Anonim

A Apple introduziu o APFS (Apple File System) no macOS 10.12.4 Sierra e o implementou totalmente como o sistema de arquivos padrão com o macOS 10.13 High Sierra. Em comparação com o antigo sistema de arquivos HFS+ (ou Mac OS Extended), o APFS oferece vantagens críticas para unidades de estado sólido em particular.

Por exemplo, o APFS oferece velocidades de cópia/gravação incrivelmente rápidas, gerencia o armazenamento com eficiência e é menos suscetível à corrupção de dados. Se você quiser saber mais, aqui está nossa visão detalhada sobre APFS versus Mac OS Extended.

Se você deseja formatar ou converter uma unidade ou partição com o sistema de arquivos APFS, as instruções a seguir devem ajudá-lo.

Antes de iniciar a conversão

Se você comprou um Mac com macOS 10.13 High Sierra ou posterior pré-instalado, o armazenamento interno usa o sistema de arquivos APFS por padrão. Se você atualizar do macOS 10.12 Sierra para uma versão mais recente, a conversão ocorrerá automaticamente.

Mas se você ainda tiver uma unidade ou partição (interna ou externa) em HFS+ ou em um formato diferente (como exFAT), poderá convertê-la em APFS usando o aplicativo Disk Utility no macOS.

APFS é voltado para unidades de estado sólido, mas você pode converter ou formatar discos rígidos de fusão e mecânicos sem problemas. No entanto, se você planeja usar uma unidade externa com um Mac mais antigo executando macOS 10.11 Capitan ou anterior, converter ou formatar a unidade a tornará ilegível.

O Utilitário de Disco suporta as seguintes opções de formatação APFS:

  • APFS
  • APFS (Criptografado)
  • APFS (sensível a maiúsculas e minúsculas)
  • APFS (sensível a maiúsculas e minúsculas, criptografado)

Ao apagar uma unidade ou partição, selecionar APFS deve ser suficiente. Não fique muito preso nas outras opções, a menos que prefira um sistema de arquivos criptografado ou com distinção entre maiúsculas e minúsculas. Dependendo do sistema de arquivos e do esquema de partição existentes, você também pode converter uma unidade ou partição em APFS sem perder a formatação.

Importante: Time Machine suporta APFS iniciando macOS Big Sur. Mas se você tiver uma unidade Time Machine mais antiga no formato HFS+, não poderá convertê-la em APFS sem perder dados É uma boa ideia manter a versão mais antiga sistema de arquivos, a menos que você configure uma nova unidade Time Machine.

Converter unidades e partições para APFS (não destrutivo)

Com o GUID Partition Map, você pode converter de forma não destrutiva uma unidade ou partição HFS+ (exceto para unidades Time Machine mais antigas). Isso permite que você preserve quaisquer dados existentes.

1. Abra o Launchpad e selecione Other > Disk Utilitypara abrir o Utilitário de Disco.

2. Defina a barra lateral do Utilitário de Disco como Mostrar todos os dispositivos.

3. Clique com a tecla Control pressionada em uma partição dentro da unidade e escolha a opção Converter para APFS.

4. Selecione Converter.

5. Aguarde até que o Utilitário de Disco termine de converter a partição. Em seguida, selecione Concluído.

A partição aparecerá como um volume dentro de um contêiner APFS. Você pode adicionar vários volumes ao contêiner (você aprenderá sobre isso mais abaixo).

Se a unidade contiver partições adicionais que você deseja converter, repita as etapas 35 .

Formatar uma Partição ou Drive para APFS (Destrutivo)

Você também pode converter (ou formatar) uma partição ou unidade apagando todos os dados nela contidos. Essa é a única maneira de converter partições e unidades que não usam HFS+ ou apresentam um esquema de partição diferente do GUID Partition Map.

1. Defina a barra lateral do Utilitário de Disco como Mostrar todos os dispositivos e escolha a partição ou unidade a ser formatada.

2. Selecione o botão Apagar.

3. Especifique um novo nome para a partição e selecione APFS. Se você optou por formatar a unidade inteira, deve escolher um esquema de partição. Defina-o como GUID Partition Map. Em seguida, selecione Apagar.

4. Aguarde o Utilitário de Disco concluir a formatação da partição ou unidade. Em seguida, selecione Concluído.

A partição aparecerá em um novo contêiner APFS. Se quiser formatar qualquer outra partição, repita os passos 25.

Se você formatou a unidade inteira, verá uma única partição em um contêiner APFS.

Criar novos volumes em um contêiner APFS

Depois de converter ou formatar uma partição ou unidade para APFS, você pode facilmente criar novos volumes dentro do contêiner APFS. Esses volumes podem utilizar o espaço livre dinamicamente sem se restringir a um tamanho predefinido, o que é uma das principais vantagens do formato.

1. Configure a barra lateral do Utilitário de Disco para Mostrar todos os dispositivos e escolha um contêiner APFS.

3. Selecione o ícone Mais.

4. Selecione Adicionar volume.

5. Selecione Opções de tamanho. Vá para a etapa 7 se não quiser definir um tamanho para o volume.

6. Especifique Quota Size (o tamanho do volume) e Reserve Size (a quantidade de espaço adicional que o volume pode acessar) e selecione OK.

7. Adicione um rótulo para o volume. Em seguida, especifique o formato (APFS) e selecione Add.

8. Aguarde até que o Utilitário de Disco termine de criar o volume. Em seguida, selecione Concluído.

O volume deve aparecer sob o contêiner APFS. Você pode criar volumes adicionais sempre que quiser.

Se você deseja adicionar um novo contêiner APFS, selecione Adicionar partição na etapa 4 . Você pode fazer isso dividindo uma unidade ou um contêiner existente.

Formatar no APFS ao criar uma nova partição

Se você tiver uma unidade em um formato diferente (como HFS+ ou exFAT), poderá criar um novo contêiner APFS particionando o disco. Você perderá dados se não tiver espaço livre em disco suficiente.

1. Selecione a unidade na barra lateral do Utilitário de Disco.

2. Selecione o botão Partition.

3. Selecione o botão Mais botão.

4. Use o gráfico de disco para especificar o tamanho do contêiner APFS. Ou insira seu tamanho no campo ao lado de Size.

5. Adicione um nome para a partição e selecione APFS como o formato. Em seguida, selecione Aplicar.

6. Selecione Partição.

7. Aguarde até que o Utilitário de Disco termine de criar a partição APFS. Em seguida, selecione Concluído. A partição APFS aparecerá como um contêiner (com um volume dentro).

Você pode continuar adicionando novos volumes ao contêiner APFS (consulte a seção acima). Ou você pode criar novos contêineres particionando a unidade ou dividindo o contêiner APFS existente.

Unidades e partições formatadas APFS

Seja um SSD ou um disco rígido mecânico, o benefício líquido de converter ou formatar partições e unidades em APFS pode ser significativo. No entanto, a compatibilidade é um problema, portanto, não formate nenhum dispositivo de armazenamento externo em APFS se planeja usá-los em Macs mais antigos.

Como formatar uma unidade ou partição Mac com o sistema de arquivos APFS