Macs têm a reputação de serem inadequados quando se trata de jogos. Ninguém compra um Mac para jogar. Eles apenas jogam em Macs porque é isso que eles têm.
A verdade é que os jogos para Mac progrediram aos trancos e barrancos, mas o Windows ainda tem a maior parte dos jogos para PC. A boa notícia é que você pode jogar muitos jogos do Windows no seu Mac e eles funcionarão bem se você tiver o hardware para isso. Abordaremos todas as opções mais práticas que os jogadores de Mac têm para jogar jogos do Windows.
Intel x Apple Silicon Macs
Você deve saber que a Apple mudou para suas CPUs e GPUs. Chamados de “Apple Silicon”, os Macs modernos agora usam o mesmo hardware que você encontra nos iPhones e iPads. Você encontrará Apple Silicon em computadores populares como o M1 MacBook Air, M1 Mac Mini e M1 MacBook Pros.
Isso traz muitas vantagens, mas se você quiser jogar jogos do Windows em seu Mac, alguns dos caminhos que discutimos abaixo não estão disponíveis para você. Ou, pelo menos, requer uma etapa extra para funcionar.
Verifique se há uma versão para Mac
Antes de fazer algo muito complicado, verifique se não existe uma versão nativa do Mac do jogo que você deseja jogar. É fácil presumir que um jogo é apenas para Windows, mas você pode se surpreender com a quantidade de jogos com versões nativas para Mac.
Por exemplo, Borderlands 3 (um título de 2019) tem uma excelente versão nativa para Mac. Ao comprá-lo, você geralmente recebe as duas versões do jogo, portanto, talvez já possua as versões para Mac dos jogos para Windows que comprou.
Usando seus clientes de desktop, você pode verificar facilmente se possui a versão para Mac de um jogo em suas bibliotecas Steam, Epic Game Store, Battle.net ou Good Old Games (GoG). Basta filtrar os jogos em sua biblioteca por sistema operacional.
Em cada vitrine, você também pode filtrar jogos para mostrar apenas títulos com versão para Mac. Observe que, se você estiver executando o macOS Catalina ou mais recente, os jogos para Mac de 32 bits não funcionarão mais.
Procure por portas não oficiais
Embora o desenvolvedor oficial de um jogo não forneça uma versão oficial para Mac, às vezes você pode encontrar portas feitas por fãs que criam versões jogáveis desse jogo no Mac.
Por exemplo, você pode jogar o jogo Diablo clássico usando DevilutionX, e ele funcionará em qualquer Mac moderno, desde que seja um aplicativo de 64 bits. Outro ótimo lugar para procurar são as portas de origem do Mac. Este site coleta portas de origem, portas não oficiais feitas para jogos em que o código-fonte foi lançado ao público.
Você ainda precisará comprar o jogo original e depois convertê-lo usando as instruções fornecidas, mas no final você terá um jogo que roda perfeitamente no macOS.
Execute o Windows com o Boot Camp
A maneira mais eficaz de jogar jogos do Windows em um Mac é instalar o Windows nele e transformá-lo efetivamente em um PC com Windows. Usando o recurso oficial do macOS Boot Camp, você pode fazer isso, o que permite a inicialização dupla entre uma instalação do macOS e do Windows.
Com o Boot Camp configurado adequadamente e todos os drivers corretos instalados, os programas e jogos do Windows serão executados exatamente como em um computador Windows. Assim, você pode jogar jogos do Windows Steam e jogos que requerem OpenGL, que a Apple não suporta mais.
Infelizmente, o Boot Camp não funciona com Apple Silicon Macs, e a maioria dos Macs que executam CPUs Intel têm GPUs integradas fracas, então você não jogará nada particularmente novo ou complexo. Se você tem um Intel Mac com uma poderosa GPU discreta, vai se divertir!
O processo do Boot Camp é bastante complicado, merecendo um guia completo. Felizmente, temos um guia detalhado do Boot Camp para você jogar no seu Mac.
A principal desvantagem do Boot Camp é que você precisa reiniciar o computador toda vez que quiser jogar. Se isso soa muito chato, a próxima opção pode ser mais atraente.
Executar uma máquina virtual
Uma máquina virtual é um tipo especial de software que engana os sistemas operacionais fazendo-os pensar que estão sendo executados em um computador real. É um computador simulado e, ao usar este software, você pode executar sistemas operacionais como Linux ou Windows no macOS.
Existem várias opções de máquinas virtuais para usuários de Mac, mas VMWare Fusion e VirtualBox são provavelmente as opções mais conhecidas. Usar uma máquina virtual pode ser uma solução conveniente e eficaz para jogos relativamente simples do Windows ou títulos mais antigos. No entanto, recursos avançados de GPU que exigem drivers nativos podem não funcionar bem em uma máquina virtual, aparecendo como falhas ou desempenho impossível de reproduzir.
As máquinas virtuais são boas principalmente para acessar software de produtividade ou pacotes específicos que não possuem uma versão nativa do Mac. Portanto, quando se trata de jogos, sua milhagem pode variar.
Virtual Machines on Apple Silicon
Se você estiver usando um Apple Silicon Mac, ainda poderá executar máquinas virtuais com o Windows. Ainda assim, você está limitado a executar a versão ARM do Windows, pois ela corresponde à arquitetura da CPU do computador Apple Silicon.
Windows para ARM executa aplicativos padrão do Windows usando uma camada de tradução semelhante ao Rosetta 2 para executar aplicativos Mac Intel em Apple Silicon não Intel. No entanto, está longe de ser tão eficiente ou performático.
