Anonim

Você ouviu falar do favor que a Apple fez por nós? De acordo com sua declaração recente, a Apple não queria que as pessoas “… perdessem uma ligação, deixassem de tirar uma foto ou tivessem qualquer parte de sua experiência com o iPhone interrompida”, então eles lançaram uma correção de software para evitar “desligamentos inesperados” em iPhones mais antigos. . Obrigado por cuidar de nós, Apple!

Tudo isso parece ótimo, mas há um problema: Não faz o menor sentido.

Acredito que o que realmente estamos vendo aqui é um exemplo brilhante de prestidigitação corporativa e uma correlação versus falácia de causalidade. A Apple foi pega reduzindo a velocidade de iPhones mais antigos e as pessoas ficaram furiosas. Então eles inventaram uma história.

Uma falácia lógica usada para obscurecer os fatos

No artigo da Wikipedia chamado Correlação não implica causalidade, diz que uma falácia lógica pode ocorrer “…quando dois eventos ocorrendo juntos são considerados como tendo estabelecido uma relação de causa e efeito.” A declaração deles é um exemplo de uma falácia de correlação versus causalidade.

A Apple diz que as baterias envelhecidas quimicamente causam desligamentos inesperados, mas isso não é verdade, a menos que a bateria esteja danificada ou muito, muito velha - muito mais antiga do que os iPhones que a Apple pegou desacelerando. Com muito tempo, todas as baterias acabarão parando de funcionar, mas a Apple está dizendo que isso acontece muito, muito antes do que acontece.Eles estão usando a falácia de correlação versus causalidade para explicar por que diminuíram a velocidade dos iPhones mais antigos, embora essas baterias do iPhone fossem perfeitamente capazes de fornecer uma carga suficiente para operar o iPhone com desempenho máximo.

Se você comprou um carro novo em 2016 e o ​​fabricante do seu carro diminuiu a velocidade para evitar paralisações…

Uma maneira de visualizar o problema é a seguinte: imagine que um fabricante de automóveis desacelerou os motores de todos os carros (exceto o modelo deste ano) porque alguns carros muito antigos com tanques de gasolina danificados estavam parando . Você não ficaria feliz porque não havia nada de errado com seu carro. Eles não resolveram um problema porque nada estava quebrado. Eles diminuíram a velocidade do seu motor, foram pegos e disseram que era para evitar um problema sério (inexistente). Porque? Porque eles se importam.

Minha resposta

Esta é uma resposta à mensagem da Apple. Vou tentar cortar um pouco do fedor e fornecer a você, leitor, informações adicionais que você pode usar para tirar suas próprias conclusões.

Vou começar respondendo à declaração deles, com meus comentários em bold Tenha isso em mente ao ler: Exceto em raras circunstâncias, a bateria do iPhone não tem nada a ver com sua velocidade. Tente manter o foco no que a Apple foi pega fazendo (diminuindo a velocidade dos iPhones mais antigos), e sobre como esta mensagem foi projetada para desviar sua atenção disso e para a bateria.

Uma mensagem para nossos clientes sobre baterias e desempenho do iPhone

Temos ouvido comentários de nossos clientes (fomos pegos) sobre a maneira como lidamos com o desempenho (desempenho=velocidade) para iPhones com baterias mais antigas (iPhones com baterias mais antigas=iPhones mais antigos) e como nos comunicamos esse processo (nós não contamos a vocês) Sabemos que alguns de vocês acham que a Apple os decepcionou (e estão indo para entrar com uma ação judicial)Nós pedimos desculpas. Tem havido muitos mal-entendidos sobre este assunto, então gostaríamos de esclarecer (de uma forma vaga) e informá-lo sobre algumas mudanças que estamos fazendo.

Em primeiro lugar, nunca fizemos - e nunca faríamos - nada para encurtar intencionalmente a vida útil de qualquer produto Apple (ninguém está acusando a Apple de encurtar a vida útil do produto - eles foram pegos diminuindo a velocidade), ou degradando a experiência do usuário para conduzir atualizações do cliente (não degradaríamos a experiência do usuário por esse motivo) Nosso objetivo sempre foi criar produtos que nossos clientes adorassem e fazer com que os iPhones durassem o máximo possível (diminuindo a velocidade?) é uma parte importante disso.

Você agora deve pensar: “A Apple fez o que fez para fazer meu iPhone durar o máximo possível.” Todos nós queremos que nossos iPhones durem muito tempo, mas desacelerar o processador A) terá um impacto negativo em como nossos iPhones realmente funcionam (e o quanto eu adoro isso) e B) não terá nenhum impacto em quanto tempo eles duram.

