O Face ID não está funcionando no seu iPhone ou iPad Pro? Se você está cansado de digitar a senha do seu dispositivo ou ID Apple o tempo todo, as correções neste guia de solução de problemas irão ajudá-lo.
Embora o Face ID seja um recurso notavelmente bem implementado, há vários casos em que ele não funciona bem no iPhone e no iPad. Por exemplo, a câmera TrueDepth pode não funcionar no desbloqueio do dispositivo ou na finalização da compra do Apple Pay. Ou pode ter dificuldade em reconhecê-lo.
Trabalhe com as correções a seguir e você poderá fazer com que o Face ID funcione corretamente no seu iPhone e iPad Pro novamente.
Você deve digitar sua senha nas seguintes instâncias
Antes de começar, é uma boa ideia se familiarizar com as situações em que você deve inserir a senha do dispositivo, apesar de ter o Face ID ativo no iPhone e no iPad. Isso acontece devido a medidas de proteção e limitações de recursos, mas é facilmente interpretado como um problema. A lista a seguir não é exaustiva, mas abrange os cenários mais comuns.
- Você acabou de reiniciar seu iPhone ou iPad.
- Você está desbloqueando o dispositivo pela primeira vez em 48 horas.
- Você não está olhando diretamente para o seu iPhone ou iPad. O Face ID verifica sua atenção para melhorar a segurança, mas você pode configurá-lo para autenticá-lo independentemente (mais sobre isso abaixo).
- Você está tentando desbloquear seu iPhone enquanto o segura na horizontal; isso não é um problema no iPad.
- Você está escondendo seu rosto com uma máscara ou óculos de sol. Falamos sobre maneiras de lidar com esse problema mais adiante na postagem.
1. Revise as configurações de identificação facial
Se o Face ID nunca aparecer para autenticar ações específicas, como compras na App Store e iTunes, é melhor começar revisando as configurações do Face ID em seu iPhone ou iPad.
- Abra o aplicativo Configurações.
- Role para baixo, toque em Face ID e senha e digite a senha do seu dispositivo iPhone.
- Ative os interruptores ao lado das atividades em que deseja que o Face ID funcione:
- iPhone Unlock: Desbloqueie seu iPhone na tela de bloqueio
- iTunes e App Store: autoriza compras no iTunes e na App Store.
- Wallet e Apple Pay: autoriza compras com Wallet e Apple Pay.
- Preenchimento automático de senha: Autentica o preenchimento automático de senha no Safari e em outros aplicativos.
- Outros aplicativos: gerencie aplicativos de terceiros compatíveis com Face ID.
2. Reinicie seu iPhone ou iPad
Se não houver nada de errado com as configurações do Face ID, tente reiniciar o software do sistema em seu iPhone ou iPad. Essa é uma solução rápida para pequenos problemas técnicos que impedem o funcionamento do recurso.
Para reiniciar qualquer dispositivo iOS ou iPadOS:
- Abra o aplicativo Configurações e toque em Geral.
- Toque em Desligar e deslize para a direita para desligar o dispositivo.
- Segure o botão superior/lateral até ver o logotipo da Apple.
3. Atualize para a versão mais recente do iOS
Face ID pode parar de funcionar devido a problemas com iOS ou iPadOS. Execute uma atualização de software e verifique se isso faz diferença.
- Abra o aplicativo Configurações e toque em Geral > Atualização de Software.
- Aguarde até que seu iPhone ou iPad procure atualizações de software do sistema mais recentes.
- Toque em Baixar e instalar para instalar uma atualização.
Não consegue atualizar seu iPhone ou iPad? Saiba como corrigir atualizações travadas do iOS ou iPadOS.
4. Enfrente a câmera TrueDepth
Para melhorar a segurança do Face ID, seu iPhone ou iPad não irá autenticá-lo, a menos que você olhe diretamente para a tela ou para a câmera TrueDepth.
Se isso o incomodar e você quiser que seu iPhone o desbloqueie de qualquer maneira, vá para Configurações > Face ID e senha e desligue a chave ao lado de Requer atenção para Face ID. Em seguida, toque em Sim no pop-up de aviso de segurança.
