Como usuário do iPhone, você se sente seguro - mas um iPhone pode ser invadido? O iPhone tem uma ótima reputação por ser seguro e manter os hackers longe de suas informações pessoais. Mas, como qualquer coisa que roda em software, ainda é vulnerável a ataques.
Em outras palavras, sim, seu iPhone pode ser hackeado.
Se descobrir “sim” é a resposta para “um iPhone pode ser hackeado?” deixa você um pouco preocupado, pare e respire fundo e se acalme. Neste artigo, ajudaremos você a aprender como ser um usuário responsável do iPhone e ajudar a evitar hacks. Também o orientaremos em o que fazer se achar que seu iPhone foi invadido.
Como um iPhone pode ser invadido?
Estou feliz que você perguntou. Seu iPhone, como discutimos, tem uma segurança interna muito boa. A Apple criptografa automaticamente seu iPhone. Até eles precisam ter a chave (ou seja, sua senha!) para acessar suas informações.
E aqueles aplicativos que você adora baixar? Cada um deles passa por um sério processo de triagem. As chances de um aplicativo da App Store realmente ser uma fachada para hackers são muito pequenas, embora saibamos que isso pode (e aconteceu). Então, como seu iPhone pode ser hackeado?
Seu iPhone pode ser hackeado se você o desbloquear, abrir mensagens de pessoas que você não conhece, conectar seu iPhone a estações de carregamento com software malicioso e outras formas.A boa notícia é que geralmente pode quase certamente ser evitado usando as etapas que descrevemos neste artigo.
Não faça jailbreak no seu iPhone
Vamos resolver isso agora - se você deseja que seu iPhone seja seguro, não faça o jailbreak do seu iPhone! Ufa. Lá. eu disse. Eu me sinto melhor agora.
Jailbreak de um iPhone significa que você usou um programa ou software para ignorar o software do telefone e as configurações padrão. Eu entendo o apelo (especialmente se você entende de tecnologia!), porque todos nós já desejamos excluir um programa que a Apple nos obriga a manter ou pensamos em dar uma olhada mais profunda nos arquivos em nossos iPhones.
Mas fazer isso também ignora muitas das regras de segurança que mantêm você e suas informações seguras. Um iPhone com jailbreak pode baixar aplicativos de lojas de aplicativos que não são da Apple. Você pode pensar que está economizando algum dinheiro, mas o que está realmente fazendo é se expor a muitos riscos potenciais.
A verdade é que existem muito poucos motivos para o usuário médio do iPhone considerar fazer o jailbreak de seus telefones. Apenas não faça isso.
Excluir mensagens de pessoas que você não conhece
Alguns dos ataques de hackers mais comuns vêm de programas chamados malware. Malware é um tipo de software que os hackers podem usar para ver o que você faz no seu iPhone ou até mesmo controlá-lo.
Devido às regras de segurança da Apple, o malware não virá da App Store. Mas pode vir de clicar em links em seu e-mail ou mensagens, ou mesmo apenas abri-los.
É uma boa regra abrir apenas mensagens e e-mails de pessoas que você conhece. Se você não conhece a pessoa ou a visualização da mensagem mostra um caractere estranho ou um ícone em forma de bloco, não abra. Apenas apague.
Se você abriu uma mensagem assim, não clique em nada. Uma mensagem pode levá-lo a um site e tentar induzi-lo a baixar malware ou instalá-lo automaticamente assim que você tentar ver o que lhe foi enviado - tenha cuidado!
Cuidado com redes Wi-Fi públicas
Você pode achar conveniente quando um café, restaurante, biblioteca ou hotel oferece Wi-Fi gratuito. E eu concordo. Wi-Fi gratuito é incrível! Especialmente quando você tem apenas alguns GB de dados de celular por mês.
Mas redes Wi-Fi públicas podem ser exploradas por hackers. Então tome cuidado. Não faça login em seu banco ou em outros sites confidenciais enquanto estiver em Wi-Fi público. Não há problema em procurar um horário de cinema, por exemplo, mas evitaria pagar uma conta ou comprar qualquer coisa até que você esteja em uma rede mais segura.
Pratique Navegação Segura
Os sites são outro local possível onde você pode acidentalmente obter software que permite que hackers acessem seu iPhone. Se puder, visite apenas sites conhecidos. E evite clicar em qualquer coisa que aparecer.
Sim, os anúncios pop-up são uma parte infeliz da vida. Mas eles também podem ser fontes de malware. Se um pop-up tomar conta de sua tela, procure uma maneira segura de fechar a janela sem clicar em “ok” ou “continuar” ou algo do tipo.
