No xadrez e na vida, alcançar uma boa posição no início do jogo geralmente leva ao sucesso no futuro. Durante um recente programa Chess TV Amateur Hour ao vivo no YouTube, o mestre internacional Danny Rensch explicou as top 3 chaves que fazem uma boa posição no xadrez, a as 3 principais coisas a ter em mente no caminho para essa posição e quando você estiver lá, e como começar a pensar em jogar xadrez mais mais de um movimento por vez
Em suma, estas são dicas e estratégias essenciais que os iniciantes precisam saber para ganhar mais partidas de xadrez!
As 3 principais coisas que todos os bons planos de xadrez têm em comum
Existem todos os tipos de planos pelos quais você pode jogar, mas todos os bons têm algo em comum:
- Eles atacam (ou controlam) o centro do tabuleiro
As casas centrais no tabuleiro são d4, d5, e4 e e5
- Eles desenvolvem todas as suas peças menores o mais rápido possível
- As peças menores são bispos e cavalos
- Como regra, tire todos os quatro menores antes de mover uma peça duas vezes
- Eles salvam o rei o mais rápido possível
Isso é feito por roque
O explorador de abertura ajudará você a aprender opções, mas não importa qual seja a escolha estilística ou o que o explorador de abertura diz, mas todos eles têm essas três coisas em comum.Se você nunca o usou antes, leia meu artigo sobre como usar o explorador de abertura do Chess.com antes de tentar.
A Chave Para Conseguir Uma Boa Posição No Xadrez
A chave para obter boas posições no xadrez é o comprometimento. Comprometa-se com um plano e tente alcançá-lo. Um exemplo de plano seria: "Vou tentar desafiar o centro com os peões." Uma boa maneira de fazer isso é com o movimento c3.
Sobre como controlar o centro
Eu tinha ouvido falar que é importante controlar o centro de um tabuleiro de xadrez mais vezes do que posso contar, mas não entendi o porquê até perguntar a Danny sobre isso. Veja como ele me explicou:
Por que todo jogo de xadrez começa da mesma maneira?
A razão pela qual e4, d4, c4 ou cavalo f3 serão jogados em 99,9% dos jogos de xadrez é que cada um desses movimentos luta pelo controle imediato sobre os 4 quadrados mais críticos no centro do tabuleiro .
Se você estender isso, estes são os 8 quadrados mais críticos no meio do tabuleiro.
Se você estender isso, estas são as 16 casas mais críticas no meio do tabuleiro.
Se suas peças ocupam ou estão lutando pelo controle dessas casas, você já está em uma forma significativamente melhor do que outras opções de abertura.
Então, por que jogamos e4?
Jogamos e4 porque cada jogada:
- Ocupa imediatamente o centro
- Luta pelo controle de outro (ou 2 outros se você contar o 8 estendido)
- Abre mais peças para entrar na luta e fazer o mesmo
Este é o melhor porque você precisa:
- Lute pelo controle do centro
- Limpe seu oponente de fazer isso
Mas Se Uma Peça Está No Centro, Não Fica Mais Aberta Para Atacar?
Danny disse que sim, mas é uma visão míope. Ele disse: “OK, você sabe que deve trazer suas peças para o centro. Mas você sabe por que deveria trazer suas peças para o centro?”
“Não”, respondi.
Por que preciso controlar o centro?
Se sua peça estiver ocupando um quadrado central, as chances dela causar danos sérios são maiores. É uma razão baseada em puro poder e controle.
Nunca controle algo porque lhe foi dito - faça porque você quer entender o objetivo do jogo.
Como Jogar Movimentos de Xadrez com os Movimentos Seguintes em Mente
Em seguida, confessei a Danny que há muito poucos lances que executo em que tenho outro lance subsequente em mente. Aqui está o que ele disse sobre como abordar isso:
Em primeiro lugar, jogue uma abertura sólida:
- Controle o centro, desenvolva seus menores, deixe o rei seguro
- Eles não vão ocupar totalmente o centro, porque seu oponente provavelmente não vai fazer nada
- Mas se você fosse capaz de alcançar a melhor posição possível seguindo as regras acima, você acabaria com a Posição dos Sonhos no Xadrez - A Fantasia
A posição de fantasia perfeita no xadrez
Nota do Danny: Tatue a fantasia em suas sobrancelhas para nunca mais esquecê-la. Não tem como ficar melhor.