Como as baterias envelhecem (É aqui que a Apple começa a nos guiar no caminho da bateria…)

Todas as baterias recarregáveis ​​são componentes consumíveis que se tornam menos eficazes à medida que envelhecem quimicamente e sua capacidade de manter uma carga diminui. True: A capacidade de uma bateria de lítio diminui com o tempo. Mas por que estamos falando de baterias? O tempo e o número de vezes que uma bateria foi carregada não são os únicos fatores nesse processo de envelhecimento químico.

O próximo parágrafo deve fazer você pensar: “Minha bateria envelheceu.”

O uso do dispositivo também afeta o desempenho da bateria ao longo de sua vida útil. Por exemplo, deixar ou carregar uma bateria em um ambiente quente pode fazer com que a bateria envelheça mais rapidamente. Você deve perceber que sua bateria envelheceu “mais rápido” porque você esteve em ambientes quentes algumas vezes. A menos que você seja um esquimó, provavelmente pode se relacionar com isso.Sim, o seu iPhone 6 tem alguns anos e não tem a mesma capacidade de quando era novo, mas quando é que paramos de falar sobre como a Apple desacelerou o seu iPhone? Estes são características da química da bateria, comuns às baterias de íon-lítio em todo o setor.

A parte sobre o ambiente quente é verdadeira, e ambientes muito quentes podem danificar a bateria do iPhone - mas a bateria do seu iPhone provavelmente não está danificada. E leva muito tempo para a bateria do iPhone chegar ao ponto em que reduzir a velocidade do iPhone seria necessário. E novamente: a bateria não tem nada a ver com a velocidade do iPhone.

Uma bateria quimicamente envelhecida também se torna menos capaz (quanto menos capaz?) de fornecer cargas de pico de energia, especialmente em um estado baixo de carga (quão baixo? 20%? 10%? 2%?), o que pode resultar no desligamento inesperado do dispositivo em algumas situações (quais situações?)Fato: Estamos falando aqui de baterias danificadas ou extremamente velhas. A bateria do seu iPhone provavelmente é muito mais saudável do que eles gostariam que você acreditasse.

Para ajudar os clientes a saber mais sobre a bateria recarregável do iPhone e os fatores que afetam seu desempenho, publicamos um novo artigo de suporte, Bateria e desempenho do iPhone. (Mais prestidigitação.)

Agora, a Apple inventa o problema:

Não é preciso dizer que achamos que paralisações repentinas e inesperadas são inaceitáveis. Nós também pensamos assim, mas isso não estava acontecendo. Devemos falar sobre como você deixou nossos iPhones mais lentos, Apple! Não queremos que nenhum de nossos usuários perca uma ligação, perca uma foto ou tenha qualquer outra parte de seu A experiência do iPhone é interrompida se pudermos evitá-la.

Tempo esgotado! Vamos dar uma olhada no parágrafo anterior. É uma manipulação magistral. A Apple sugere que, se eles não fizessem o que fizeram (desacelerar o seu iPhone), você teria "perdido" chamadas ou deixado de tirar fotos.Estas são as duas experiências com as quais vocês se conectam emocionalmente. Mas o problema está inventado. Exceto em raras circunstâncias em que a bateria está danificada, seu iPhone antigo nunca “perderia” uma chamada e você nunca teria problemas para tirar fotos de sua família. A Apple inventou o problema de “desligamentos repentinos e inesperados” e usou exemplos que jogam com suas emoções, para que pudessem convencê-lo de que o que eles fizeram era necessário. Não se engane: os profissionais de marketing deles são inteligentes.

Evitando desligamentos inesperados (isso não estava acontecendo com iPhones normais)

Vista sua capa de chuva, porque vai chover touro$!@^:

Há cerca de um ano, no iOS 10.2.1, fornecemos uma atualização de software que melhora o gerenciamento de energia (diminuindo a velocidade do processador) durante o pico cargas de trabalho (cargas de trabalho de pico=quando você usa seu iPhone e precisa que o processador seja rápido) para evitar desligamentos inesperados em (problema inexistente , ocorrendo apenas em circunstâncias muito raras em que a bateria está danificada) iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus e iPhone SE.Eu era um técnico da Apple. Isso é raro. Com a atualização, o iOS gerencia dinamicamente (reduz) o desempenho máximo de alguns componentes do sistema (o processador, mas não vamos dizer a palavra P) quando necessário para evitar um desligamento (e todas as vezes) Embora essas alterações possam passar despercebidas (e esperávamos que passassem), em alguns casos, os usuários podem experimentar tempos de inicialização mais longos para aplicativos e outras reduções em desempenho (tudo seria muito lento)