Um dos meus truques favoritos é fechar o Safari, tocar duas vezes no botão home para fechar o aplicativo completamente e abri-lo novamente. Em seguida, fecho toda a janela do navegador onde está o pop-up, para o caso de um daqueles Xs na tela ser um comando secreto para baixar software infeccioso.
Instalar respostas de segurança automaticamente
iOS 16 introduziu uma nova configuração que permite que seu iPhone instale automaticamente respostas rápidas de segurança. Recomendamos ativar esta configuração e ativá-la e deixá-la ativada. Caso contrário, a segurança do seu iPhone pode ficar comprometida.
Abra Configurações e toque em Geral -> Atualização de software. Toque em Atualizações automáticas e verifique se a chave ao lado de Respostas de segurança e arquivos do sistema está ativada.
Evite estações de carregamento públicas
Em 2012, pesquisadores da Georgia Tech criaram um software que usava uma porta de carregamento pública para baixar software de hacking em iPhones.O hack foi feito em nome do conhecimento, e a equipe transmitiu suas descobertas à Apple para que eles pudessem aumentar a segurança do iPhone, mas o risco ainda era bastante real.
É ótimo que haja mais portas e cabos de carregamento públicos disponíveis, em todos os lugares, de aeroportos a festivais de música. Se você quiser carregar e ficar seguro, traga sua própria fonte de energia portátil para ficar carregado. Ou, se você precisar usar a fonte pública, deixe seu iPhone bloqueado enquanto estiver conectado.
Com o iPhone bloqueado, os pesquisadores da Geórgia não conseguiram acessar o telefone para instalar software malicioso.
Ser um usuário experiente em segurança do iPhone ajudará a mantê-lo protegido contra hackers do iPhone. Mas, caso algo aconteça, é bom ter um plano. É o próximo.
Acho que meu iPhone foi hackeado! E agora?
Existem alguns sinais indicadores que podem fazer você coçar a cabeça e perguntar: “Meu iPhone pode ser hackeado?” Os itens a serem observados incluem:
- Novos aplicativos em sua tela que você não baixou
- Chamadas, mensagens de texto ou e-mails em seu histórico que você não enviou
- Seu iPhone abrindo aplicativos ou palavras sendo digitadas quando você não está tocando nele.
Pode ser bem assustador ver seu iPhone agindo dessa forma! A primeira coisa a fazer é colocar seu iPhone offline.
Coloque seu iPhone offline
Para fazer isso, você pode simplesmente desligar seu iPhone por um tempo ou desligar todas as suas conexões usando o Modo Avião.
Para desligar o iPhone, mantenha pressionado o botão power no canto superior direito do telefone. Deslize o dedo pela tela ao ver a mensagem “deslize para desligar”.
Para colocar seu iPhone no modo Avião, vá para Ajustes → Modo Avião. Toque no botão à direita para ativar este modo .
Depois que seu iPhone for desconectado da rede, ele deve interromper o acesso do hacker ao seu iPhone. Agora, é hora de redefinir as coisas para que o software que o hacker esteja usando.
Redefinir as configurações
Felizmente, você tem feito backup de seu iPhone regularmente, porque às vezes, limpar seu iPhone é a única maneira de se livrar de malware e começar de novo. Você pode começar redefinindo as configurações do seu iPhone. Para fazer isso, vá para Configurações → Geral → Redefinir
Para começar do zero, escolha Apagar todo o conteúdo e configurações Eu normalmente não sugeriria isso, porque isso significa que você terá que reinstalar tudo ou extrair de um backup do iCloud ou iTunes para que seu dispositivo volte ao normal. Mas ser hackeado é um grande problema.
Tente uma restauração DFU
Finalmente, você pode fazer o que nosso destemido líder e ex-guru da Genius Bar sugere - uma restauração de atualização de firmware padrão (DFU).Este processo usa o iTunes para redefinir e restaurar as configurações do seu iPhone. Para fazer isso, você precisará do seu iPhone, um computador com o iTunes instalado e um cabo para conectar o iPhone.
Em seguida, consulte o guia de Payette Forward sobre como colocar um iPhone no modo DFU, The Apple Way, para obter instruções passo a passo sobre como recuperar o controle do seu iPhone.
Um iPhone pode ser invadido? Sim. Você pode ajudar a prevenir? Absolutamente!
Hackers podem sequestrar seu iPhone sem que você saiba e usar seu microfone, câmera e teclas para rastrear tudo o que você faz. Leve o risco a sério e preste atenção nos sites que visita, nos links em que clica e nas redes que usa. Você pode evitar que isso aconteça. Você só precisa ter cuidado!
Você teve seu iPhone hackeado? Nossas dicas ajudaram? Não se esqueça de verificar abaixo e nos dizer o que podemos fazer para ajudar.