Servidores DNS (Domain Name System) traduzem o nome amigável de um site (por exemplo, switchingtomac.com) em um endereço IP que aponta para o servidor específico que hospeda esse site.
Se sua configuração de DNS não estiver funcionando corretamente, essas pesquisas de DNS não funcionarão e você não acessará o site. Se você está recebendo “O servidor DNS não está respondendo” ou outras mensagens de erro relacionadas ao DNS no seu Mac, estas são algumas soluções prováveis para o problema.
Reiniciar tudo
O conselho padrão para reiniciar as coisas se aplica mais do que nunca a problemas de DNS, pois muitas vezes é um problema com a conexão com a Internet que precisa ser resolvido.Assim, reinicie todos os dispositivos da cadeia. Reinicie seu modem (por exemplo, sua fibra ONT, caixa de cabo, etc.) e seu roteador (se for um dispositivo separado). Reinicie todas as unidades de malha de satélite, extensores e repetidores. Por fim, reinicie o próprio Mac.
Alguns provedores de serviços de Internet permitem que os assinantes redefinam a conexão do ISP remotamente por meio de um site ou painel de aplicativo móvel. Se você tiver esse recurso, também poderá redefinir sua conexão ISP remotamente.
O problema é seu Mac?
Antes de começar a bisbilhotar seu Mac, você deve limitar o problema ao seu computador, ou você perderá seu tempo e possivelmente bagunçará ainda mais as coisas.
A maneira mais rápida de verificar se o problema não é com o seu Mac é abrir a mesma página da Web em um dispositivo diferente conectado à mesma rede. Como alternativa, mude seu Mac para uma conexão diferente (por exemplo, seu ponto de acesso do iPhone ou Ethernet) e veja se o problema persiste.
Você também pode tentar um navegador diferente, como mudar para o Google Chrome se estiver usando o Safari ou vice-versa.
Se o problema persistir além do seu dispositivo macOS, é melhor seguir primeiro nosso guia geral de solução de problemas de DNS. Você também pode estar enfrentando uma interrupção de DNS, que pode ser resolvida seguindo as etapas descritas em "Alterar seu servidor DNS" abaixo.
Atualize seu navegador e macOS
Suponha que você tenha atualizações de navegador pendentes no Chrome, Safari ou outro navegador. Conclua essa atualização primeiro antes de solucionar seu problema de DNS. O navegador não deve ter problemas de conexão, apesar de uma interrupção do DNS ou outro problema, pois ele se conecta diretamente a uma lista de servidores de atualização disponíveis.
Também vimos postagens em fóruns on-line indicando que os problemas de DNS em computadores macOS estão mais familiarizados com uma versão específica do macOS do que com outras. Por exemplo, parece que o macOS Big Sur, em particular, tem um problema de DNS que aparece aleatoriamente.
Se isso é um problema com versões específicas do macOS, é uma boa ideia atualizar para a versão mais recente da edição do macOS que você está executando. Como alternativa, se você estiver pronto para uma atualização significativa, atualize para a versão mais recente do macOS compatível com o hardware do seu Mac. Isso deve eliminar problemas de DNS causados por quaisquer bugs conhecidos pela Apple.
Reiniciar mDNSResponder
Se você abrir o macOS Activity Monitor, verá um processo chamado “mDNSResponder” como um dos muitos programas em execução no segundo plano do sistema operacional. Este pequeno software tem uma função importante: ele procura dispositivos na rede que usam o protocolo de rede de configuração zero Bonjour da Apple.
Centenas de dispositivos, aplicativos e recursos do macOS dependem do mDNSResponder para funcionar corretamente, mas às vezes o processo dá errado. Isso pode levar a um comportamento estranho da rede, que inclui erros de DNS ao tentar navegar em sites.
- Abra o Monitor de Atividade procurando por ele na Pesquisa do Spotlight. Você pode abrir a pesquisa do Spotlight pressionando Command + Espaço.
- Procure mDNSresponder na lista de processos em execução usando a função Pesquisar.
- Selecione-o e selecione o ícone X para encerrar o processo.
- Confirme que deseja forçar o encerramento do mDNSresponder.
- Tente abrir o site novamente.
Limpar Caches DNS
Um dos problemas mais comuns é um cache DNS corrompido ou desatualizado. O cache DNS lista endereços de sites e seus endereços IP relacionados.
Os sites que você visita com frequência ou visitou recentemente têm seus endereços IP armazenados em cache para que, na próxima vez que você os vir, o navegador vá direto para o servidor em vez de consultar primeiro o servidor DNS.
Se o endereço IP mudou ou o servidor naquele endereço específico está inativo, seu cache DNS agora aponta para o lugar errado e o site não carrega. Você pode “limpar” o cache DNS, o que significa apagá-lo. Isso força seu navegador a obter novas informações do servidor DNS:
- Abra o Terminal. Você pode encontrá-lo pressionando Command + Espaço e pesquisando por “Terminal”.