A resposta do cliente ao iOS 10.2.1 foi positiva (incluiu muitos novos recursos), pois reduziu com sucesso a ocorrência de desligamentos inesperados (que não estavam acontecendo com você). E as atualizações de software sempre corrigem bugs. Desligamentos inesperados acontecem por vários motivos - não apenas devido a uma bateria danificada. Recentemente, estendemos o mesmo suporte (e por "suporte", queremos dizer que fizemos seu telefone mais lento) para iPhone 7 e iPhone 7 Plus no iOS 11.2 (cujos iPhones não são tão antigos e certamente não precisam de nenhum tratamento especial)

É claro que, quando uma bateria quimicamente envelhecida é substituída por uma nova, o desempenho do iPhone (desempenho da bateria?) volta ao normal quando operado em condições padrão. Esperar. Não tivemos problemas com o desempenho da bateria - tivemos um problema com o desempenho do processador.

Truque importante: toda essa declaração usa a palavra “desempenho” de duas maneiras muito diferentes. Você deveria pensar em “velocidade” quando dizem desempenho, mas isso só é verdade com o processador (uma palavra que nunca é usada nesta declaração). Quando falamos de bateria, desempenho tem a ver com sua capacidade e nada tem a ver com a velocidade do seu iPhone. Somente baterias danificadas não seriam capazes de fornecer carga suficiente para alimentar o processador.

Feedback recente do usuário

No decorrer deste outono, começamos a receber feedback de alguns (bastante maldosos) usuários que estavam tendo um desempenho mais lento em determinados situações (como quando eles estavam usando o iPhone)Com base em nossa experiência (antes de começarmos a desacelerar intencionalmente o processador junto com as atualizações de software), inicialmente pensamos que isso se devia a uma combinação de dois fatores (nem consideramos que poderia ter sido porque reduzimos o desempenho do processador, porque não queríamos contar a ninguém que tínhamos): um impacto normal e temporário no desempenho ao atualizar o sistema operacional, pois o iPhone instala um novo software e atualiza aplicativos e pequenos bugs na versão inicial que já foram corrigidos.

Você deveria acreditar que a Apple não sabia o que estava acontecendo. Eles não tinham ideia de que diminuir a velocidade do processador nos iPhones levaria a “desempenho mais lento em certas situações”. Quero dizer, você teria que ser um Gênio para descobrir isso.

Agora acreditamos que outra contribuição para essas experiências do usuário é o envelhecimento químico contínuo das baterias em dispositivos iPhone 6 e iPhone 6s mais antigos, muitos dos quais ainda funcionam com suas baterias originais.Mas o que isso tem a ver com a velocidade do iPhone? Sim, nossas baterias envelheceram, mas ainda podem fazer o trabalho, exceto quando danificadas. Talvez eles não consigam segurar tanta gasolina no tanque quanto costumavam, mas o motor ainda é o mesmo. E Apple, você foi pego diminuindo a velocidade do motor - sem fazer nada com a bateria. A bateria é uma cortina de fumaça.

Atendendo às preocupações do cliente

Sempre quisemos que nossos clientes pudessem usar seus iPhones o maior tempo possível (mas a que custo?) Nós Estamos orgulhosos de que os produtos da Apple sejam conhecidos por sua durabilidade (mas ainda assim, não deixe seu telefone cair no banheiro), e por manter seu valor por mais tempo do que o nosso dispositivos dos concorrentes, que não tem nada a ver com os problemas de desempenho

Para atender às preocupações de nossos clientes, reconhecer sua lealdade e reconquistar a confiança de qualquer um que tenha duvidado das intenções da Apple (eles estão realmente se esforçando para us), decidimos tomar as seguintes medidas:

  • A Apple está reduzindo o preço de uma substituição de bateria do iPhone fora da garantia em US$ 50 - de US$ 79 para US$ 29 - para qualquer pessoa com um iPhone 6 ou posterior cuja bateria precise ser substituída, disponível em todo o mundo até dezembro 2018. Os detalhes serão fornecidos em breve em apple.com. Esperar. A Apple desacelerou intencionalmente os iPhones das pessoas e agora está cobrando um custo reduzido para consertar a bateria, que deveria aumentar a velocidade?
  • No início de 2018, lançaremos uma atualização de software iOS com novos recursos que darão aos usuários mais visibilidade (mostraremos o que queremos mostrar) sobre a integridade da bateria do iPhone, para que possam ver por si mesmos (você faz a ligação, nós forneceremos os dados) se sua condição está afetando o desempenho. Mas você não tem como saber o que realmente fizemos até agora.
  • Como sempre, nossa equipe está trabalhando em maneiras de tornar a experiência do usuário ainda melhor, inclusive melhorando a forma como gerenciamos o desempenho (se desacelerarmos seu iPhone intencionalmente, Faremos isso de forma a não sermos pegos) e evitaremos desligamentos inesperados (nosso problema inventado) como idade das baterias.

