Conforme você continuar usando o macOS 12 Monterey no seu Mac, poderá encontrar instâncias que justifiquem a redefinição do software do sistema para o padrão de fábrica. Seja para vender o dispositivo macOS, solucionar um problema persistente ou apenas começar do zero, este tutorial ajudará você a fazer o trabalho.
No entanto, antes de começar, recomendamos fazer backup de seus dados usando o Time Machine. Isso ajuda você a restaurar rapidamente seus dados no mesmo ou em um Mac diferente posteriormente.Se você usar qualquer outro backup local ou baseado em nuvem, verifique novamente se tudo está correto para evitar a perda de dados.
Use o Assistente de Apagamento do macOS Monterey
macOS Monterey vem com um Erase Assistant - pela primeira vez em qualquer versão do macOS - que permite redefinir todas as configurações para os padrões de fábrica diretamente no próprio sistema operacional. Ele se parece muito com o Erase Assistant no iOS e iPadOS.
No entanto, o recurso só estará disponível se o seu Mac for executado em um chip Apple Silicon (como o M1) ou contiver um chip Apple T2 Security. Se você usa um Mac Intel sem um chip T2, pule para a próxima seção.
1. Abra o aplicativo System Preferences no Mac. Se não estiver presente no Dock, abra o menu Apple e selecione System Preferences.
2. Selecione System Preferences > Erase All Content and Settings na barra de menus.
3. Digite sua senha de administrador e selecione OK.
Observação: Se você tiver uma conta de não administrador, não poderá usar o Erase Assistant para redefinir o macOS Monterey para o padrão de fábrica definições. Você provavelmente deve procurar a ajuda de um administrador.
4. Se você configurou o Time Machine no seu Mac, será solicitado a fazer um novo backup. Selecione Abrir Time Machine e inicie o backup do Time Machine. Em seguida, selecione Continue.
5. Revise as configurações que seu Mac removerá.Isso inclui seu Apple ID, impressões digitais do Touch ID, acessórios Bluetooth, Find My Mac, etc. Se o seu Mac tiver várias contas de usuário, você também as encontrará listadas na tela. Quando terminar, selecione Continue
6. Se você iniciou sessão no seu Mac com um ID Apple, digite a senha para desativar o Bloqueio de Ativação. Em seguida, selecione Continue.
7. Selecione Apagar todo o conteúdo e configurações. Se você mudou de ideia, esta é a última oportunidade para cancelar e sair do Assistente de Apagamento!
8. Aguarde até que o Erase Assistant termine de restaurar o Mac para as configurações de fábrica. Enquanto isso, seu Mac será reiniciado e você verá um logotipo da Apple com uma barra de progresso abaixo dele.
9. Após o procedimento de redefinição, o Erase Assistant solicitará que você reative seu Mac. Para fazer isso, conecte seu dispositivo a uma conexão Ethernet. Ou selecione o ícone Wi-Fi no canto superior direito da tela e conecte-se a uma rede Wi-Fi disponível. Quando a mensagem Seu Mac está ativado aparecer na tela, selecione Reiniciar
10. Selecione Começar na tela Olá. Isso iniciará o Assistente de configuração. Se você planeja vender seu Mac, pressione Command + Q e desligue seu Mac. Ou trabalhe com o Assistente de configuração para configurar seu Mac do zero.
Se você optar por configurar seu Mac, terá a opção de restaurar os dados do seu Mac por meio de um backup do Time Machine.Você pode pular isso se quiser e usar o Assistente de migração para restaurar tudo mais tarde. Para obter instruções passo a passo abrangentes, consulte nosso guia para restaurar um Mac usando o Time Machine.
Apagar e reinstalar via macOS Recovery
Se você usa um Mac Intel sem um chip de segurança Apple T2, você deve entrar e usar o macOS Recovery para redefinir seu Mac para os padrões de fábrica. O procedimento envolve limpar o disco de inicialização e reinstalar o software do sistema. Não se preocupe, você não precisará de nenhuma mídia externa de instalação do macOS.
