AirTags da Apple não são apenas pequenas, baratas e duráveis, mas também são incrivelmente eficazes no rastreamento de pertences pessoais devido à vasta rede Find My. Mas, infelizmente, explorá-los é fácil.
Embora a Apple esclareça explicitamente que os AirTags não devem ser usados como uma ferramenta de espionagem, os meios de comunicação constantemente divulgam histórias sobre perseguidores e criminosos usando os dispositivos icônicos para rastrear pessoas.
Se você tem preocupações com a privacidade sobre ser perseguido ou espionado com AirTags, você pode usar uma série de contramedidas para evitar isso. Eles não são perfeitos, mas úteis mesmo assim.
Fique atento a uma notificação no iPhone
Você usa um iPhone, iPod touch ou iPad com iOS/iPadOS 14.5 ou posterior? Nesse caso, o aplicativo Find My irá avisá-lo automaticamente sobre AirTags desconhecidos que tentam rastreá-lo. Funciona assim.
Quando o Buscar detecta um AirTag fora do alcance do Bluetooth de seu proprietário movendo-se com você, ele exibirá uma notificação “AirTag encontrado movendo-se com você” na tela de bloqueio. Toque nele para abrir um mapa que mostra os dados de localização dos lugares que o AirTag está seguindo você.
Se o AirTag pertencer a um item emprestado (como uma chave de carro), toque em Pausar alertas de segurança. Caso contrário, toque em Tocar som para localizar o AirTag solicitando que ele reproduza um som. Confira este vídeo da Apple para saber como os AirTags soam.
Se você encontrar o AirTag, toque na opção Aprenda sobre este AirTag e segure o AirTag próximo ao seu dispositivo Apple.Uma página do site da Apple exibirá seu número de série e os últimos quatro dígitos do número de telefone do proprietário. Se o AirTag pertencer a uma pessoa que você conhece, isso pode ajudá-lo a identificá-la. Faça uma captura de tela da página “Sobre esta AirTag” para mais tarde.
Você deve então desabilitar o AirTag para evitar que o proprietário veja sua localização. Para fazer isso, empurre para baixo o lado com o logotipo da Apple, gire o AirTag no sentido anti-horário para remover sua tampa e remova a bateria de célula tipo moeda de dentro. Se precisar de ajuda, toque em Instruções para desativar
Depois disso, entre em contato com a polícia local e apresente a captura de tela. Como perseguir ou espionar é ilegal na maioria dos países e regiões, a Apple os ajudará a encontrar o malfeitor.
No entanto, apesar de receber uma notificação sobre um AirTag desconhecido, você nem sempre poderá reproduzir um som devido a vários recursos de privacidade integrados.Por exemplo, o identificador Bluetooth do AirTag pode ter mudado se estiver com você por várias horas ou o proprietário pode estar dentro do alcance do Bluetooth.
Nesse caso, verifique cuidadosamente seus pertences e possíveis esconderijos em suas roupas e veículo. Se você não conseguir localizar o AirTag, vá imediatamente para um local público e entre em contato com os serviços de emergência.
Nota: Usar um é fácil, mas é importante aprender como funcionam os AirTags.
Use o aplicativo Tracker Detect no Android
Se você for um usuário do Android, a Apple oferece um aplicativo chamado Tracker Detect para se proteger contra rastreamento indesejado com AirTags. Requer um smartphone com Android 9 ou superior e está disponível para download na Google Play Store. Após a instalação, abra o aplicativo e toque no botão Scan para procurar AirTags próximos.
Se o Tracker Detect detectar um AirTag separado de seu proprietário nas imediações, toque em Unknown AirTag e aguarde 10 minutos. Você pode tocar em Play Sound para localizar o AirTag.
Se você encontrar o AirTag, toque em Saiba mais sobre este rastreador de itens para ver seu número de série e os últimos quatro dígitos do telefone do proprietário número. Faça uma captura de tela e toque emInstruções para desativar para descobrir como desativar o AirTag. Se você não se sentir seguro, entre em contato com a polícia local.
Ao contrário do aplicativo Find My no iPhone e iPad, no entanto, o Tracker Detect não possui a capacidade de procurar por AirTags por conta própria. Além disso, não detectará os AirTags se estiverem dentro do alcance do Bluetooth do proprietário.
Tracker Detecção de lado, a Google Play Store também está repleta de detectores de dispositivos Bluetooth de terceiros. Por exemplo, aplicativos como Find My Bluetooth Device, Bluetooth Scanner e LightBlue não apenas permitem que você procure dispositivos Bluetooth desconhecidos, mas também fornecem medidores de intensidade de sinal que você pode usar para localizá-los.
Ouça um som do AirTag
Por padrão, um AirTag toca automaticamente quando não está no alcance do Bluetooth de seu proprietário por um período prolongado. Isso geralmente tende a acontecer entre oito e dez horas.
Se você ouvir um toque de AirTag, localize-o verificando imediatamente seus pertences e a área ao redor. Ou verifique se há uma notificação no iPhone que você pode usar para reproduzir um som novamente ou o aplicativo Tracker Detect (ou um scanner Bluetooth de terceiros) no Android para procurar o dispositivo de rastreamento desconhecido.
Se você encontrar o AirTag, segure-o próximo ao seu iPhone ou Android para ver seu número de série e os últimos quatro dígitos do número de telefone do proprietário. Se não estiver marcado como perdido, faça uma captura de tela, desative o AirTag e entre em contato com a polícia local.
Mantenha-se atualizado sobre as medidas anti-rastreamento mais recentes
As contramedidas da Apple deixam muito a desejar. Por exemplo, o iPhone e o iPad tendem a demorar muito para notificá-lo sobre um AirTag desconhecido. Além disso, o aplicativo Tracker Detect para telefones Android é básico e não possui a funcionalidade de escanear seus arredores automaticamente.
Pior ainda, os AirTags demoram horas para tocar por conta própria, sem mencionar que o proprietário pode continuar no alcance do Bluetooth para evitar que as contra-medidas entrem em ação. Isso significa que você pode ser rastreado por horas (ou mesmo dias) antes mesmo de você estar ciente.
Felizmente, a Apple tem ouvido o feedback. Nas atualizações subsequentes, os AirTags são configurados para soar mais alto e mais cedo; o aplicativo Find My detectará AirTags “silenciosos” (dispositivos com alto-falante desativado); Os usuários da Apple com o iPhone 11 e posterior podem localizar AirTags desconhecidos com Localização de precisão, etc.
Portanto, mantenha o sistema operacional do seu iPhone e iPad atualizado para garantir que você tenha acesso aos recursos anti-rastreamento mais recentes. Se você tiver o aplicativo Tracker Detect para Android, atualize-o periodicamente para novos recursos, aprimoramentos e correções de bugs.
Em uma nota mais brilhante, sendo um produto popular da Apple, os AirTags destacaram como rastreadores Bluetooth alternativos, como Tile e Chipolo, também podem ser explorados para fins nefastos. Isso é bom para o desenvolvimento de melhores contramedidas contra a espionagem.