Anonim

Se precisar conectar seu MacBook a uma televisão, você tem várias opções. A maioria deles é rápida e fácil, embora em alguns casos você possa ter que fazer um pouco de trabalho braçal extra.

Depende do tipo de MacBook que você possui, da televisão e, às vezes, dos dispositivos conectados à TV. Orientaremos você sobre as principais coisas que você precisa saber e os métodos mais eficazes para colocar seu MacBook na tela grande.

Qual MacBook você tem?

A Apple criou o hábito de mudar radicalmente as portas disponíveis em seus computadores MacBook. Se você tiver um MacBook mais antigo de antes de 2016, encontrará uma variedade de portas na máquina. Isso inclui uma porta HDMI padrão.

Se você tiver um MacBook Pro 14 ou 16 de 2021 ou mais recente, também encontrará uma porta HDMI em seu computador. Se você possui um MacBook fabricado entre esses anos ou mesmo um MacBook Pro 13 of Air 2021, encontrará apenas duas ou quatro portas USB-C habilitadas para Thunderbolt. As portas Thunderbolt são versáteis, mas não podem ser conectadas diretamente a um HDMI.

Os modelos MacBook Pro e MacBook Air entre 2008 e 2010 apresentavam uma mini saída de vídeo DisplayPort. Você precisará de um adaptador mini DisplayPort para HDMI se quiser se conectar à maioria das TVs usando esta porta.

Se você tiver um modelo de MacBook sem porta HDMI, terá que procurar uma solução diferente ao conectar a um monitor externo. Para a maioria das pessoas, isso significa comprar dongles.

Obtenha um adaptador HDMI ou DisplayPort

Se você estiver no barco do MacBook Thunderbolt 3 somente, terá que investir em um adaptador para fornecer ao seu MacBook uma conexão HDMI ou DisplayPort.Na maioria dos casos, HDMI é o caminho certo a seguir, pois todas as TVs de tela plana suportam HDMI. DisplayPort é encontrado principalmente em monitores de computador, embora alguns monitores de grande formato os tenham.

Você pode comprar um adaptador HDMI que adiciona apenas HDMI ou pode obter o recurso como parte de um dock multifuncional. Embora um dock seja muito mais caro do que um adaptador HDMI simples, é uma compra melhor a longo prazo, pois oferece acesso a uma variedade de conexões que você precisará eventualmente.

Preste atenção especial à resolução e taxa de atualização suportada por um determinado adaptador HDMI. Isso é particularmente importante ao conectar a uma TV 4K, pois muitos adaptadores suportam apenas 24 Hz ou 30 Hz nessas resoluções. Embora isso provavelmente seja bom para uma apresentação de slides ou para reproduzir a maioria dos conteúdos de vídeo, é muito instável para uso em desktop.

Obter o cabo certo

Agora que seu MacBook tem a conexão adequada para fazer a interface com uma TV, precisamos de um cabo para preencher a lacuna. Se você comprou um adaptador HDMI, use um cabo HDMI.

Embora você possa ouvir muitos conselhos sobre qual cabo HDMI é o “certo” para comprar, a verdade é que qualquer cabo HDMI funcionará bem. No entanto, para usar uma tela 4K a 60 Hz, você precisa de um cabo HDMI 2.0 ou mais recente. Se estiver usando um cabo HDMI 1.4b mais antigo, você ficará limitado a 30Hz em 4K.

Se você precisa conectar seu MacBook a uma TV distante, por que não considerar a compra de um cabo HDMI longo? Os cabos HDMI podem ter até 20 metros de comprimento antes de precisar de um repetidor de sinal energizado. Se você estiver fazendo uma apresentação ou precisar se conectar a uma TV distante, um desses cabos é muito menos complicado do que uma conexão sem fio. Sem falar que é muito mais confiável!

Considere investir em um rolo de fita gaffer de lojas online como a Amazon para proteger o cabo se for uma configuração temporária. Se for uma necessidade permanente, instalar o cabo profissionalmente é uma boa ideia.

Verifique as entradas da sua TV

Agora que fornecemos ao seu MacBook uma maneira de se conectar à TV e classificar um cabo, como o conectamos à TV?

