Anonim

Uma das melhores coisas sobre os smartphones modernos é que eles geralmente são resistentes à água, mas isso não significa que sejam totalmente imunes a problemas causados ​​por líquidos.

Se o seu iPhone disser “Liquid Detected” ou “charging not available”, você deve agir rapidamente para evitar danos ao seu telefone.

O que não fazer

Antes de entrarmos no que você deve fazer se vir este alerta de detecção de líquido, vamos começar com o que você não deve fazer:

  • NÃO pressione o botão de cancelamento de emergência (em algumas versões do iOS) até ter certeza de que não há nenhum líquido presente.
  • Não use ar comprimido para soprar a porta de carregamento Lightning.
  • Não tente usar nenhum outro acessório Lightning com seu telefone.
  • Evite colocar cotonetes ou outros materiais absorventes na porta.
  • Não coloque seu iPhone no arroz. A sério.
  • Não tente usar calor, como de um secador de cabelo, para secar a porta ou o cabo.

A coisa mais importante a lembrar é não entrar em pânico e ter paciência. Queremos resolver o problema sem danificar o telefone!

Remova o Cabo

Se você receber este aviso após conectar um cabo Lightning, remova-o imediatamente.Isso não apenas reduz as chances de um curto-circuito (embora o iPhone já esteja se protegendo), mas também reduz o tempo necessário para secar as coisas se um líquido for o culpado.

Ignorar o Popup

Embora você não queira usar a opção Substituição de emergência imediatamente, é seguro usar o botão Ignorar. Isso elimina a notificação de aviso, mas não permite que a corrente flua pela porta.

Se ainda tiver bateria suficiente, você pode continuar usando seu telefone e tentar carregá-lo novamente mais tarde, quando a porta estiver seca, embora haja algumas coisas que você pode fazer para acelerar isso.

Desligue o telefone

É uma boa ideia desligar o telefone para economizar a energia da bateria até que você possa carregá-lo novamente. Isso também pode ajudar a evitar mais danos causados ​​pela entrada de água.

Sacuda o excesso de líquido

De acordo com as próprias diretrizes oficiais da Apple, você deve tentar remover o excesso de líquido de sua porta. O “excesso” de líquido refere-se a gotículas visíveis, não à fina camada de umidade que torna algo úmido. Depois de desconectar o cabo, bata firmemente a parte de trás do telefone na palma da mão com a porta voltada para baixo para eliminar o excesso de umidade na porta.

Você pode querer fazer isso mais de uma vez até que não haja mais gotas saindo do telefone. Depois de sacudir o excesso de líquido, espere pelo menos 30 minutos antes de tentar novamente. Se o erro persistir, seu telefone precisa de mais tempo para secar.

Seque sua porta ao ar livre

A forma mais eficaz de secar o seu porto é deixar a natureza seguir o seu curso. Coloque o telefone em algum lugar que não tenha muita umidade, mas com bom fluxo de ar, e o líquido dentro dele deve evaporar no ar em algumas horas.

Se possível, deixe a porta voltada para baixo para que a gravidade possa ajudar a remover a umidade mais rapidamente. Você também pode usar pacotes de sílica gel ou outros desumidificadores secos para reduzir a umidade no espaço de armazenamento.

Não coloque seu telefone sob luz solar direta ou perto de uma fonte de calor artificial. Isso pode danificar seu dispositivo e, em casos extremos, até causar um incêndio na bateria.

Limpe sua porta Lightning

A Apple desaconselha enfaticamente a tentativa de colocar qualquer coisa na porta Lightning, como cotonetes, e especialmente nada condutivo, como pinos de metal. No entanto, em nossa experiência, as portas USB-C e Lightning acumulam detritos, como fiapos, com o tempo. Esses detritos podem absorver e reter a água por muito tempo, sem falar que podem causar um encaixe frouxo no seu plugue Lightning.

Inspecione a porta Lightning com uma lanterna para confirmar se há detritos dentro dela. Então, por sua própria conta e risco, você pode remover cuidadosamente quaisquer detritos com um objeto fino, rombudo e não condutor. Descobrimos que palitos de plástico chatos funcionam melhor.

Seque sua vela elétrica

É fácil esquecer que existem dois lados para esse problema, sendo o plugue que entra na porta o outro. Não faz sentido secar sua porta, colocar um tampão úmido de volta nela e iniciar todo o ciclo novamente.

Use uma toalha absorvente ou objeto similar para secar a sua vela. Deixe-o no mesmo ambiente de baixa umidade que o seu telefone e dê a eles tempo semelhante para secar.