5. Verifique a câmera TrueDepth
Em seguida, verifique a câmera frontal do seu iPhone ou iPad e certifique-se de que nada a esteja bloqueando. Por exemplo, se você estiver usando um estojo muito volumoso, ele pode obstruir a parte superior do dispositivo. Um protetor de tela rachado (principalmente mais perto da câmera) também pode causar problemas.
Uma tela do iPhone suada ou engordurada é outro motivo que torna mais difícil para o Face ID escanear seu rosto. Limpe-o regularmente com um pano de microfibra para evitar isso.
6. Você está cobrindo seu rosto?
Face ID requer uma varredura facial completa para autenticá-lo, o que significa que você sempre deve inserir a senha do dispositivo se usar uma máscara facial. No entanto, você tem algumas maneiras de evitar isso no iPhone.
- Configurar o desbloqueio com o Apple Watch: use um Apple Watch para autenticá-lo em vez do Face ID.
- Ativar Face ID com uma máscara: configure o Face ID para autenticá-lo com uma varredura parcial ao redor da área dos olhos. Este recurso está disponível apenas para o iPhone 12 e posterior.
Face ID também não funciona bem com óculos de sol. Configure “Desbloquear com Apple Watch” ou uma aparência alternativa (mais sobre isso a seguir).
7. Adicionar aparência alternativa do Face ID
Face ID é inteligente o suficiente para se adaptar a mudanças sutis em seu rosto, mas pode ter problemas para identificá-lo se você mudar muito sua aparência, por exemplo, com óculos ou arnês. É por isso que você deve configurar uma aparência alternativa. Fazer isso:
- Vá para Configurações > Face ID e senha.
- Toque em Adicionar Aparência Alternativa.
- Toque em Continuar e siga a configuração padrão do Face ID.
8. Redefinir e configurar o Face ID do zero
Se o Face ID continuar tendo problemas para aparecer ou não reconhecer, é hora de redefinir o Face ID e configurá-lo do zero. Isso limpa o Secure Enclave, o subsistema que armazena os dados faciais, e ajuda a corrigir problemas persistentes relacionados ao Face ID.
- Vá para Configurações > Face ID e senha.
- Toque em Redefinir Face ID.
- Reinicie seu iPhone ou iPad e acesse novamente a tela Face ID e senha.
- Toque em Configurar Face ID.
- Toque em Continuar e siga a configuração padrão do Face ID.
Saiba como corrigir o erro "Face ID não está disponível" se você o encontrar durante a configuração do Face ID.
9. Redefinir todas as configurações de fábrica no iPhone
Supondo que uma redefinição do Face ID não ajudou, você deve voltar sua atenção para uma redefinição completa das configurações. Você não perderá nenhum dado, então se quiser prosseguir:
- Abra o aplicativo Ajustes e toque em Geral > Transferir ou Redefinir iPhone/iPad> Redefinir.
- Toque em Redefinir todas as configurações.
- Digite a senha do dispositivo e toque em Redefinir configurações.
Seu iPhone ou iPad redefinirá todas as configurações para os padrões de fábrica e reiniciará automaticamente. Quando terminar de fazer isso, visite a tela Face ID e senha, toque em Redefinir Face ID > Configurar Face ID e configure o Face ID do zero. Se a origem do problema foi uma falha nas configurações, você poderá usar o Face ID sem problemas.
10. Restauração de fábrica do software do iPhone
Se as soluções acima não corrigiram o Face ID no seu iPhone ou iPad, você pode estar lidando com um grave problema relacionado ao software que nada além de uma reinstalação completa do sistema pode corrigir.
- Faça backup do seu iPhone ou iPad no iCloud ou em um computador.
- Abra Ajustes e toque em Geral > Transferir ou Redefinir iPhone.
- Toque em Apagar todo o conteúdo e configurações e siga as instruções na tela para redefinir o dispositivo para os padrões de fábrica. Você pode optar por restaurar seus dados enquanto configura o dispositivo novamente.
Sem sorte? É hora de entrar em contato com a Apple
Entre em contato com o Suporte da Apple se continuar tendo problemas com o Face ID. Você pode estar lidando com uma câmera TrueDepth com defeito que justifica uma visita à Apple Store. Se você ainda deseja corrigir o problema sozinho, tente reinstalar o software do sistema e o firmware do dispositivo no modo DFU (atualização de firmware do dispositivo).