Anonim

Você já ouviu falar sobre iPhones agindo de forma estranha ou sendo hackeado, e você já se perguntou “Um iPhone pode pegar um vírus?”

O iPhone é um dos dispositivos móveis mais seguros do mercado. A Apple leva a segurança a sério - e isso é muito bom! Embora seja raro, vírus chamados malware podem afetar seu iPhone. Neste artigo, mostrarei como manter seu iPhone seguro.

Que tipos de vírus podem afetar seu iPhone?

Embora os iPhones sejam geralmente seguros, existem algumas maneiras diferentes pelas quais um iPhone pode pegar um vírus. Abaixo, veremos algumas das explicações mais comuns sobre como e por que um iPhone pode ter um vírus.

Malware

Malware é um software ruim que pode infectar iPhones, iPads, computadores Mac e outros dispositivos eletrônicos. Esses programas vêm de sites infectados, e-mails e programas de terceiros.

Uma vez instalado, o malware pode causar todos os tipos de problemas, desde o bloqueio de aplicativos até o rastreamento de como você usa seu iPhone. Alguns até usam sua câmera e sistema GPS para coletar informações. Você pode nem saber que está lá.

Phishing

Phishing é um tipo de ataque cibernético em que alguém envia um e-mail fraudulento, mensagem de texto ou mensagem direta para pessoas inocentes on-line com a intenção de acessar suas informações privadas.

Às vezes, essas mensagens parecem ser de empresas conceituadas ou de pessoas alegando que precisam de ajuda. Eles podem solicitar que os usuários insiram suas senhas, informações bancárias ou número do Seguro Social. Uma vez que o invasor tenha essas informações, ele pode usá-las para atos nocivos, como instalar malware no dispositivo de suas vítimas ou até mesmo roubo de identidade.

Para obter um exemplo de como é um golpe de phishing, confira nosso artigo intitulado “Seu ID Apple foi bloqueado” No iPhone? É legítimo?

Ransomware

Ransomware é um tipo de malware que pode prejudicar ou ocultar dados importantes de um indivíduo. Uma vez instalado o ransomware, os invasores normalmente pressionam as vítimas a pagar ao invasor para devolver seus dados ilesos.

Mantendo seu iPhone seguro

Felizmente, os vírus do iPhone são raros porque a Apple faz muito nos bastidores para manter seu iPhone seguro. Todos os aplicativos passam por uma séria verificação de segurança antes de serem aprovados para a App Store.

Por exemplo, as mensagens enviadas via iMessage são criptografadas automaticamente. Existem até verificações de segurança antes de você baixar novos aplicativos para o seu iPhone, e é por isso que a App Store pede que você faça login antes de baixar algo! No entanto, nenhum dispositivo ou software é perfeito e ainda existem vulnerabilidades.

Atualize o software do seu iPhone regularmente

Regra número um para evitar que um iPhone pegue um vírus: mantenha seu software atualizado.

A Apple lança regularmente novas versões de seu software para iPhone. Este software ajuda a manter seu iPhone seguro corrigindo possíveis rachaduras que possam permitir a passagem de software malicioso.

Para verificar se há atualizações no iPhone, acesse Configurações -> Geral -> Atualização de software. Isso verificará automaticamente se há atualizações de software da Apple. Se uma atualização estiver disponível, toque em Baixar e instalar.

Depois de executar o iOS mais recente, ainda há algumas coisas que você pode fazer para tornar seu iPhone ainda mais seguro. Confira nosso vídeo sobre as configurações do iPhone que você pode desativar para proteger sua privacidade pessoal!

Não abra links ou e-mails de estranhos

Se você receber um e-mail, mensagem de texto ou notificação push de alguém que você não conhece, não abra e definitivamente não clique em nenhum link dessas mensagens. Links, arquivos e até as próprias mensagens podem instalar malware no seu iPhone. A melhor coisa a fazer é excluí-los.

Evite sites desconhecidos

Malware também pode residir em sites. Quando você navega para um site usando o Safari, apenas carregar a página também pode carregar o software malicioso e bum! É assim que seu iPhone pega um vírus.

Para evitar isso, visite apenas sites de organizações que você conhece. Evite quaisquer resultados de pesquisa que vão diretamente para os arquivos. Se um site solicitar que você baixe algo, não toque em nada. Basta fechar a janela.

