Anonim

Se você é um músico que deseja suas próprias músicas no Apple Music, pode estar se perguntando como carregá-las na plataforma de streaming.

É mais fácil do que você imagina, mas não é tão simples quanto carregar MP3s em uma loja de música digital e encerrar o dia.

Você precisa de um distribuidor de música

A Apple não lida diretamente com artistas, então não há como você enviar sua música para o serviço por conta própria. No entanto, se você for um artista contratado por uma gravadora, a gravadora fará todo o trabalho para você ao negociar com a Apple.

Se você é um artista independente sem contrato com uma gravadora, precisará de um distribuidor de música. Especificamente, você terá que usar um dos distribuidores de música na lista de parceiros aprovados da Apple. Até o momento, 28 parceiros listados no site da Apple oferecem serviços de distribuição de música.

Os serviços exatos oferecidos por cada provedor podem ser diferentes. Por exemplo, alguns lidam apenas com música e alguns também lidam com videoclipes ou shows ao vivo. Além disso, alguns fornecem serviços de tradução para seus metadados (por exemplo, nomes de faixas) ou permitem que você envie as letras de suas músicas.

Distribuidores diferentes são adequados para diferentes tipos de artistas. Eles também têm processos de registro específicos, etapas para inserir informações em seu banco de dados e carregar a música no Apple Music. É por isso que não podemos fornecer instruções passo a passo sobre como adicionar arquivos no site de um distribuidor e publicá-los.

Eles são todos diferentes e todos atraem diferentes tipos de artistas. No entanto, eles orientam a todos sobre como enviar um single, álbum ou vídeo.

Custa dinheiro para publicar

Os distribuidores de música não fornecem seus serviços gratuitamente. Você terá que pagar uma taxa de publicação de sua música para adicioná-la ao serviço. Essas taxas são pequenas, mas ajudam a impedir o envio de músicas frívolas. Faça cross-shop entre os diferentes parceiros de distribuição para ver quem oferece a melhor tarifa.

Você também deve considerar a comissão do distribuidor. Um corte menor para o distribuidor pode justificar uma taxa inicial mais alta, especialmente se sua música for muito ouvida!

Por exemplo, TuneCore cobra uma taxa para cada registro e upload, mas não recebe comissão. A CD Baby, por outro lado, fica com 9% das receitas de streaming e download e 15% dos roy alties de publicação.

Sua música deve atender aos padrões técnicos mínimos

Hoje, qualquer pessoa com as habilidades certas pode fazer música com qualidade profissional em casa. Isso não significa que você pode simplesmente enviar e publicar.

Os distribuidores de música têm padrões técnicos mínimos alinhados com os requisitos da Apple. Alguns distribuidores podem ter requisitos adicionais se publicarem sua música em plataformas de streaming como Spotify ou YouTube Music. Nem todo distribuidor pode concordar em colocar versões sem perdas de sua música online.

Se sua música não estiver em conformidade com o que o distribuidor exige, você pode ter que exportar suas músicas novamente de seu software de produção musical ou converter seus arquivos originais. Por exemplo, TuneCore tem um guia para seus clientes com as especificações técnicas das músicas e como converter músicas não conformes usando o aplicativo Music no Mac ou iTunes nos sistemas Windows.

Você precisará da arte da capa

Os metadados que você pode incluir no envio de sua música são opcionais. Ainda assim, uma coisa que você deve produzir além da música em si é a arte da capa. O fato de você publicar música digital para streaming não significa que seu “álbum” não precise de uma capa.

Uma capa de álbum fantástica é visualmente atraente. Antes de fazer o seu, verifique a qualidade e as dimensões da arte da distribuidora de música de sua preferência.

Se você não é um grande artista visual e não pode pagar alguém pela arte do álbum, você ainda tem várias opções acessíveis. Por exemplo, você pode usar uma fotografia e uma ferramenta como o Canva para criar uma capa de álbum. Mesmo os geradores de imagem AI, como MidJourney ou DALL-E 2, desenharão qualquer coisa que você possa imaginar por uma pequena taxa.

