O Activity Monitor do seu Mac revela um programa chamado Microsoft AutoUpdate sendo executado em segundo plano? O que é isso? Você pode impedi-lo de funcionar? Vamos descobrir.
Se você usa o pacote do Microsoft Office ou outros programas autônomos da Microsoft em seu Mac, é comum ver o Microsoft AutoUpdate ativo nos bastidores. É o que mantém seus aplicativos da Microsoft sempre atualizados.
No entanto, se o Microsoft AutoUpdate resultar em lentidão e travamentos, agir como uma distração ou se você preferir atualizar seus aplicativos manualmente, poderá impedir que ele seja executado em seu Mac. Continue lendo para saber como interromper o Microsoft AutoUpdate no MacBook, iMac e Mac mini.
O que é Microsoft AutoUpdate no Mac?
Microsoft AutoUpdate é um miniaplicativo que mantém o Microsoft Office e outros programas da Microsoft como OneDrive, OneNote e Teams atualizados em seu Mac. Ele vem junto com a maioria dos aplicativos da Microsoft, mas você também pode baixá-lo e instalá-lo separadamente.
Por padrão, o Microsoft AutoUpdate verifica automaticamente se há atualizações e as instala em segundo plano. Isso é bom, pois as versões mais recentes dos aplicativos da Microsoft vêm com novos recursos, correções de bugs e melhorias.
Raramente, no entanto, as atualizações podem interromper programas ou remover recursos mais antigos. Portanto, se você preferir atualizar os aplicativos da Microsoft para Mac no seu próprio ritmo, desative o Microsoft AutoUpdate.
Além disso, o Microsoft AutoUpdate pode causar outros problemas que justifiquem sua desativação. Por exemplo, ele pode interrompê-lo solicitando que você desligue os aplicativos durante as atualizações ou falhe durante os downloads ao trocar de rede.Ele também pode consumir recursos valiosos e impedir o desempenho do sistema operacional.
Você também pode desinstalar o Microsoft AutoUpdate se não tiver mais aplicativos da Microsoft em seu Mac ou se o programa tiver seu sistema de atualização integrado. Por exemplo, você pode atualizar o Microsoft Edge sem o Microsoft AutoUpdate.
Parar Microsoft AutoUpdate no Mac
Você pode solicitar que o Microsoft AutoUpdate pare de baixar e instalar atualizações de programas da Microsoft automaticamente em seu Mac. Para fazer isso, você deve primeiro abrir o aplicativo Microsoft AutoUpdate.
No entanto, você não encontrará o Microsoft AutoUpdate no Launchpad ou na pasta Applications no macOS ou OS X. Em vez disso, você deve acessá-lo diretamente por meio de seu diretório de instalação.
1. Clique com a tecla Control pressionada ou clique com o botão direito do mouse no ícone do Finder no Dock e selecione Ir para a pasta.
2. Digite o seguinte caminho e pressione Enter:
/Library/Application Support/Microsoft
3. Na janela do Finder que aparece, procure uma pasta que comece com MAU, por exemplo, MAU2.0, e abra-a.
4. Clique duas vezes no arquivo chamado Microsoft AutoUpdate. Isso deve iniciar a caixa de diálogo Microsoft AutoUpdate.
5. Desmarque a caixa ao lado de Manter os aplicativos da Microsoft atualizados automaticamente.
Como alternativa, selecione Microsoft AutoUpdate > Preferences na barra de menus e desmarque a caixa ao lado de Automatically download and install.
6. Selecione Desativar no pop-up de confirmação.
7. Saia da janela do Microsoft AutoUpdate.
Na próxima vez que você quiser atualizar seus aplicativos da Microsoft, abra o Microsoft AutoUpdate e selecione o botão Verificar atualizações. Em seguida, selecione o botão Atualizar ao lado de um aplicativo para atualizá-lo ou Atualizar tudo para instalar todas as atualizações pendentes. Como alternativa, você pode usar qualquer opção de atualização integrada em um aplicativo da Microsoft para verificar se há atualizações.
Em um aplicativo do MS Office, como Word, Excel, PowerPoint ou Outlook, você também pode selecionar Ajuda > Verificar atualizações na barra de menus.
Se você deseja permitir atualizações automáticas da Microsoft, basta reabrir o Microsoft AutoUpdate e marcar a caixa ao lado de Manter automaticamente os aplicativos da Microsoft atualizados.
Se o Microsoft AutoUpdate continuar a incomodá-lo com notificações relacionadas à atualização, veja como desativá-las.
1. Abra o menu Apple e selecione Preferências do Sistema.
2. Selecione a categoria Notificações e Foco.
3. Selecione Assistente do Microsoft Update na barra lateral e desative a opção ao lado de Permitir notificações.
Se você deseja reativar as notificações do Microsoft AutoUpdate, visite novamente a tela acima e ative a chave ao lado de Permitir notificações.
Dica: Odeia mexer nas configurações de notificação do seu Mac? Reduza as distrações desnecessárias rapidamente com o Modo de Foco.
Excluir Microsoft AutoUpdate no Mac
Se você não tiver mais aplicativos da Microsoft em seu Mac, poderá optar por excluir o Microsoft AutoUpdate de seu computador. O processo envolve mover o applet para o Lixo e remover o agente de inicialização e as entradas do daemon de inicialização associadas ao programa.
1. Clique com a tecla Control pressionada no ícone do Finder no Dock e selecione Ir para a pasta.
2. Digite o seguinte caminho e pressione Enter:
/Library/Application Support/Microsoft
3. Clique com a tecla Control pressionada na pasta MAU e selecione Mover para Lixeira. Digite a senha da sua conta de usuário do Mac, se solicitado.
4. Abra novamente a caixa Ir para a pasta e visite o seguinte local:
/Library/LaunchAgents/
5. Mova o seguinte arquivo para a Lixeira.
Com.microsoft.update.agent.plist
6. Em seguida, visite o seguinte local:
/Library/LaunchDaemons/
7. Mova o seguinte arquivo para a Lixeira.
com.microsoft.autoupdate.helper
Se você excluir acidentalmente o Microsoft AutoUpdate e quiser recuperá-lo, faça o download e instale-o no site da Microsoft.
Atualizações importam
Embora o Microsoft AutoUpdate seja seguro, as atualizações automáticas não são para todos. Se você desativá-lo, não se esqueça de verificar e atualizar manualmente os aplicativos da Microsoft. Além disso, sinta-se à vontade para desinstalá-lo se não tiver mais nada da Microsoft para atualizar.
No entanto, se você excluir o Microsoft AutoUpdate, mas ele continuar aparecendo automaticamente no seu Mac, você pode estar lidando com um possível malware disfarçado de aplicativo legítimo. Esses principais utilitários antimalware para Mac podem ajudá-lo a lidar com isso.