- Em seguida, executaremos um comando usando “sudo” ou “Super User DO”. Isso eleva o comando ao nível de administrador mais alto. Pode ser necessário inserir a senha de administrador do seu Mac ao executar esses comandos.
- O comando de terminal exato para liberar o DNS no macOS difere dependendo da versão em execução. Os comandos a seguir são específicos para cada versão listada do macOS.
Para Mojave (versão 10.14), High Sierra (versão 10.13), Sierra (versão 10.12), Mountain Lion (versão 10.8) e Lion (versão 10.7) use:
sudo killall -HUP mDNSResponder
Para El Capitan (versão 10.11) e Mavericks (versão 10.9):
sudo dscacheutil -flushcache sudo killall -HUP mDNSResponder
Para Yosemite (versão 10.10):
sudo discoveryutil mdnsflushcache sudo discoveryutil udnsflushcaches
Para Snow Leopard (versão 10.6) e Leopard (versão 10.5):
sudo dscacheutil -flushcache
Para Tiger (versão 10.4):
lookupd -flushcache
Agora seu cache DNS está vazio e todos os problemas relacionados ao cache devem ser resolvidos. Se você não sabe qual versão do macOS você tem, confira Qual versão do macOS eu tenho?
Se você precisar liberar o DNS em dispositivos Windows, iOS ou Android, confira nosso Guia de Liberação de Cache de DNS.
Altere seu servidor DNS
Em geral, os ISPs mantêm seus próprios servidores DNS para que seus clientes possam obter grande capacidade de resposta ao navegar em sites. Seu roteador obtém automaticamente os endereços do servidor DNS do seu ISP e todas as solicitações de servidor de nomes vão para esses servidores.
No entanto, você não precisa simplesmente usar o servidor DNS fornecido pelo seu ISP. Na verdade, muitos ISPs têm servidores DNS bastante ruins, então é melhor mudar para aqueles geralmente considerados de primeira classe.
- Abra o Menu Apple e selecione Preferências do Sistema.
- Em seguida, selecione Rede.
- Agora escolha a conexão de rede para a qual deseja especificar um servidor DNS. Se estiver usando Wi-Fi, selecione a conexão Wi-Fi relevante. Se você usar várias interfaces de rede, terá que repetir essas etapas para todas elas.
- Selecione Avançado e selecione a guia DNS.
- Para adicionar um servidor DNS, selecione o botão + na seção Servidores DNS.
Qual servidor DNS você escolhe depende de você, mas Cloudflare DNS e Google DNS são altamente recomendados.
Uma boa primeira escolha é o servidor DNS público rápido e preciso do Google. Estes são os detalhes a serem inseridos:
- 8.8.8.8
- 8.8.4.4
- 2001:4860:4860::8888
- 2001:4860:4860::8844
Estes são os servidores a serem adicionados ao Cloudflare DNS:
- 1.1.1.1
- 1.0.0.1
- 2606:4700:4700::1111
- 2606:4700:4700::1001
Uma terceira boa alternativa é o OpenDNS. Estes são os endereços dos servidores:
- 208.67.222.222
- 208.67.220.220
Você pode até mesmo usar serviços Smart DNS especializados que fornecem controle refinado de sua experiência na Internet e podem até permitir que você contorne o bloqueio de conteúdo baseado em localização. No entanto, a maioria dos serviços DNS inteligentes exige uma taxa de assinatura.
Verifique o firewall do Mac
Em alguns casos, seus problemas de DNS podem resultar de um problema com o firewall do seu Mac. Um firewall é um filtro de rede de software ou hardware que bloqueia o tráfego não autorizado. Seu firewall pode bloquear sua conexão com o servidor DNS por algum motivo. Confira o guia de configuração do firewall do Mac para obter detalhes sobre como ativar, desativar e configurar o firewall.
Configurar roteamento personalizado usando o arquivo Hosts
Os sistemas operacionais modernos possuem uma tabela de roteamento local conhecida como arquivo Hosts. Este é um documento de texto simples que seu navegador sempre verificará antes do cache DNS ou de um servidor DNS.
Se estiver tendo problemas apenas com sites específicos, você pode configurar uma rota personalizada para esse site editando o arquivo hosts. Este arquivo contém uma lista de “nomes de host”, que é apenas um endereço IP e o URL do site que o acompanha.
É tão simples quanto adicionar um endereço IP e a URL do site. Você pode redirecionar o URL para qualquer endereço IP que desejar, que tem seus usos, mas aqui queremos que ele aponte para o site que queremos visitar.
Você pode configurar uma lista de redirecionamentos permanentes para seus sites mais críticos para que nenhum problema de DNS possa afetá-los. Confira nosso guia de edição de arquivo macOS Host para obter instruções exatas.