Você deve ter direitos sobre a música

Você deve possuir os direitos autorais da música que você enviar ou licenciá-la adequadamente do detentor dos direitos. Você pode ter que assinar uma declaração ou fornecer provas de que possui os direitos e permissão para fazer upload de músicas para o distribuidor.

Se você fez uma versão cover de uma música existente, precisará da permissão do detentor dos direitos dessa música para publicar sua capa e ganhar dinheiro com ela. Mesmo que consintam, eles têm direito a uma porcentagem de sua receita por meio de roy alties. Certifique-se disso antes de tentar enviar seus arquivos de música para um distribuidor.

Se sua música samplear a música de outro artista, as mesmas regras podem ser aplicadas dependendo das leis específicas em vigor e de como você sampleou a música. Se você usou amostras de uma biblioteca de música isenta de roy alties, verifique os termos e condições, pois o status de isento de roy alties pode vir com algumas restrições.

Embora seu trabalho seja tecnicamente protegido por direitos autorais assim que é gravado, um registro formal no órgão de direitos musicais facilita a comprovação em qualquer disputa. As regras de composição ou escrita de crédito podem variar de um país ou jurisdição para outro.

A música deve ser creditada corretamente e os roy alties distribuídos

Os direitos musicais podem ser complicados. Se você colaborou com outra pessoa (por exemplo, você está em uma banda) ou alguém contribuiu com a composição ou letra da música, essa pessoa tem direito aos créditos de composição. É uma boa ideia registrar suas músicas na organização local de direitos musicais, listando todos os que têm direito a um corte de receita.

Se você não fornecer as informações corretas ao distribuidor, isso pode levar a questões legais mais tarde, com as partes lesadas tentando reivindicar sua fatia legítima da receita.

Promovendo sua música

Distribuir seus arquivos de áudio é metade da batalha! Depois que sua música estiver nos serviços de streaming de música, você ainda precisará convencer as pessoas de que ela pertence à biblioteca de músicas do iCloud. O sonho seria colocar suas músicas em uma lista de reprodução popular do Apple Music ou até mesmo na primeira página do serviço.

Gravadoras com grandes orçamentos promocionais não têm problema em pagar por espaço publicitário para obter a maior visibilidade possível de seus novos lançamentos. No entanto, para artistas independentes, a maior dificuldade atualmente é fazer com que as pessoas se interessem por sua música.

Alguns distribuidores de música oferecem ferramentas para promover sua música. Algumas dessas ferramentas podem atrair taxas adicionais ou um corte maior para o distribuidor, mas a maré alta levanta todos os barcos. Gastar dinheiro nos tipos certos de promoção nunca é um desperdício, mas você não precisa investir muito dinheiro para promover sua música. Aqui estão algumas ideias para começar:

  • Crie conteúdo do YouTube com links para sua página do Apple Music.
  • Use a mídia social para promover sua música ou obtenha ajuda de profissionais de gerenciamento de mídia social.
  • Crie videoclipes ou capture apresentações ao vivo e use-os para material promocional.

É uma boa ideia observar como os artistas independentes de sucesso no Apple Music se comercializam. Também é importante não limitar seu público àqueles com uma assinatura do Apple Music. Muitos distribuidores também publicarão sua música em outras plataformas de streaming de música, e distribuir sua música o mais amplamente possível pode ser uma coisa boa.

Reivindicando sua página de artista

Depois que sua música for carregada no Apple Music, a etapa final é reivindicar sua página de artistas do Apple Music. Você não pode fazer isso até que seu conteúdo esteja ao vivo, mas assim que seu conteúdo estiver na plataforma, você pode usar o aplicativo Apple Music for Artists para reivindicar sua página após fornecer o nome do artista.Claro, você deve ter um ID Apple ou criar um para concluir este processo.

Você terá que fornecer algumas evidências de que é afiliado ao artista, mas depois de concordar, você deve ter acesso. Embora não seja possível fazer upload de músicas, você pode adicionar informações adicionais sobre sua apresentação e outros aspectos da página do artista.

Você pode reivindicar sua página no aplicativo iOS no iPhone ou iPad ou em qualquer outra plataforma, como macOS, Windows ou Android.

Como enviar suas músicas para o Apple Music