Na parte de trás da sua televisão, você deve ver um conjunto de portas HDMI. Se houver uma porta aberta, tudo o que você precisa fazer é conectar uma extremidade do cabo HDMI a uma entrada de vídeo livre. Se todas as portas estiverem esgotadas, você pode desconectar uma, mas pode não querer fazer isso em alguns casos.

Se a TV não tiver portas HDMI suficientes, você pode usar uma chave HDMI. Este é um dispositivo com várias entradas HDMI e uma única saída HDMI. Você pode usá-los para expandir o número de portas HDMI de uma TV.

Você também pode notar conexões VGA ou DVI em alguns modelos de TV. Não recomendamos o uso dessas conexões, a menos que você já tenha os cabos e adaptadores corretos e não possa usar HDMI por algum motivo.

Se usar uma conexão com fio não for uma opção, sua única opção é usar uma conexão sem fio.

Use Airplay

AirPlay é a tecnologia de transmissão sem fio interna da Apple. Você pode transmitir sua área de trabalho macOS (e iPhone ou iPad) para qualquer dispositivo compatível com a atuação como um receptor AirPlay. Para TVs, isso significa transmitir para um dispositivo Apple TV conectado a uma TV via HDMI.

Como a Apple não faz um aparelho de TV (ainda), esta é uma opção bastante limitada. Claro, você pode carregar uma Apple TV com você se quiser espelhar sua tela sem fio em qualquer TV habilitada para HDMI, mas não é a solução mais prática. Se você for usar o Airplay em sua própria casa, pode valer a pena investir em uma Apple TV.

A boa notícia é que algumas Smart TVs (por exemplo, Samsung e Sony) agora têm suporte para Apple Airplay 2, a versão mais recente da tecnologia no momento da redação deste artigo.Alguns modelos de dispositivos Roku também suportam AirPlay. Você terá que verificar se o seu modelo específico de TV ou Roku suporta Airplay ou não. Outro problema com o uso do AirPlay na estrada é que ambos os dispositivos precisam estar na mesma rede Wi-Fi.

Configuração inicial do AirPlay

Antes de usar o AirPlay pela primeira vez, você deve verificar se o recurso está ativado. Selecione o ícone do Menu Apple no canto superior esquerdo da área de trabalho do macOS.

Em seguida, vá para Preferências do sistema > Monitores.

No menu suspenso Adicionar monitor, você verá a Apple TV ou outro dispositivo AirPlay listado.

Na primeira vez que você adicionar um monitor AirPlay, pode ser necessário inserir um código que será exibido na TV para autenticação.

Em versões mais antigas do macOS, você também pode ver o ícone do AirPlay na barra de menus. Nesse caso, você pode clicar nele diretamente para ativar ou desativar a exibição do AirPlay.

Transmitir conteúdo para um Chromecast

Como há tão poucos dispositivos AirPlay por aí, você pode considerar um Google Chromecast. Muitas smart TVs e Android TVs têm o Chromecast integrado. O único problema é que os Apple MacBooks não oferecem suporte nativo ao espelhamento de suas telas para dispositivos Chromecast.

Você pode transmitir conteúdo de serviços do Google, como o YouTube, para um Chromecast de um Mac, mas isso não é o mesmo que espelhar a tela do seu Mac usando o AirPlay.

O único recurso aqui é usar aplicativos de terceiros, como o AirBeam TV. Existem muitas opções diferentes na Mac App Store com preços diferentes, portanto, escolha com calma a que melhor se adapta às suas necessidades.

Exibição espelhada ou estendida?

Ao conectar um monitor externo, como uma TV, ao seu MacBook, você pode usá-lo como um monitor espelhado ou estendido. Com o espelhamento de tela, a tela do MacBook e a tela da TV mostram exatamente a mesma imagem.

Isso é útil quando a TV não está visível para você durante a apresentação, mas há algumas ressalvas aqui. As TVs modernas têm uma proporção de 16 × 9 e os MacBooks têm uma proporção de 16 × 10. Eles também têm resoluções diferentes. Se a TV estiver espelhando a tela do seu Mac, ela será dimensionada para caber, o que não parecerá bom para o seu público. Você deve fazer da TV sua tela principal e fazer com que a tela do MacBook a espelhe. Agora a imagem do MacBook ficará abaixo do ideal, mas você é o único que pode vê-la.