Na Apple, a confiança de nossos clientes significa tudo para nós. Nunca vamos parar de trabalhar para ganhá-lo e mantê-lo. Somos capazes de fazer o trabalho que amamos apenas por causa de sua fé e apoio (e você não está nos processando) - e nunca esqueceremos isso ou tomaremos isso como concedido, especialmente quando somos pegos

A idade química não causa desligamentos inesperados

Nessa declaração, a Apple dá a entender que as baterias envelhecidas quimicamente são incapazes de alimentar o processador do iPhone com desempenho máximo, mas isso raramente é o caso. Então, como eles medem se a bateria é capaz de funcionar com eficiência máxima? Pela sua “era química”.

Na outra declaração da Apple, eles pegam fatos como “À medida que as baterias de íon-lítio envelhecem quimicamente, sua capacidade de manter uma carga diminui…” e misturam esses fatos com muitos “podem” e “podem” declarações, como “A impedância de uma bateria pode aumentar se ela tiver uma idade química maior” e “…a capacidade de uma bateria de fornecer energia rapidamente pode diminuir.” Não há fatos ou porcentagens aqui.

Sim, a impedância de uma bateria aumenta com o tempo, mas até que ponto? É o suficiente para causar esses “desligamentos inesperados”? Absolutamente não. Não tenho os números exatos, mas com base em minha experiência trabalhando com centenas de iPhones na Apple Store antes de qualquer um desses recursos ser introduzido, posso dizer que o problema é muito raro.

Deixe-me dizer o seguinte: faz sentido desacelerar os processadores se a bateria envelhecer a ponto de não fornecer mais carga suficiente e ocorrer desligamentos inesperados. A Apple está insinuando que eles estão medindo isso, mas não estão. Eles estão passando pela idade química da bateria.

Em sua segunda declaração, a Apple diz que determina a capacidade da bateria de um iPhone de fornecer uma carga “…observando uma combinação de temperatura do dispositivo, estado de carga da bateria e impedância da bateria”. Vamos analisar um por um:

  1. Temperatura do dispositivo: temperaturas mais frias aumentam a impedância. Os iPhones desligam quando ficam frios porque a bateria não pode mais fornecer carga suficiente e ligam novamente quando esquentam. Sou totalmente a favor deste, e isso acontece desde o surgimento dos iPhones.
  2. Estado de carga da bateria: os iPhones desligam quando passam de 1% na tela, mas ainda há alguma carga restante. Se não houvesse nada, o gráfico “conectar à energia” não seria exibido. Isso acontece desde o surgimento dos iPhones.
  3. Impedância da bateria: Esta é a nova. A Apple não está clara sobre como exatamente eles estão medindo isso, mas eles dão uma dica no início da declaração: a Apple diz que a impedância é medida por “… o número de ciclos de carga e como foi cuidado”. Os ciclos de carga são o número de vezes que sua bateria foi descarregada de 100% a 0%. Embora uma bateria com um alto número de ciclos de carga certamente tenha menos capacidade e tenha uma chance maior dessa incapacidade de fornecer uma carga adequada, essa chance é muito, muito pequena - especialmente depois de apenas alguns anos.A Apple faz um trabalho maravilhoso com sua tecnologia de bateria, e a tecnologia de bateria percorreu um longo, longo caminho. Eles estão dizendo que resolveram um problema que eles mesmos já resolveram.

Não acredito que a Apple tenha uma maneira precisa de medir se uma bateria está saudável o suficiente para fornecer uma carga suficiente para manter o desempenho máximo antes que ocorra um "desligamento inesperado" . Pense nisso: como eles iriam?

Por que eles deveriam passar pela idade química da bateria quando ela, exceto em circunstâncias raras ou extremas, não causa o problema que eles estão “resolvendo”? Se o desempenho for significativamente degradado, acredito que devemos corrigir os problemas somente depois que eles ocorrerem pelo menos uma vez. Este é um exemplo de obscurecimento de seus verdadeiros motivos, confundindo correlação com causalidade.

