bateria. Volte para as configurações de rede e desative-o no menu Dados móveis.

Ativar modo avião

Esta é uma opção extrema, mas desligar completamente a conectividade sem fio certamente economizará bateria se você realmente precisar. Isso é ótimo se você não precisa enviar ou receber mensagens e chamadas durante uma viagem enquanto ainda usa o telefone para coisas como assistir a vídeos armazenados localmente.

Isso também é bom para o propósito pretendido do modo avião: evitar interferência nas comunicações do avião quando você estiver em um voo.

Progressive Web Apps: Use sites em vez de aplicativos quando puder

Na imagem abaixo, você verá duas versões do Twitter. Um é um aplicativo e o outro é um site. Você consegue perceber a diferença?

Isso pode parecer tão extremo quanto ativar o modo avião, mas desinstale o Facebook, Twitter e Instagram agora mesmo. Você não precisa deles! Seus correspondentes no site funcionam quase exatamente da mesma forma, e você pode até mesmo configurá-los para que apareçam e funcionem como o aplicativo.

Aplicativos da Web progressivos, ou PWAs, são uma palavra sofisticada para sites que fingem ser aplicativos. Eles não ocupam espaço no seu dispositivo se você adicioná-los à tela inicial e não precisará abrir o navegador todas as vezes para usá-los. Eles também não estão constantemente rodando em segundo plano, então você não precisa se preocupar com eles monopolizando a vida útil da bateria.

Ao acessar as configurações do navegador enquanto estiver em um desses sites, você pode tocar em Adicionar à tela inicial para adicionar um atalho para eles . Se o site for um PWA como Facebook, Twitter ou Instagram, quando você tocar no ícone, ele ocultará a IU do navegador e mostrará o site como se fosse o aplicativo real.

Ajustar ou desativar as configurações de localização e GPS

Serviços de localização podem consumir muita bateria. Ajustá-los para uma configuração mais baixa ou desligar completamente o GPS pode ser uma incrível economia de bateria. Vá em frente e vá para suas configurações e encontre suas configurações de localização.

Seu telefone usa mais do que apenas GPS para identificar sua localização. Suas configurações podem parecer diferentes dependendo do seu telefone, mas deve haver algumas opções em suas configurações de localização sobre como melhorar sua precisão usando a varredura Wi-Fi e até mesmo Bluetooth.

Se você não precisa de uma localização super precisa, basta desligar essas funções para que seu telefone use apenas o GPS. Se você não precisa de sua localização, pode desativar totalmente os serviços de localização para economizar bateria.

Desativar o Always On Display

Em alguns telefones, enquanto a tela está ‘desligada’, a tela mostrará um relógio ou imagem esmaecida. Isso funciona sem usar muita bateria por causa da tecnologia OLED explicada anteriormente neste artigo. No entanto, ele ainda está consumindo a bateria, portanto, talvez seja melhor desligá-lo.

Você provavelmente encontrará suas opções de exibição sempre em suas configurações de exibição, mas pode estar em outro lugar. Onde quer que esteja, tente desligá-lo como uma boa estratégia de economia de bateria quando precisar.

Sua bateria do Android: estendida!

Agora você está pronto para fazer com que a bateria do seu telefone Android dure o dia inteiro usando essas estratégias que salvam vidas. Tentar apenas alguns desses métodos certamente ajudará a melhorar a vida útil do seu telefone. Obrigado por ler e, se tiver alguma dúvida sobre as baterias do Android, deixe um comentário abaixo.

Por que a bateria do meu Android acaba tão rápido? Economizadores de bateria do Android!