Anonim

Seu Mac permite que você configure programas nativos e de terceiros para carregar junto com o macOS. Portanto, adicione quaisquer aplicativos usados ​​com frequência à sua lista de itens de login e comece a usá-los imediatamente após inicializar na área de trabalho.

Por outro lado, ter muitos programas sendo iniciados na inicialização pode prejudicar o desempenho do seu Mac. Eles podem resultar em longos tempos de inicialização do macOS, e o aumento no uso de recursos do sistema também pode criar lentidão e atrasos durante o uso regular.

Neste tutorial, você aprenderá como gerenciar programas de inicialização no macOS. Você começará descobrindo como ativar ou desativar aplicativos de inicialização no seu Mac. Em seguida, você explorará várias maneiras de desativar programas e processos que são iniciados na inicialização, apesar de não aparecerem em sua lista de itens de login.

Ativar ou desativar programas de inicialização no macOS

É possível configurar qualquer programa para iniciar juntamente com o macOS adicionando-o à lista de itens de login no seu Mac. Você pode usar o aplicativo System Preferences ou Dock para isso. Opcionalmente, vários aplicativos podem fornecer opções integradas que você pode ativar para carregá-los na inicialização.

Se você quiser impedir que os programas carreguem enquanto o Mac inicializa, tudo o que você precisa fazer é removê-los da lista de itens de login usando o mesmo conjunto de instruções.

Acesse a lista de itens de login no aplicativo System Preferences

O aplicativo System Preferences no seu Mac permite adicionar aplicativos a uma lista de itens de inicialização relacionados à sua conta de usuário. Você também pode usá-lo para desativar o carregamento de programas na inicialização.

1. Abra System Preferences através do menu Apple ou Dock.

2. Selecione Usuários e grupos.

3. Selecione sua conta de usuário e vá para a guia Itens de login.

4. Selecione o botão Adicionar (+) abaixo da lista de itens de login.

5. Selecione Aplicativos na barra lateral do Finder. Em seguida, escolha um aplicativo que deseja que seu Mac carregue na inicialização, por exemplo, Mail.

6. Selecione Adicionar.

Você verá o programa aparecer como um aplicativo de inicialização do Mac na lista de itens de login. Marque a caixa de seleção na coluna Hide se quiser que o Mac oculte o programa após carregá-lo na inicialização.

Se você deseja desabilitar um programa de inicialização na lista de itens de login, simplesmente destaque-o e selecione o botão Menos.

Use o Mac Dock para adicionar e remover programas de inicialização

Uma maneira mais rápida de adicionar um aplicativo à lista de programas de inicialização do Mac é interagindo com ele por meio do Dock do Mac. Você também pode usar as mesmas etapas para remover aplicativos da lista.

1. Control-clique ou clique com o botão direito do mouse no ícone do programa no Dock. Se não estiver presente, inicie-o primeiro por meio do Launchpad.

2. Aponte para Opções.

3. Ative a subopção Abrir no login.

Se você deseja desativar a inicialização do programa na inicialização, selecione Abrir no Login novamente para desativar a opção de menu.

Procure a opção de inicialização nas preferências do aplicativo

Vários aplicativos, como programas que residem na barra de menus, podem oferecer opções integradas capazes de ativar ou desativar o carregamento automático na inicialização do Mac.

1. Inicie o programa no seu Mac.

2. Carregue o painel Configurações ou Preferências do aplicativo através da barra de menus.

3. Localize e ative a opção que permite que o aplicativo seja iniciado na inicialização.Se você deseja desativá-lo como um programa de inicialização, desative a opção. Por exemplo, Unclutter apresenta uma opção Launch Unclutter na inicialização na guia General que você pode ligar ou desligar.

Formas adicionais para desativar programas de inicialização

Alguns programas e serviços de terceiros (como ferramentas de atualização automática de aplicativos) serão iniciados automaticamente na inicialização, apesar de não estarem incluídos na lista de itens de login do seu Mac. Se eles prejudicarem o tempo de inicialização do Mac, use os métodos abaixo para removê-los.

