Anonim

Ao fazer login em sites, aplicativos e redes sem fio em seu Mac, você pode optar por salvar nomes de usuário e senhas em um sistema integrado de gerenciamento de senhas chamado Apple Keychain. Ele protege os detalhes de login usando criptografia robusta e permite que você preencha automaticamente as senhas nas tentativas de login subsequentes. Mas, apesar da segurança e conveniência, você encontrará instâncias que exigem o backup de itens de chaveiro.

Seja para transferir os detalhes de login para um gerenciador de senhas de terceiros ou para protegê-los contra falha de hardware ou corrupção de dados, este tutorial mostrará vários métodos para exportar ou fazer backup de senhas do Keychain no Mac.

Sincronize senhas on-line usando o iCloud Keychain

Se você usa um ID Apple em seu Mac, pode ativar um recurso chamado iCloud Keychain para criar uma cópia baseada em nuvem de suas senhas nos servidores Apple. Você também pode usá-lo para sincronizá-los entre dispositivos dentro do ecossistema da Apple (como o iPhone e o iPad). Mas o mais importante, ele ajuda a restaurar suas informações de login se você reinstalar o macOS, mudar para um novo Mac ou redefinir a senha de administrador do seu Mac.

No entanto, o iCloud Keychain não é uma forma perfeita de backup. Por exemplo, se você acidentalmente modificar ou remover uma senha no seu Mac, não poderá recuperá-la.Pior ainda, o iCloud também sincronizará suas alterações com o restante de seus dispositivos Apple. Mas as vantagens de usar o iCloud Keychain superam os contras, então ainda é uma boa ideia tê-lo ativo no seu Mac.

1. Abra o aplicativo System Preferences no seu Mac.

2. Selecione Apple ID.

Nota: Se você ainda não iniciou sessão no seu Mac com um ID Apple, use o Inscreva-se com o ID Apple e insira suas credenciais do ID Apple.

3. Marque a caixa ao lado de Keychain.

4. Digite sua senha de ID Apple e selecione OK.

5. Digite a senha da sua conta de usuário do Mac e selecione OK. Isso deve solicitar ao seu Mac que carregue suas senhas nos servidores da Apple.

Observação: Para que suas senhas apareçam em outro Mac, basta iniciar sessão com seu ID Apple e seguir as etapas acima para ativar o iCloud Keychain. Em dispositivos iOS e iPadOS, acesse Settings > Apple ID > Keychain e ative a chave ao lado de iCloud Keychain para sincronizar suas informações de login.

Exportar senhas usando o gerenciador de senhas do Safari

Embora seu Mac venha com um gerenciador de chaves da Apple dedicado chamado Acesso às Chaves, você não pode usá-lo para fazer backup ou exportar itens. Mas se o seu Mac executar o macOS Monterey ou posterior, você pode usar o gerenciador de senhas integrado do Safari (que permite visualizar e preencher automaticamente as senhas salvas armazenadas em seu chaveiro de login padrão) para salvar suas informações de login no formato de arquivo CSV.

Você pode então usar o arquivo CSV para importar as senhas para um utilitário alternativo de gerenciamento de senhas (1Password, LastPass e Dashlane estão entre os melhores gerenciadores de senhas para Mac) ou um navegador de terceiros, como Google Chrome ou Mozila Firefox. Ou você pode mantê-lo como um backup e adicionar novamente os detalhes de login ao seu chaveiro padrão se você o perder.

Warning: O arquivo CSV de texto simples que o Safari gera não terá criptografia, portanto qualquer pessoa pode abrir e visualizar seu conteúdo. Certifique-se de excluir o arquivo após importá-lo para outro gerenciador de senhas ou armazená-lo em um local seguro.

1. Abra Safari e selecione Safari > Preferênciasna barra de menus.

2. Alterne para a guia Senhas. Em seguida, insira a senha de administrador do seu Mac ou autentique-se usando o Touch ID.

3. Selecione o ícone Mais (três pontos) no canto inferior esquerdo da janela Senhas e selecione Exportar Senhasopção.

4. Selecione Exportar senhas novamente no pop-up de confirmação.

5. Especifique um destino para salvar o arquivo CSV e selecione Save.

Observação: Se você quiser reimportar as senhas para as Chaves (no mesmo ou em um Mac diferente), selecioneMais > Importe senhas no Gerenciador de senhas do Safari e selecione o arquivo CSV.

Faça backups manuais da pasta Chaveiros

Se você abrir o aplicativo Acesso às Chaves no seu Mac (vá para Launchpad e selecione Outro > Keychain Access), você verá duas listagens em Default Keychains -Login e Local Items/iCloud Esses chaveiros armazenam suas senhas de site, aplicativo e Wi-Fi por padrão. Além disso, você encontrará chaves geradas pelo usuário em Chaves personalizadas

Apple Keychain armazena todos esses chaveiros como arquivos de banco de dados separados em uma pasta chamada Keychains na Librarydiretório da sua conta de usuário do Mac. Você pode optar por fazer backups periódicos da pasta e restaurar os arquivos se quiser reverter quaisquer alterações acidentais em seus itens de chaveiro.

Nota: A melhor alternativa para fazer backups manuais é ativar o Time Machine no seu Mac.Ele não apenas faz backup de todo o seu Mac periodicamente (incluindo toda a pasta Keychains), mas também ajuda a restaurar arquivos e pastas de maneira conveniente. Aprenda a configurar e usar o Time Machine no seu Mac.

1. Clique com a tecla Control pressionada no ícone Finder no Dock e selecione Go >Vá para a pasta.

2. Digite o seguinte e pressione Enter:

~/Biblioteca

3. Copie a pasta Keychains para um diretório diferente ou uma unidade externa.

Se você fizer alterações acidentais em suas chaves, poderá restaurá-las substituindo os seguintes arquivos de banco de dados por seus backups:

Login: Substitua o arquivo login-keychain-db .

Local Items/iCloud: Substitua o keychain-2.db, keychain-2.db-wal, ekeychain-2.db-shm arquivos na subpasta UDiD (identificador exclusivo de dispositivo).

Chaveiro personalizado: Identifique e substitua o chaveiro personalizado pelo nome do arquivo.

Observação: Além dos chaveiros personalizados, copiar o Login ou os arquivos do banco de dados de itens locais/iCloud para outro Mac não funcionará.

Proteja suas senhas de chaveiro

Ativar o iCloud Keychain ou exportar senhas para CSV é rápido e conveniente. Mas se você deseja criar backups completos de suas chaves, configure o Time Machine ou faça cópias manuais da pasta Chaves.

Como exportar e fazer backup de senhas de chaves no Mac