Sair do iMessage e do iCloud
Se você pretende vender ou doar seu Mac, reserve alguns minutos para sair do iMessage e do iCloud. Isso minimiza as chances de problemas relacionados à conta ao usar seu ID Apple em outros dispositivos Apple que você possui.
iMessage: Abra o aplicativo Mensagens e selecione Messages > Preferências na barra de menus. Em seguida, mude para a guia iMessage e selecione Sair.
iCloud: Abra o menu Apple e selecioneSystem Preferences > Apple ID. Em seguida, mude para a guia lateral iCloud e selecione Sair.
Enter macOS Recovery
macOS Recovery é um ambiente de recuperação especial no seu Mac. Você pode acessá-lo enquanto inicializa seu Mac com uma combinação de teclas específica.
1. Desligue seu Mac.
2. Mantenha pressionadas as teclas Command + R e pressione as teclas Power para ligá-lo novamente.
3. Solte as teclas quando vir o logotipo da Apple. Seu Mac entrará na Recuperação do macOS momentaneamente.
Apague o Mac na recuperação do macOS
Você deve usar o aplicativo Disk Utility no macOS Recovery para apagar seu Mac.
1. Selecione Utilitário de Disco no menu Recuperação do macOS. Em seguida, selecione Continue.
2. Selecione Macintosh HD na barra lateral. Em seguida, selecione o botão Apagar no canto superior esquerdo da tela.
4. Defina Nome como Macintosh HD e Format para APFS. Em seguida, selecione Erase para limpar o Mac. Se você vir um botão Apagar grupo de volume, selecione-o.
5. Selecione Concluído. Você deve sair do Utilitário de Disco selecionando Utilitário de Disco > Sair do Utilitário de Disco na barra de menus .
Reinstalar macOS Monterey
Agora que você apagou seu Mac, é hora de reinstalar o macOS Monterey.
1. Selecione Reinstalar macOS Monterey no menu Recuperação do macOS. Em seguida, selecione Continue.
2. Selecione Continuar e concorde com os termos da licença. Em seguida, escolha Macintosh HD como o disco de destino.
3. Aguarde até que seu Mac termine de instalar o macOS Monterey. Isso pode levar até uma hora ou mais.
4. Assim que o Assistente de configuração aparecer, pressione Command + Q e desligue o Mac se você planeja vendê-lo ou doá-lo.
Caso contrário, use o Assistente de configuração para configurar seu Mac para uso pessoal novamente. Você pode optar por restaurar seus dados com um backup do Time Machine durante a fase de configuração ou depois por meio do Assistente de migração.
Apagar Mac usando Find My
Outro método envolve usar o aplicativo Find My em outro iPhone, iPad ou Mac de sua propriedade para redefinir o macOS Monterey para os padrões de fábrica. Isso se aplica a qualquer MacBook Pro, MacBook Air, iMac ou Mac mini compatível com Monterey. É melhor usá-lo se você não estiver fisicamente perto do seu Mac.
1. Abra o aplicativo Find My em seu iPhone, iPad ou Mac. Ou entre em iCloud.com em qualquer navegador da web e selecione Find My.
2. Selecione Devices e escolha seu Mac.
3. Selecione Erase Device e selecione Continue para apagar o Mac. Se o Mac estiver offline, ele começará a se apagar na próxima vez que voltar a ficar online.
Se você vendeu ou doou um Apple Silicon Mac ou um Mac com um chip de segurança Apple T2, você também deve selecionar Remover dispositivoopção para remover o bloqueio de ativação. Essa é a única maneira de permitir que o novo proprietário configure e use o dispositivo.
macOS Monterey redefinido para os padrões de fábrica
Graças ao Erase Assistant, é muito fácil redefinir seu Mac para os padrões de fábrica, supondo que você use um Mac mais novo com um chip Apple Silicon ou T2 interno. Caso contrário, você deve recorrer ao macOS Recovery (que parece complicado, mas não é tão difícil). Você também tem a opção de usar o Find My se o seu Mac não estiver em sua posse.