Uma fantasia mais realista
Realisticamente, no entanto, você não conseguirá algo assim porque seu oponente também tentará atacar o centro- vocês dois estão lutando pelo centro. Nessa situação, você fará concessões para não perder material.
Nota: Como vocês dois estão jogando a “fantasia”, não é tão bom quanto a fantasia do sonho porque ambos os jogadores têm suas peças em quadrados relativamente centralizados. Não podíamos simplesmente desenvolver nossas peças para cada “melhor” quadrado porque nosso oponente não era um idiota total.
No entanto, esta é uma posição de xadrez específica que pode ocorrer se estivermos pensando em retirar todas as nossas peças menores, manter nossos reis seguros e controlar o centro - as três coisas que estabelecemos.
Os 3 principais pensamentos a serem lembrados ao entrar em posições e depois de alcançá-las
Há três pensamentos que devem vir ao seu cérebro tanto ao longo do caminho para chegar a essas posições e uma vez alcançados:
- Sempre esteja ciente dos possíveis movimentos de tempo para você e seu oponente em cada movimento
- Cada xeque, captura e ataque de rainha para ambos os lados devem estar sempre em primeiro plano em sua mente, para que você não esteja cometendo erros
- É assim que você evita errar
- Tudo depois disso - sobre estratégia e processo de pensamento - vem em segundo lugar para estar ciente dos possíveis movimentos de tempo que você e seu oponente podem fazer - essa é a ressalva
- A seguir, os dois planos aos quais você pode prestar atenção no jogo, além das táticas óbvias de movimentação de tempo, são estes:
- Coloque suas peças em suas linhas mais abertas
- Pergunte a si mesmo: “Todas as minhas peças estão em suas linhas mais abertas? Eles estão nos arquivos abertos corretos ou nas diagonais abertas?”
- Se a resposta for não, pergunte-se: “Existe um caminho seguro para levá-los até lá?”
- Por que os arquivos abertos e as diagonais abertas são importantes? Eles dão mais opções às suas peças, então basicamente tudo se resume a este processo de pensamento:
- Todas as minhas peças estão em suas melhores casas?
Como definimos os melhores quadrados? Digamos que o centro não esteja disponível porque estamos jogando com um bom oponente - então nos perguntamos: nossas peças estão em suas melhores colunas e diagonais abertas começando no centro e saindo dali?
- Siga a cadeia de peões
- Próxima coisa avançada: Talvez haja uma peça que não seja ideal, mas não vejo uma maneira clara de movê-la - a próxima coisa a se pensar é indo na direção da sua cadeia de peões.
- Não importa em que posição você esteja, você terá peças voltadas para uma determinada direção.
- Se houver maneiras de trazer peças para essa área do tabuleiro, você deve pensar em fazer isso.
- Qual área do tabuleiro? A área do tabuleiro para onde seu peão central corrente está voltado.
- Quando você tem uma cadeia de peões, você criou um lado do tabuleiro que tem espaço para suas peças - então traga suas peças para o lado do tabuleiro com esse espaço.
- Isso não deveria ser tão avançado. Você deve ser capaz de olhar para uma posição e ver para que lado o rio está fluindo.
- Se não houver uma direção óbvia, você provavelmente está jogando um jogo de centro aberto e, nesse caso, provavelmente desejará trazer suas peças para o centro.
Dica do peão: Ao mover os peões, tente movê-los com um duplo propósito:
- Abra suas peças:
- Limite as peças do seu oponente:
Danny diz para pensar em seus peões como cercas elétricas. Ele também diz que eles têm sentimentos, que querem controlar as coisas e que você deve falar com eles.
Dica de vantagem material: Assim que você tiver uma vantagem material (peças mais valiosas que seu oponente), seu objetivo deve ser simplificar a posição. Você não quer necessariamente negociar, mas quer manter o plano simples para limitar o risco de cometer erros no caminho para o xeque-mate.
Você está em posição de vencer
Agora que discutimos as chaves para alcançar uma boa posição no xadrez - controle o centro, mova suas peças menores e coloque o rei em segurança - você está no caminho certo para ganhar mais jogos de xadrez, mesmo que você seja iniciante.
Espero que essas dicas sejam tão úteis para você quanto foram para mim! Sinta-se à vontade para me desafiar para uma partida no Chess.com (meu nome de usuário é payetteforward) e não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais se você gostou.