Apple MacBooks têm alguns dos melhores alto-falantes integrados do setor. No entanto, alguns usuários do MacBook ocasionalmente reclamam que o volume do MacBook está muito baixo.
Existem vários motivos pelos quais isso pode acontecer, e seguiremos as etapas de solução de problemas mais comuns que resolvem a maioria dos problemas relacionados ao volume do MacBook.
1. Use alto-falantes externos ou fones de ouvido
Caso o seu problema seja que o volume máximo normal do seu MacBook não seja suficiente, a primeira coisa que você deve saber é que ele não pode ficar mais alto. Não há como aumentar o volume dos alto-falantes do MacBook além do que está pronto para uso.
Se forem inadequados, você terá que usar alto-falantes externos amplificados ou fones de ouvido para ouvir seu áudio com mais clareza.
Também vale a pena lembrar que diferentes modelos de MacBooks têm diferentes configurações de alto-falantes internos. Um MacBook Air não tem a mesma potência de alto-falante que os MacBooks maiores. Alguns modelos de MacBook Pro têm subwoofers e outros não.
Portanto, pode haver alguma variação na potência de áudio do seu modelo específico. Os iMacs Apple Silicon mais recentes também atualizaram significativamente o áudio, portanto, se você realmente deseja um áudio mais potente e não deseja usar alto-falantes externos, lembre-se disso quando atualizar seu dispositivo Apple.
2. Reinicie seu Mac
Reiniciar o seu Mac pode resolver qualquer número de falhas ou bugs temporários. Certifique-se de salvar qualquer coisa em que esteja trabalhando e, em seguida, vá para o Menu Apple > Reiniciar. Em seguida, confirme a reinicialização e aguarde a conclusão.
3. Verifique o controle deslizante de volume (em todos os lugares)
A razão mais óbvia pela qual o seu MacBook tem áudio baixo é que o controle deslizante de volume está muito baixo. Você pode aumentar ou diminuir o volume usando o teclado do Mac. Por padrão, as teclas F11 e F12 diminuem e aumentam o volume do sistema. Se você ativou a opção “Usar as teclas F1, F2, etc. como teclas de função padrão” nas configurações do teclado, primeiro terá que segurar a tecla Fn para usar F11 e F12 como controles de volume.
Você também pode controlar o nível de volume usando o mouse. Selecione o ícone do Centro de Controle no canto superior direito da tela.
Agora, o ponteiro do mouse arrastará o controle deslizante Som para a esquerda ou para a direita para ajustar o volume.
4. Teste Diferentes Aplicativos
Se você estiver tendo problemas de som, é sempre uma boa ideia determinar se o problema está presente em todos os aplicativos ou apenas em um ou em uma seleção de aplicativos.Se você tiver baixo volume em apenas um aplicativo específico, é melhor verificar se esses aplicativos têm seus próprios controles de volume.
Jogos de vídeo e aplicativos de media player geralmente têm seus próprios controles deslizantes de volume que operam independentemente do nível de volume do sistema.
5. O som pode estar mudo em algum lugar
Se não houver nenhum som saindo dos alto-falantes, o áudio pode estar mudo. Qualquer ajuste do controle deslizante de volume do sistema deve remover um mudo do sistema, mas você também pode alternar o mudo usando o botão F10 ou Fn + F10 se estiver usando o modo alternativo de tecla de função.
Aplicativos individuais também podem ter uma função de silêncio. Em particular, os navegadores da web podem silenciar guias individuais ou até mesmo sites. Se você não estiver recebendo o áudio da mídia em um site, esse site ou guia pode ser silenciado.
No Chrome, você pode clicar com o botão direito do mouse na barra de título da guia e Mute Site para ativar ou desativar o áudio. Todas as guias que reproduzem áudio têm um ícone de alto-falante. No Safari, sempre que uma guia estiver reproduzindo áudio, você também verá um ícone de alto-falante na barra de título da guia; basta clicar no ícone do alto-falante diretamente para ativar ou desativar o áudio.
6. Certifique-se de que a saída de som correta esteja selecionada
Como qualquer computador, seu MacBook pode ter vários dispositivos de saída de áudio conectados a ele simultaneamente. Se a saída errada for selecionada, você poderá ouvir o áudio vindo, por exemplo, dos alto-falantes embutidos em um monitor externo.
Para alterar a saída de som atual, abra o Centro de Controle no canto superior direito da tela do macOS.
Selecione a palavra Som para expandir a seção Som do Centro de Controle.
Na lista de saídas de som, selecione a que deseja usar.
7. Desconecte os fones de ouvido Bluetooth
Temos vergonha de admitir que mais de algumas vezes, quando o som vindo de um MacBook era fino e minúsculo, era porque esquecemos de desconectar os AirPods Max sentados em um suporte ao lado do computador, e o áudio estava sendo reproduzido nos alto-falantes dos fones de ouvido.