Verifique se há agentes e daemons de inicialização em seu Mac

Programas instalados O Mac pode usar agentes de inicialização e daemons (através de arquivos PLIST) para se iniciarem na inicialização. Esses arquivos estão presentes em vários locais e excluí-los pode levar à instabilidade do sistema. Mas geralmente é seguro remover arquivos PLIST das pastas da biblioteca LaunchAgents e LaunchDaemons dentro da conta de usuário do seu Mac.Independentemente disso, é melhor criar um backup do Time Machine do seu Mac antes de prosseguir.

1. Control-clique no ícone Finder no Dock e selecione Ir > Ir para pasta.

2. Digite o seguinte caminho e pressione Enter:

~/Library/LaunchAgents

3. Identifique todos os arquivos PLIST relacionados aos programas. Em seguida, Control-clique ou clique com o botão direito do mouse em cada arquivo e selecione Mover para Lixeira.

4. Visite o seguinte diretório a seguir:

~/Library/LaunchDaemons

5. Exclua todos os arquivos PLIST adicionais relacionados ao programa de inicialização.

Desativar programas de inicialização usando utilitário de terceiros

Se você achar difícil remover agentes de inicialização e daemons de um programa usando o Finder, tente usar a versão gratuita de uma ferramenta de otimização de Mac de terceiros, como MacKeeper, CleanMyMac X ou Nektony. Como exemplo, aqui está o MacKeeper em ação.

1. Baixe e instale o MacKeeper. Quando solicitado, forneça ao programa acesso às pastas de contas de usuário do seu Mac.

2. Alterne para a guia Itens de login na barra lateral. Em seguida, selecione Start Scan.

3. Revise a lista de aplicativos e serviços carregados na inicialização.

4. Coloque uma marca de seleção ao lado de cada programa que deseja remover.

5. Selecione Remover itens selecionados.

Faça uma varredura completa em busca de software malicioso

Suponha que um programa ou processo incomum continua a carregar junto com o macOS na inicialização. Nesse caso, geralmente é uma boa prática descartar uma possível infecção por malware executando uma verificação completa em busca de software malicioso. O Malwarebytes é um excelente utilitário de remoção de malware que pode ajudá-lo a fazer isso.

1. Baixe e instale a versão gratuita do Malwarebytes no seu Mac.

2. Abra o Malwarebytes e forneça as permissões do utilitário para Full Disk Access.

2. Selecione o botão Scan.

3. Aguarde até que o Malwarebytes termine de escanear seu Mac em busca de malware. Em seguida, siga as instruções na tela para remover programas maliciosos e processos de inicialização.

Repita as instruções acima no modo de segurança

Se você continuar tendo problemas com um determinado programa de inicialização, é melhor repetir as instruções acima entrando no Modo de Segurança no seu Mac.É um ambiente que carrega apenas o essencial para manter o funcionamento do Mac e facilita a solução de problemas e a remoção de aplicativos inflexíveis do carregamento do macOS. Os Macs Apple Silicon e Intel requerem processos diferentes para entrar no modo de segurança.

Entre no modo de segurança em Apple Silicon Macs

1. Desligue seu Mac.

2. Pressione e segure o botão Power até chegar à tela de opções de inicialização.

3. Mantenha pressionada a tecla Shift e selecione Macintosh HD > Continuar no modo de segurança.

Entre no modo de segurança em Macs Intel

1. Desligue seu Mac.

2. Mantenha pressionada a tecla Shift e pressione o botão Power.

3. Solte a tecla Shift quando chegar na tela de login do Mac.

Depois de inicializar seu Mac no modo de segurança

No modo de segurança, siga este tutorial novamente para desativar os programas de inicialização. Comece verificando sua lista de itens de login, procurando por preferências de inicialização integradas e procurando por agentes de inicialização nas pastas do sistema da biblioteca. Em seguida, tente usar um gerenciador de inicialização de terceiros ou execute uma verificação de malware. Consulte nosso guia para entrar e usar o Modo de segurança no Mac para obter mais informações.

Como ativar ou desativar programas de inicialização no macOS