Se você tentar executar um jogo do Windows como este, estará executando várias camadas de emulação e virtualização. Essa é uma receita para um desempenho completamente injogável e, no momento em que escrevo, não podemos recomendá-la.
Use Cloud Streaming
Você pode jogar jogos do Windows em seu Mac sem realmente jogá-los em seu Mac! Quão? A resposta é jogos na nuvem. O computador real que executa o jogo está em um data center em algum lugar, o som e o vídeo são transmitidos para o seu computador e seus comandos são enviados de volta.
Contanto que você tenha a conexão correta com a Internet e more perto o suficiente do data center para uma boa latência, pode ser uma excelente experiência. Embora seja altamente recomendável usar Ethernet em vez de Wi-Fi, se possível.
A melhor parte do streaming na nuvem é que você não precisa limitar seus jogos ao seu Mac. Você pode pegar e continuar seu jogo em um telefone celular ou até mesmo em alguns decodificadores, como Google Chromecast ou Android TV.
Serviços notáveis de streaming de jogos incluem Google Stadia, Nvidia GeForce Now, Xcloud do Microsoft Xbox e PlayStation Now. Melhor ainda, muitos desses serviços também podem ser executados em dispositivos iOS para que você possa jogar em equipamentos da Apple que não sejam o seu Mac.
Use Crossover Mac, PlayOnMac, Parallels Desktop ou WINE
Embora uma máquina virtual tradicional possa funcionar para muitos jogos do Windows no Mac, a melhor solução geral pode muito bem ser uma camada de compatibilidade ou um sistema híbrido que também usa virtualização. A principal vantagem aqui (além do desempenho) é que você não precisa reiniciar o Mac ou alternar entre o sistema bare metal e a máquina virtual. Os jogos devem ser executados como qualquer outro aplicativo para Mac aos olhos do usuário.
Crossover Mac (US$ 49,95)
Crossover é uma implementação comercial do projeto WINE, que abordaremos mais adiante. O Crossover traduz a “linguagem” dos aplicativos do Windows em algo que o macOS entende e vice-versa. Essa abordagem é eficaz na prática e é rápida o suficiente para que muitos jogos sejam executados em um estado jogável.
E o Apple Silicon? Embora haja uma penalidade de desempenho maior, os aplicativos do Windows podem ser executados através do Crossover por meio de uma camada tripla de emulação e virtualização.Por que usar o Crossover em vez de simplesmente usar o WINE gratuito e de código aberto? A resposta é que o Crossover tem uma equipe dedicada de desenvolvedores que introduz ajustes e correções específicos para os títulos mais populares. Assim, você pode jogar com o melhor desempenho possível nas circunstâncias.
Crossover é bastante caro, mas custa menos que uma licença do Windows, e há uma avaliação gratuita para garantir que seus jogos favoritos funcionem antes de pagar qualquer coisa.
PlayOnMac (Grátis)
PlayOnMac é um aplicativo gratuito de camada de compatibilidade e emulação para Mac OS X baseado no projeto WINE, assim como o CrossOver. O aplicativo “envolve” cada aplicativo do Windows em uma camada de compatibilidade e faz ajustes automaticamente por aplicativo, graças a um banco de dados online de ajustes. O PlayOnMac pode não ter a compatibilidade mais ampla em comparação com as soluções comerciais, mas é gratuito, então não custa nada tentar.
Parallels Desktop (a partir de US$ 79,99)
Como o CrossOver, o Parallels Desktop usa a tecnologia de virtualização e a versão ARM do Windows para rodar em máquinas Apple Silicon. O pessoal que faz o Parallels fez muita otimização. Se você deseja apenas jogar, o Parallels possui um modo especial “Somente jogos” que garante o melhor desempenho usando OpenGL ou DirectX. É tão fácil quanto instalar um cliente de jogo como o Steam para Windows usando o Parallels e executar seus jogos.
Usando um Apple Silicon Mac, eles recomendam um com 16 GB de RAM, pois isso afeta significativamente o desempenho em alguns jogos.
WINE (gratuito e de código aberto)
WINE (Wine não é um emulador) é o avô da compatibilidade para sistemas operacionais do tipo Unix, como macOS, Linux e BSD. Conforme observado acima, o WINE forma a base de soluções comerciais como Crossover e PlayOnMac, mas você não terá suporte pago aqui.É tudo voltado para a comunidade.
Isso não é uma coisa ruim. Claro, você pode até descobrir que a comunidade Wine é um lugar acolhedor, com muitos tutoriais e usuários úteis em fóruns. O Wine funciona com Apple Silicon Macs a partir da versão 6.1, mas você está limitado a arquivos executáveis (.exe) do Windows de 64 bits.
Opção futura: Apple Silicon Linux com Proton
Como o macOS, o Linux teve uma reputação bastante ruim como plataforma de jogos durante a maior parte de sua existência, mas isso mudou rapidamente recentemente. Existem muitos jogos que agora funcionam perfeitamente graças à camada de compatibilidade do Proton, e existem PCs oficiais para jogos, como o Steam Deck, que usa apenas o Proton.
Embora ainda não esteja pronto, os desenvolvedores estão trabalhando em uma versão nativa do Linux para Apple Silicon. O pessoal por trás do Proton também está trabalhando nos ajustes necessários para que o Proton funcione em uma versão Apple Silicon do Linux.Embora provavelmente nunca seja tão bom quanto os jogos DirectX nativos executados em um PC para jogos com Windows, essa opção futura pode chegar muito perto!