Os computadores Apple Mac geralmente são sólidos quando se trata de confiabilidade, mas às vezes você pressiona o botão liga / desliga e não obtém nada além de uma tela preta! Talvez o seu Mac ligue, mas você não consegue inicializá-lo no sistema operacional. Se você não conseguir ligar o seu Mac ou inicializá-lo no macOS, aqui estão algumas etapas que você pode seguir para voltar aos negócios.
1. Execute um ciclo de energia forçada
Macs não têm um interruptor de energia físico que conecta ou desconecta o fluxo de energia. É apenas um botão que envia uma instrução ao computador para desligar, ligar ou dormir.
Macs às vezes podem travar em uma situação em que o sinal de inicialização é ignorado, mas há uma proteção contra falhas integrada que deve fazer o sistema ligar (ou desligar) na maioria dos casos. Tudo o que você precisa fazer é pressionar e segurar o botão liga/desliga por pelo menos 10 segundos, após o que o Mac será forçado a desligar ou ligar, dependendo do estado atual.
Suponha que você veja o logotipo da Apple. Parabéns! Seu Mac agora está ligado, mas você ainda pode encontrar problemas adicionais de inicialização.
2. Aprenda os ícones de erro de inicialização
Se o seu Mac ligar, mas não inicializar na tela de login do macOS, provavelmente você está enfrentando algum tipo de problema. Você verá um ícone de erro que se refere a problemas específicos na maioria das vezes.
Você está olhando para o símbolo de proibição se vir um círculo atravessado por uma linha.Tudo isso significa que a versão do macOS no disco rígido do qual seu Mac está tentando inicializar possui uma versão do macOS que não é compatível com o Mac em questão. Isso geralmente acontece quando você troca os discos rígidos ou instala uma segunda unidade a partir da qual o Mac tenta inicializar erroneamente.
Um ponto de interrogação significa que seu disco rígido não possui macOS ou que seu Mac simplesmente não pode vê-lo. Verifique se o disco rígido está conectado corretamente (se aplicável) ou revise suas preferências de disco de inicialização, que abordaremos abaixo.
Se você vir um ícone de cadeado, isso significa que este Mac tem uma senha de firmware definida. Você só verá isso se estiver tentando inicializar usando uma unidade externa. Você terá que pedir a quem definiu a senha para inseri-la para você ou dizer o que é. Da mesma forma, você pode ver um código PIN de bloqueio do sistema, o que significa que o Mac foi bloqueado remotamente e precisa de sua senha.
3. Tente iniciar o Mac no modo de segurança
Há um modo de segurança macOS especial que você pode inicializar se o seu Mac ligar, mas não concluir a inicialização até o login ou a área de trabalho. O modo de segurança é um modo limitado no macOS que carrega apenas o essencial. É útil usar os utilitários do Mac para solucionar problemas do sistema ou restaurar um backup do Time Machine para quando o computador estava funcionando corretamente. Você também pode excluir todos os aplicativos que possam estar causando problemas.
Ativar o modo de segurança também limpa automaticamente os caches do macOS, portanto, talvez você não precise fazer nada para corrigir o problema. Basta reiniciar o seu Mac depois de estar no modo de segurança e, se o problema estiver relacionado ao cache, ele deve funcionar novamente.
A inicialização no modo de segurança é diferente, dependendo se você possui um dos novos Apple Silicon Macs ou não.
Para Macs Intel:
- Ligue seu Mac.
- Segure a tecla Shift. O logotipo da Apple deve aparecer. Continue segurando a tecla.
- Ao ver a tela de login, você pode soltar a tecla Shift.
Para Apple Silicon Macs:
- Ligue o Mac e mantenha pressionada a tecla Shift.
- Mantenha pressionada a tecla Shift até que o menu de seleção do disco de inicialização apareça.
- Escolha o disco de inicialização correto e depois mantenha pressionada a tecla Shift.
- Agora selecione Continue no modo de segurança.
Você saberá que está no modo de segurança, pois será exibido no canto superior direito da tela, na barra de menus.
4. Use o Utilitário de Disco para reparar seu disco de inicialização
Muitos problemas de inicialização podem ser resolvidos simplesmente usando a função macOS Recovery. Pressione e segure o botão liga/desliga para forçar o desligamento do Mac para acessar o menu de recuperação.
