Quando seu Mac esquenta ou fica lento, você provavelmente notará um processo chamado kernel_task usando muita CPU. Por que ele faz isso? O que significa kernel_task? Você deveria se preocupar?
Leia para saber o que é kernel_task no Mac e por que causa alto uso da CPU. Você também aprenderá maneiras de reduzir a atividade excessiva do kernel_task no macOS.
O que é Kernel_Task no Mac?
Kernel_task é um processo nativo no macOS. Está relacionado ao kernel, o nível de programação mais profundo que faz o software e o hardware do Mac funcionarem.
Kernel_task lida com uma série de funções essenciais em segundo plano no seu MacBook Pro, MacBook Air, iMac ou Mac Mini, como alocar recursos do sistema (CPU e RAM) entre programas e serviços do sistema.
Mas o mais importante, ele desempenha um papel significativo no gerenciamento de temperatura. É aí que a alta atividade do kernel_task entra em cena.
Por que Kernel_Task causa alto uso da CPU?
Seu Mac pode esquentar por vários motivos. Por exemplo, executar uma atividade com uso intensivo de recursos (como editar ou exportar vídeo em resoluções super altas) quase sempre aumenta a temperatura da CPU. Renderizar elementos da web com muita CPU, usar plug-ins ineficientes no Chrome ou Safari ou reproduzir conteúdo relacionado ao Adobe Flash também pode esquentar as coisas.
Quando isso acontece, o kernel_task entra em ação e evita que os processos usem poder de processamento adicional e gerem ainda mais calor. Ele faz isso simulando ciclos de CPU vazios.
O alto uso da CPU Kernel_Task é motivo de preocupação?
Na maioria das vezes, a alta atividade do kernel_task não é motivo de preocupação. Para recapitular, se você se envolver continuamente em tarefas com uso intensivo de recursos, espere alto uso da CPU kernel_task em seu Mac. É apenas uma manutenção de rotina para evitar que os componentes internos do Mac sejam danificados pelo calor excessivo.
Mas se você perceber consistentemente kernel_task usando a energia da CPU sem motivo aparente, você pode ter um problema em suas mãos. Por exemplo, aplicativos não otimizados, aplicativos obsoletos, caches do sistema e extensões de kernel com bugs podem aquecer seu Mac sem qualquer aumento proporcional na atividade.
Reduzindo o alto uso da CPU Kernel_Task no Mac
Para corrigir a atividade persistentemente alta do kernel_task, você deve resolver todos os motivos subjacentes que contribuem para o aquecimento extra do seu Mac. As dicas de solução de problemas abaixo irão ajudá-lo com isso.
Forçar o encerramento de aplicativos
Comece identificando processos diferentes de kernel_task que consomem muita CPU usando o Activity Monitor do Mac. Dica-selecione a coluna CPU para classificar os processos por atividade.
Se um processo intensivo de CPU parecer fazer parte de uma atividade típica (por exemplo, exportação de vídeo), aguarde até que ele termine. Caso contrário, feche ou force o encerramento do processo selecionando o botão Stop na parte superior da janela do Activity Monitor.
Desligar e Reiniciar
Outra solução envolve reiniciar o Mac. Essa é uma maneira rápida de eliminar qualquer processo desonesto que contribua para o problema kernel_task.
Atualizar aplicativos
Em seguida, tente atualizar os aplicativos executados no Mac. É melhor concentrar sua atenção em qualquer programa que aumente a carga da CPU do seu Mac.
Comece abrindo a App Store do Mac e olhe abaixo da guia Atualizações na barra lateral para ver se há atualizações de aplicativos pendentes.
Para programas obtidos fora da Mac App Store, procure a opção Verificar atualizações nos próprios aplicativos.
Atualizar macOS
Instâncias com erros do macOS (especialmente lançamentos anteriores de atualizações de versões principais) podem resultar em vazamentos de memória e problemas de superaquecimento. Atualize o sistema operacional e veja se isso faz diferença.
Para atualizar o macOS, abra o menu Apple no lado esquerdo da barra de menus do Mac e selecione Preferências do Sistema > Atualização de Software > Atualizar Agora.
Use o Mac em um ambiente mais frio
Se você estiver usando seu Mac ao ar livre ou em clima quente, a temperatura externa pode fazer com que seu Mac aqueça e colocar o kernel_task em alta velocidade. Tente mover o dispositivo para uma área mais fresca ou bem ventilada.
Redefinir NVRAM ou PRAM
Se você usa um Mac Intel, tente redefinir a NVRAM ou PRAM. É uma pequena porção de memória volátil que contém configurações críticas do sistema (por exemplo, resolução de exibição, preferências de disco de inicialização, data, fuso horário, etc.). Uma NVRAM corrompida pode resultar em todos os tipos de problemas, portanto, redefini-la pode corrigir problemas de kernel.
Para redefinir a NVRAM, comece desligando o seu Mac. Em seguida, ligue-o novamente enquanto mantém pressionado o Command, Option, P e R teclas. Solte assim que ouvir o toque de inicialização pela segunda vez. Se você usa um Mac com chip de segurança Apple T2, solte as teclas após 20 segundos.
Reiniciar SMC
Além da NVRAM, você pode querer dar um passo extra e redefinir o SMC (controlador de gerenciamento do sistema) no Mac.
Limpe o Cache do Mac
Arquivos temporários desatualizados ou corrompidos também podem causar problemas de desempenho no macOS, portanto, a próxima correção envolve limpar o aplicativo e o cache do sistema.
Use o aplicativo gratuito Onyx para limpar o cache do Mac rapidamente. Consulte nosso guia sobre como limpar o cache do Mac se preferir a abordagem manual.
Entrar e sair do modo de segurança
Entrar e sair do modo de segurança no Mac ajuda a limpar o cache do kernel. Para entrar no modo de segurança em um Mac Intel, simplesmente mantenha pressionada a tecla Shift na inicialização até ver a tela de login.
Se você usa um Apple Silicon Mac, ligue-o enquanto mantém pressionado o botão Power. Ao chegar na tela Opções de inicialização, mantenha pressionada a tecla Shift e selecione Macintosh HD > Continuar em modo de segurança.
Execute uma verificação de malware
Macs têm a reputação de serem resistentes a malware, mas isso não significa que sejam completamente imunes. Para verificar e remover processos maliciosos e rootkits no Mac, considere executar uma verificação de malware usando um utilitário antimalware gratuito. Malwarebytes é uma excelente escolha.
Excluir extensões do kernel
Finalmente, você pode querer reservar um tempo para identificar e desabilitar quaisquer extensões de kernel de terceiros (ou kexts). Kexts estendem a funcionalidade padrão do kernel do Mac, mas também podem resultar em alta atividade do kernel_task ou erros de kernel panic.
Você pode usar um utilitário de diagnóstico gratuito chamado EtreCheckPro para verificar e revisar uma lista de extensões de kernel instaladas. Você deve então desinstalar os programas relacionados para remover os kexts.
Kernel_Task: é melhor deixar por conta própria
Espero que este tutorial tenha ajudado você a entender o processo kernel_task no Mac e o que você pode fazer para resolver o alto uso de CPU do kernel_task. Se o problema persistir, convém reinstalar o macOS por meio do modo de recuperação. Se isso também falhar, o problema pode estar relacionado ao hardware. Nesse caso, entre em contato com o Suporte da Apple para obter ajuda.