Prove a si mesmo: pegue seu antigo iPhone, iPad, iPod ou laptop e ligue-o

Você tem um iPod ou iPhone antigo por aí? Ele liga? Ele funciona corretamente? Que tal um laptop de 3 anos? Claro, a bateria não dura tanto, mas não há “desligamentos inesperados” a menos que a bateria esteja danificada ou muito, muito velha.Embora frequentemente descartemos aparelhos antigos devido à velocidade (lembre-se, descartamos porque são lentos), suas baterias são capazes de mantê-los ligados. Os “desligamentos inesperados” ocorrem muito raramente, e a Apple está usando linguagem para ocultar esse fato.

Seria como dizer que as pessoas de 60 anos não são mais capazes de resolver problemas matemáticos complexos, então todos precisam ser mais lentos para evitar “interrupções inesperadas”. Embora existam algumas circunstâncias raras que fazem com que pessoas de 60 anos tenham habilidades mentais diminuídas, não faz sentido desacelerar todo mundo. Se eu tivesse 60 anos e fosse mandado para uma casa, não ficaria feliz. Essa analogia certamente não é perfeita - para realmente fazer sentido, o hospital teria que vender a eles um cérebro novo e mais jovem; embora com desconto.

A cortina de fumaça da bateria

Acredito que a Apple usou o problema da bateria como uma cortina de fumaça para seu comportamento. A Apple sabe que muitos usuários do iPhone lutam com problemas de bateria, e é um fato que o desempenho da capacidade diminui com o tempo.Mas a capacidade de uma bateria não tem nada a ver com a velocidade do iPhone.

A velocidade importa

A velocidade de um iPhone afeta tudo e é uma das principais razões pelas quais as pessoas fazem upgrade. Se leva dez segundos para carregar uma página da web no meu iPhone e a pessoa ao meu lado leva dois, isso é uma grande diferença. A velocidade afeta a sensação do iPhone quando você o usa.

A Analogia do Carro

Ajuda a visualizar o problema assim: o processador de um iPhone é como o motor do seu carro e sua bateria é como o tanque de gasolina. O processador determina o quão rápido o iPhone pode ir, e a bateria determina até onde ele pode ir (ou quanto tempo dura a bateria).

À medida que as baterias de lítio envelhecem, sua capacidade máxima diminui. É aqui que a analogia do carro não é perfeita, mas imagine o seguinte: quando você comprou seu carro, ele veio com um tanque de 15 galões. Agora, 3 anos depois, seu tanque de gasolina pode conter apenas 10 galões, mas isso não tem nada a ver com a velocidade com que o carro pode ir - tem a ver com o quão longe seu carro pode ir.

A Apple diz que reduziu a velocidade do processador para evitar “desligamentos inesperados” em iPhones com baterias mais antigas. Se o tanque de gasolina do seu carro estiver danificado, ele pode “desligar inesperadamente” porque não consegue fornecer gasolina suficiente de forma consistente para alimentar o motor. Se o tanque de gasolina tiver sofrido desgaste normal e simplesmente não aguentar muito, o motor será igualmente rápido - só não irá tão longe.

É o mesmo com os iPhones. Exceto nos casos em que a bateria está danificada ou extremamente velha, uma bateria com capacidade reduzida não terá problemas para alimentar o processador - apenas não será capaz de fazê-lo por tanto tempo. Em outras palavras, você não terá a mesma duração de bateria de antes, mas não há necessidade de desacelerar o iPhone para fazer isso. “Desligamentos inesperados” são um problema raro para baterias de qualquer idade. A Apple está usando “desligamentos inesperados” como desculpa. Não é desculpa.

Como isso passou despercebido por tanto tempo?

Ao longo da história dos computadores, a velocidade de um computador diminuiu quando um novo sistema operacional foi instalado. Não foi porque o processador foi intencionalmente desacelerado. O novo software continha novos recursos e o antigo processador não conseguia acompanhar.

Mas a Apple não está apenas criando novos recursos - eles estão reduzindo a velocidade dos processadores ao mesmo tempo em que introduzem novos recursos, para que ninguém perceba - eles apenas pensam: "Oh, é mais lento porque é isso que acontece quando você coloca um novo software em um telefone antigo.” E isso é o que há de novo.

Embrulhando-o

Bem, aí está. Cabe a você tirar suas próprias conclusões. A Apple é vaga sobre quase tudo o que faz e posso não ter todas as informações. Não sou um teórico da conspiração. Mas o que a Apple fez foi "consertar" um problema que afetava apenas um punhado de proprietários de iPhone, comprometendo o desempenho de todos os proprietários de iPhone - a menos que você tenha o modelo mais novo.E eu tenho o iPhone X, então estarei operando com desempenho máximo - pelo menos até o lançamento do iOS 12.

A Apple desacelerou seu iPhone & Foi pego: o motivo falso