Em seguida, ligue seu Intel Mac e imediatamente pressione e segure Command e a tecla R para inicializar no menu Recuperação. Se você estiver usando um Apple Silicon Mac, basta pressionar e segurar o botão liga/desliga com o laptop desligado até ver o menu.
Em seguida, escolha a opção Use o Utilitário de Disco para reparar seu disco de inicialização O utilitário tentará corrigir quaisquer erros encontrados usando sua funcionalidade de Primeiros Socorros , e depois de uma reinicialização, tudo deve voltar ao normal.Se falhar, você pode querer reinstalar o macOS.
5. Verifique se o disco de inicialização correto está selecionado nas preferências do disco de inicialização
Se o seu Mac estiver tentando inicializar a partir da unidade errada, você precisará abrir o menu Preferências de disco de inicialização e verificar novamente se as configurações estão corretas.
- Certifique-se de que seu Mac esteja desligado.
- Em um Mac Intel, segure a tecla Options enquanto o Mac inicializa.
- Segure o botão liga/desliga em um Apple Silicon Mac até ver Carregando opções de inicialização .
- Olhe para a seleção de possíveis discos de inicialização e escolha o correto.
Isso também é útil quando você inicializa o macOS a partir de uma unidade externa.
6. Carregue sua bateria!
Se você estiver tendo esse problema em um MacBook, primeiro conecte-o à energia e verifique se há carga suficiente na bateria para inicializar o sistema. Se o seu Macbook não for carregado por muito tempo, a voltagem da bateria pode ter caído o suficiente para impedir a inicialização.
Se o símbolo de carregamento aparecer quando você conectar a energia, está pronto. Apenas espere um pouco e tente novamente. Se nada aparecer na tela, não se desespere ainda. Espere meia hora ou mais para estar conectado e, se ainda não obtiver nenhuma resposta do sistema, passe para outras etapas de solução de problemas.
7. Inspecione e teste o carregador e o cabo de alimentação
Com MacBooks como o MacBook Air ou MacBook Pro, o carregamento ocorre usando um cabo USB-C e um carregador. Já tivemos problemas com cabos Apple antes de exibir conectores desgastados e quebrados, portanto, verifique o cabo de alimentação para garantir que ele ainda esteja intacto.
Teste o carregador e o cabo do MacBook com outros dispositivos USB-C (ou use outro carregador e cabo com o Mac) para confirmar se estão funcionando corretamente.
8. Verifique a conexão do seu monitor
Se estiver usando um Mac sem monitor integrado (como o Mac Mini), verifique se o monitor está ligado, conectado e funcionando corretamente. Pode não haver nada de errado com o seu Mac, apenas algo entre o Mac e o monitor que deu errado.
Mesmo se você tiver um MacBook ou iMac com tela integrada, tente conectá-lo a um monitor externo, caso o problema real seja que sua tela integrada esteja morta!
9. Experimente uma porta Thunderbolt diferente
MacBooks podem carregar de qualquer uma de suas portas Thunderbolt. Tente uma porta diferente da que você costuma usar se houver algo errado com ela.Se você tiver um modelo de MacBook com portas nos lados direito e esquerdo do computador, conecte o cabo de alimentação em ambos os lados, pois cada conjunto de portas compartilha um controlador independente.
Se uma de suas portas estiver inativa, você ainda precisará enviar seu Mac para inspeção e reparo, mas pelo menos se conseguir ligá-lo, você terá a oportunidade de fazer backups dos seus dados.
10. Remova seu dock USB-C e periféricos
Se você estiver usando a alimentação do seu MacBook por meio de um dock ou adaptador USB-C primeiro, remova o dock da equação, pois pode estar com defeito e impedir que a energia chegue ao Mac. Se o seu Mac ainda não inicializar com o dock removido, provavelmente não é esse o problema.
Além de um dock, remova outros periféricos que você não precisa estritamente para operar seu Mac, para ter 100% de certeza de que não é um dos seus gadgets conectados que está causando problemas.
11. Reinicie a PRAM & SMC
PRAM ou Parâmetro RAM é a área de armazenamento onde seu Mac armazena as configurações de controle. A PRAM é semelhante à NVRAM (RAM não volátil), que retém as informações mesmo quando desligada. Se essas informações estiverem corrompidas ou incorretas, isso pode impedir a inicialização do sistema.