Se você estiver usando o monitor externo como um monitor estendido (o que deve ser o padrão), ele terá uma área de trabalho separada. Você pode mover janelas para ele e usá-lo como uma tela separada.

Ajustando a resolução e taxa de atualização

Normalmente, o macOS detecta corretamente a resolução e a taxa de atualização da sua TV, então você não precisa fazer nada. Infelizmente, às vezes dá errado, caso em que você terá que corrigir a configuração manualmente.

Primeiro, selecione o ícone do Menu Apple no canto superior esquerdo da área de trabalho do macOS. Em seguida, selecione System Preferences > Displays > Display Settings.

Escolha a TV na lista à esquerda de telas conectadas. Em Resolução, selecione Dimensionado para ver uma lista de resoluções.

Escolha o correto para sua TV. Se for uma TV 4k, a resolução adequada é 3840×2160. Se for uma TV Full HD, o número correto é 1920×1080.

Em Taxa de atualização, escolha o número correto para o seu monitor. Para a grande maioria dos monitores, 60hz é a melhor escolha. No entanto, seus adaptadores, cabos e até MacBooks mais antigos podem suportar apenas 30 Hz em resoluções de 4K. Você pode usar com segurança uma TV 4K em 1920 × 1080 e aumentar a taxa de atualização. Isso tornará a imagem um pouco mais confusa, mas melhorará a suavidade do movimento.

Ajustando as configurações da sua TV

Temos conversado principalmente sobre como alterar as configurações do seu MacBook para obter a melhor imagem na sua TV, mas há algumas coisas que você pode querer alterar na TV também.

Algumas TVs têm um recurso de overscan onde uma parte do quadro não é visível. Quando conectado a um computador, isso não é algo que você deseja, portanto, consulte o manual da TV. Deve haver uma configuração para ajustar a imagem na tela sem overscan.

Sua TV também pode ter um modo PC ou algo semelhante que remove os efeitos de pós-processamento que afetam a nitidez, atraso de entrada e suavização de movimento. Isso pode prejudicar a experiência de usar seu MacBook com uma TV, por isso é melhor desativar efeitos desnecessários.

Enviando áudio para sua TV

Mesmo se você estiver conectado a um monitor externo, como uma TV, ainda poderá obter áudio dos alto-falantes internos do seu MacBook. Você também pode usar alto-falantes ou fones de ouvido conectados ao conector de fone de ouvido. O mesmo vale para o áudio Bluetooth, seja usando um alto-falante sem fio ou fones de ouvido como os AirPods Max.

No entanto, se você estiver conectado a uma TV via HDMI, poderá facilmente enviar áudio para a TV e obter o som da tela. Você deve escolher a TV como dispositivo de saída de som.

Com a conexão HDMI conectada e sua imagem funcionando corretamente na tela, basta selecionar o botão Control Center no canto superior direito de a área de trabalho do macOS. Em seguida, selecione a seta voltada para a direita ao lado de Som.

Agora basta selecionar o dispositivo de áudio HDMI no menu.

O som agora deve mudar para os alto-falantes da TV.

Como usar a TV com a tampa fechada

Em alguns casos, você pode não querer ter a tela do MacBook visível ao conectar seu computador Mac a uma TV. Por exemplo, você pode deslizá-lo para baixo da TV e usar a tela grande como tela principal.

A boa notícia é que você não precisa fazer nada de especial para habilitar esse recurso. Desde que você tenha um mouse e teclado externos conectados, junto com a própria TV, você pode fechar a tampa e o MacBook mudará para o monitor externo como o único monitor principal.

Ei! Estou na TV!

Como vimos, conectar seu MacBook a uma TV geralmente não é diferente de conectá-lo a um monitor de PC externo. Embora uma TV geralmente não seja uma excelente tela de desktop, ela é perfeita para assistir a filmes ou fazer apresentações.Se você é um jogador de Mac, também pode ser bom inicializar o Apple Arcade, conectar um controlador e passar algum tempo apenas relaxando em vez de trabalhar. Não que este guia esteja pronto, é exatamente isso que vamos fazer.

Como conectar um MacBook à sua TV