Se você tiver fones de ouvido Bluetooth emparelhados com seu MacBook, desconecte-os ou mude para outra saída de áudio conforme descrito acima.
8. Verifique se o fone de ouvido está vazio
Se você conectou algo ao conector de fone de ouvido do MacBook, ele mudará automaticamente para o dispositivo de áudio conectado. Mude para a saída de áudio correta conforme descrito acima ou desconecte o dispositivo do MacBook plug do fone de ouvido.
9. Use um equalizador
Pode ser que, em vez de o volume estar muito baixo, você esteja ouvindo um som turvo ou abafado, dificultando o acompanhamento do diálogo ou dos detalhes mais sutis da música. Nesse caso, usar um equalizador (EQ) é a solução certa. Um equalizador permite ajustar o volume relativo de diferentes bandas de frequência em seu áudio. Por exemplo, você pode diminuir os tons graves de baixa frequência para melhorar a clareza. Usar um equalizador dessa maneira também pode tornar o alto-falante do MacBook utilizável no volume máximo com áudio de graves pesados.
O único problema é que o macOS não vem com um equalizador de áudio para todo o sistema operacional. Se você quiser ajustar o som de qualquer música que esteja ouvindo, precisará usar o equalizador desse aplicativo, se houver. O Apple Music tem um equalizador na barra de menus do aplicativo > Janela > Equalizador.
Verifique se seu aplicativo de mídia ou videogame oferece controles de EQ e use-os para ajustar o volume de saída aparente e a clareza que vem dos alto-falantes.
Se você precisar de um equalizador para todo o sistema, existem alguns utilitários de terceiros que oferecem isso. O eqMac é possivelmente o mais famoso e oferece uma versão básica gratuita.
10. Redefinir áudio principal
No macOS, há um subsistema de áudio conhecido como Core Audio. É uma API ou interface de programação de aplicativos que os aplicativos de software usam para acessar o sistema de som do Mac. Frequentemente, comportamentos estranhos de áudio de aplicativos podem ser rastreados como um problema com o Core Audio, portanto, redefinir a API pode resolver vários problemas, especialmente se forem específicos do aplicativo.
- Abra o terminal (usar a pesquisa Spotlight é o caminho mais rápido).
- Digite sudo killall coreaudiod e pressione Enter.
- Digite sua senha de administrador se solicitado.
Suponha que você não queira usar o Terminal; abra o Activity Monitor e procure por Coreaudiod. Selecione-o e pressione o botão X para encerrar o processo. Ele será reiniciado automaticamente. Esses métodos fazem exatamente a mesma coisa, então você decide!
11. Verifique se há atualizações de software
Às vezes, problemas de áudio são resultado de bugs ou incompatibilidades com softwares mais recentes. Verifique se o seu MacBook tem atualizações pendentes e instale a versão mais recente do macOS compatível com seu Mac, como Big Sur ou Monterey.
12. Redefinindo NVRAM
As falhas de áudio geralmente podem ser resolvidas redefinindo a NVRAM (RAM não volátil) do Mac. Este tipo especial de memória (anteriormente conhecido como PRAM) armazena informações de configuração. Muitas falhas e estranhezas gerais do Mac podem resultar de algo errado com os dados na NVRAM, e é por isso que redefini-la é algo que você deve tentar se seus níveis de áudio não estiverem normais e nada mais que você tentar funcionar,
Se você tiver um Mac Intel, veja como redefinir a NVRAM:
- Desconecte todos os dispositivos das portas Thunderbolt e USB (exceto o teclado, se necessário).
- Desligue o seu Mac (NÃO através do modo de suspensão usando o botão liga/desliga).
- Ligue o laptop e, assim que ligar, mantenha pressionadas Command + Option + P + R.
- Mantenha essas teclas pressionadas por pelo menos 20 segundos depois de ver o logotipo da Apple ou até ouvir o segundo som de inicialização para modelos mais antigos de Macs que ainda têm esse toque.
Depois de voltar ao macOS, vá para as Preferências do Sistema e verifique se as configurações de Exibição, Data e Hora e Disco de Inicialização são as que você deseja. Redefinir a NVRAM também redefine essas opções para o padrão.
Se você possui um Apple Silicon Mac com processador M1 ou mais recente, não é necessário fazer nada especial para redefinir a NVRAM. Basta desligar o seu MacBook, esperar um minuto e inicializá-lo novamente. Ele redefinirá automaticamente sua NVRAM se detectar algum problema.
13. Entre em contato com o suporte da Apple
Se nada do que você tentar restaurar os níveis de volume de som corretos para o seu MacBook, você terá que entrar em contato com a Apple ou com um provedor de serviços terceirizado certificado.
Possivelmente, os alto-falantes, o amplificador ou uma placa lógica que os controla desenvolveu um problema e provavelmente são necessários componentes de substituição.