O System Management Controller é o subsistema do seu Mac que controla sistemas cruciais, como resfriamento, gerenciamento de energia, gerenciamento de bateria, alternância de modo de vídeo e algumas outras funções cruciais. Se o SMC travar por algum motivo, seu Mac não inicializa ou mostra sinais de vida.
A boa notícia é que existem maneiras de redefinir funções SMC e configurações de PRAM no seu Mac. Acesse Como redefinir PRAM e SMC no seu Mac para obter mais informações.
12. Reinstale o macOS usando o modo de recuperação
Se o seu Mac ligar, mas não inicializar no macOS, você pode usar o menu de recuperação para reparar problemas ou reinstalar o macOS.Esteja ciente de que você provavelmente perderá todos os seus dados de usuário armazenados no disco local. É por isso que é uma boa ideia armazenar todos os seus dados mais importantes no iCloud ou em outro serviço de armazenamento em nuvem. Você também deve configurar uma unidade Time Machine antes de ter problemas.
Temos alguns guias que ajudarão você a redefinir seu Mac para ter um sistema operacional novo e funcional. Primeiro, confira Como reformatar o seu MacBook sem senha, especialmente a seção “Reinstalar o macOS”. Se o seu Mac estiver tão bagunçado que você não consiga restaurar uma nova cópia do macOS a partir da unidade interna, confira Como criar um instalador do macOS em um pendrive.
13. Remova a bateria
Alguns modelos de MacBook mais antigos ainda possuem baterias removíveis. Se você ainda estiver usando um desses Macbooks, terá a opção de remover a bateria e manter pressionado o botão liga / desliga para permitir que qualquer carga residual se dissipe.Em seguida, coloque a bateria de volta e tente ligar o Mac novamente.
14. Reinstale seu firmware
Em raras ocasiões, quando seu sistema perde energia durante uma atualização de firmware ou é interrompido de outra forma, ele pode ser corrompido. Isso basicamente transformará seu Mac em um peso de papel, mas nem tudo está perdido!
Desde que você tenha um Apple Silicon Mac (como os Macs M1) ou um Intel Mac com o chip de segurança T2, você pode usar um segundo Mac conectado à Internet e o aplicativo Apple Configurator para restaurar o firmware do Mac morto. Obviamente, você precisará de um cabo USB para conectar os dois dispositivos. Os cabos Thunderbolt 3 não funcionam.
Se não conseguir acessar um segundo Mac, você pode restaurar o firmware em uma oficina, incluindo lojas oficiais da Apple. O processo para Intel e Apple Silicon Macs é um pouco diferente, mas o processo geral funciona assim:
- Apple Configurator é instalado no Mac funcional.
- Os dois computadores estão conectados usando um cabo USB.
- O computador quebrado é reiniciado usando uma combinação de teclas especial. Isso varia para diferentes modelos de Mac.
- Apple Configurator é usado no computador em funcionamento para reviver ou restaurar o firmware do computador que está apresentando problemas.
Se o seu Mac ligar e inicializar normalmente após esse processo, você estará livre de problemas!
15. It's Dead Jim: Conserto particular ou substituição em garantia
Se o seu laptop ou desktop Mac não ligar, não importa o que você tente, é hora de obter ajuda profissional. Nos Macs modernos, quando um componente-chave, como a fonte de alimentação, falha, não há como substituí-lo, a menos que você tenha acesso ao equipamento sofisticado e ao conhecimento necessário para localizar e consertar esses componentes.
Se o seu Mac ainda estiver na garantia, sua escolha é simples. Envie seu Mac para avaliação pelo Suporte da Apple na Genius Bar e a Apple corrigirá o problema ou substituirá o computador. Se o seu computador estiver fora da garantia, você ainda pode solicitar que a Apple o repare mediante o pagamento de uma taxa. No entanto, os custos oficiais de reparo da Apple costumam ser tão altos que é mais barato comprar um computador totalmente novo.
A boa notícia é que também existem fantásticas oficinas particulares de conserto de computadores especializadas em consertar Macs, geralmente por preços razoáveis. Você pode ter que mandar seu mac embora, mas vale a pena ouvir aquele toque de inicialização novamente!