No caso de plugues de cabo, a água pode ficar presa entre o conector de metal e a cobertura de plástico. Alguns cabos de carregamento de terceiros também podem usar um material trançado que pode reter líquidos.

Tente um carregador diferente

Em alguns casos, o aviso “líquido detectado no conector Lightning” é um falso positivo, e uma causa comum desse falso positivo é um cabo ou carregador de terceiros. Se você sabe que o cabo e a porta estão secos, tente usar hardware oficial da Apple ou hardware certificado pela MFi para garantir que a culpa não seja de um design defeituoso. Existem muitos cabos e carregadores Lightning pós-venda não certificados e mal fabricados em sites como a Amazon.

Use um carregador sem fio

Só porque a porta Lightning do seu iPhone não está aceitando energia no momento, não significa que seu telefone está fadado a morrer. Se você tiver um iPhone X ou mais recente, ainda poderá usar o carregamento sem fio para carregar seu dispositivo.

Isso é especialmente útil se o problema demorar muito para ser resolvido, pois você pode simplesmente continuar usando o telefone.

Reinicie seu telefone

Se você secou bem a porta e o cabo, mas ainda recebe o erro ao conectar o telefone, tente reiniciar o dispositivo. Vimos usuários do iPhone relatando isso corrigindo o problema em casos em que não havia água real envolvida e era apenas uma falha.

Nos iPhones com botão Início, pressione e segure o botão lateral até ver a mensagem Deslize para desligar e mova o controle deslizante para a direita. Se você tiver um iPhone mais recente sem o botão Início, precisará segurar o botão lateral e o botão de aumentar o volume simultaneamente para acessar o Slide para desligar a mensagem. Em ambos os casos, você deve pressionar o botão lateral até ver o logotipo da Apple para ligar o telefone novamente.

Quando usar o botão de cancelamento de emergência

Então, você tem um iPhone que não possui carregamento sem fio ou não possui carregamento sem fio. Você precisa carregar o telefone imediatamente e fica tentado a pressionar o botão de substituição de emergência para fazer a energia fluir novamente. Você deveria?

Se você tiver 100% de certeza de que este é um alarme falso e não há líquido na porta, vá em frente e use o cancelamento de emergência. Da mesma forma, se você deu tempo suficiente para o telefone secar, pode ser seguro pressionar esse botão.

No entanto, você o faz por sua conta e risco, pois deixar a energia fluir enquanto o líquido no conector pode causar um curto-circuito e danificar permanentemente o telefone.

Sinais de Suspeita de Danos Líquidos

A água detectada na porta do seu iPhone talvez seja um efeito colateral de danos maiores causados ​​pela água, que muitas vezes podem ser ocultados e podem danificar lentamente o telefone ao longo do tempo à medida que penetra no dispositivo ou causa corrosão.

Embora seu telefone possa ser classificado como resistente à água, isso só é verdade quando você o tira da caixa. Com o desgaste regular, é possível que as vedações que impedem que o líquido vá para onde não deveria ser comprometidas com o tempo.Isso não é grande coisa se o telefone nunca molhar, mas no dia em que cair em uma poça d'água será a primeira vez que você saberá que os lacres falharam.

A Apple colocou um indicador de contato líquido (LCI) em todos os modelos de iPhone fabricados após 2006 e oferece um gráfico da localização do LCI para cada modelo com um.

Se o seu telefone não tiver um LCI, há outros sinais. Um sintoma comum de danos causados ​​pela água é a umidade visível dentro da câmera, abaixo do vidro protetor. Os botões físicos podem parar de funcionar e os alto-falantes do telefone podem soar distorcidos. Se seu telefone foi total ou parcialmente imerso em água, especialmente água salgada, há uma boa chance de que ele tenha danos permanentes devido a um líquido.

Envie seu telefone para avaliação

Se você não conseguir resolver o problema sozinho ou suspeitar da ocorrência de danos causados ​​pela água, entre em contato com a Apple para avaliação profissional em uma loja da Apple o mais rápido possível.Um técnico de suporte da Apple confirmará rapidamente os danos causados ​​pela água após abrir o telefone ou, se não houver danos causados ​​pela água, eles poderão consertar a porta Lightning.

Você também pode ter cobertura para reparos ou substituições de danos causados ​​pela água se o seu telefone tiver seguro. Infelizmente, a garantia Apple Care + não cobre danos causados ​​pela água, mas a taxa de reparo ou substituição pode ser significativamente reduzida em comparação com a ausência da cobertura.

Como Consertar Líquido Detectado no Conector Lightning no iPhone