Não faça jailbreak no seu iPhone

Alguns usuários do iPhone optam por fazer o jailbreak de seus telefones. Isso significa que eles decidem desinstalar ou ignorar parte do software nativo do iPhone, para que possam fazer coisas como baixar aplicativos que não são aprovados pela Apple e alterar as configurações padrão.

O jailbreak de um iPhone também desativa algumas das medidas de segurança integradas da Apple. Isso torna um iPhone muito mais vulnerável a vírus. Também anula a garantia do iPhone e causa outros problemas. Se você quiser saber mais sobre jailbreak, confira nosso artigo: O que é um jailbreak em um iPhone e devo fazer um? Aqui está o que você precisa saber.

Em geral, jailbreak de um iPhone é uma má ideia. Apenas não faça isso, ou você pode se perguntar: “Como meu iPhone pegou um vírus?”

Faça backup do seu iPhone

Embora o backup do seu iPhone não impeça necessariamente que ele pegue um vírus, ele ajudará a proteger seus dados caso ele pegue um. Salvar regularmente um backup do seu iPhone no iCloud, iTunes ou Finder garantirá que você não perca nenhuma informação ou configuração pessoal.

Às vezes, quando um vírus é grave, a maneira mais confiável de corrigi-lo é restaurar o iPhone a partir de um backup recente. Fazer isso reverterá os dados armazenados em seu iPhone para uma versão anterior, provavelmente antes de o vírus começar a afetar seu dispositivo.

Tenha cuidado ao instalar aplicativos

A última dica que temos para evitar vírus no seu iPhone é ter cuidado com os apps que você instala no seu aparelho. Aplicativos feitos por desenvolvedores menores ou não confiáveis ​​podem ser mais suscetíveis a vírus.

Ao instalar aplicativos da App Store, fique de olho nas avaliações e na biografia do desenvolvedor. Se ele tiver apenas algumas avaliações ou se sua classificação cumulativa não for muito alta, convém adiar a instalação do aplicativo.

Como sei se meu iPhone está com vírus?

Se o seu iPhone contraiu um vírus, ele pode aparecer no seu telefone de várias maneiras diferentes. No entanto, há alguns sintomas a serem observados.

Uma maneira comum de um vírus aparecer em um iPhone é por meio de pop-ups frequentes. Se você achar que seu iPhone está exibindo mais pop-ups do que o normal, especialmente ao usar um navegador da Web ou determinados aplicativos, é possível que a causa seja um vírus.

Os vírus também podem consumir seus dados de celular. Fique de olho na sua conta de serviço de celular todos os meses. Se você está sendo cobrado repentinamente por excedentes ou executando sua cota mensal de dados muito rapidamente, o problema pode ser o malware.

Os vírus também podem afetar os componentes de hardware do seu iPhone. Por exemplo, é comum que os vírus esgotem a bateria do iPhone mais rápido do que o normal. Eles também podem fazer com que os dispositivos aqueçam, portanto, se o seu iPhone estiver mais quente do que o normal, você pode ter um vírus.

Preciso de um software antivírus para iPhone?

Existem programas antivírus para iPhones, mas a maioria deles apenas duplica os recursos que a Apple já possui. Se você acha que precisa de segurança adicional para o seu iPhone para evitar que ele pegue um vírus, sugiro usar as opções de segurança integradas da Apple.

  1. Defina uma senha para desbloquear seu iPhone. Vá para Configurações -> ID facial e senha -> Ativar senha.
  2. Defina a App Store para sempre solicitar sua senha antes de baixar um aplicativo. Para verificar ou alterar essa configuração, vá para Settings -> App Store -> Password Settings Certifique-se de que a marca de seleção esteja ao lado de Exigir sempre e que Exigir senha também está definido para downloads gratuitos. Observação: se você tiver ativado o Touch ID ou o Face ID, não verá este menu.
  3. Ative Find My iPhone (Settings -> Your Name -> Find My -> Find My iPhone) para desbloquear um host inteiro de recursos que ajudarão a manter seu iPhone seguro caso você o perca. Confira nosso guia para encontrar seu iPhone em um computador para obter mais dicas do Find My iPhone!

Um iPhone pode pegar um vírus? Agora você sabe a resposta!

Agora que você sabe como um iPhone pega um vírus e como evitá-lo, você está no caminho certo para usar seu iPhone com confiança. Seja um usuário inteligente do iPhone e aproveite ao máximo as provisões de segurança da Apple.Se você já experimentou um vírus em seu iPhone, adoraríamos ouvir sobre sua experiência na seção de comentários abaixo!

Um iPhone pode pegar um vírus? Aqui está a verdade!