O iPhone é um dispositivo incrível com excelente desempenho e excepcional qualidade de construção. Apesar disso, você deve ficar de olho no software e no hardware se quiser mantê-lo funcionando em sua melhor forma.
Portanto, se você planeja doar seu iPhone ou pretende mantê-lo por muitos anos, as 15 dicas de manutenção do iPhone abaixo permitirão que qualquer dispositivo iOS funcione da melhor maneira possível.
1. Atualize seu iPhone com o software de sistema mais recente
Instalar a versão mais recente do iOS é a maneira mais fácil de aumentar o desempenho de um iPhone, corrigir brechas de segurança e aproveitar novos recursos exclusivos. Raramente, algumas atualizações podem acabar quebrando as coisas (você pode fazer o downgrade do iOS quando isso acontecer), mas o benefício líquido a longo prazo é enorme.
Para atualizar o software do sistema do seu iPhone, vá para Configurações > Geral > Atualização de software. Se o seu iPhone detectar uma atualização, toque em Baixar e instalar para aplicá-la.
Você também pode configurar seu iPhone para baixar e instalar as atualizações mais recentes por conta própria. Na mesma tela acima, toque em Atualizações automáticas e ative os interruptores ao lado de Baixar atualizações do iOSe Instalar atualizações do iOS.
2. Mantenha os aplicativos do seu iPhone atualizados
Além do software do sistema, você também terá que reservar um tempo para atualizar os aplicativos do seu iPhone. Novamente, isso melhora o desempenho do aplicativo e ajuda a minimizar problemas como travamentos e consumo de bateria.
Para fazer isso, abra a App Store, toque na foto do seu perfil, deslize para baixo e solte para verificar se há novas atualizações de aplicativos. Em seguida, toque em Atualizar tudo.
O iPhone também é capaz de instalar atualizações por conta própria. Acesse Settings > App Store e ative o botão ao lado de Atualizações de aplicativos para ativar atualizações automáticas de aplicativos.
3. Reinicie o seu iPhone se ele parecer lento e lento
Mesmo com um iPhone totalmente atualizado, você ainda enfrentará vários problemas relacionados a software, resultando em seu dispositivo iOS lento e lento. Quando isso acontece, uma simples reinicialização pode ajudá-lo a voltar rapidamente aos trilhos.
Para reiniciar um iPhone, vá para Configurações > Geral e toque em Desligar Em seguida, arraste o controle deslizante Slide to Power Off para desligar o dispositivo . Quando a tela escurecer completamente, aguarde pelo menos 10 segundos antes de pressionar o botão Lateral para reiniciá-la.
4. Interromper a atualização de aplicativos em segundo plano para aplicativos não essenciais
iOS permite que os aplicativos sejam atualizados em segundo plano. Mas isso não significa que todo aplicativo deveria, já que a atividade extra sobrecarrega os recursos do sistema e a duração da bateria.
Abra o aplicativo Configurações e vá para Geral > Atualização do aplicativo em segundo planopara exibir uma lista de aplicativos que executam atualização em segundo plano. Em seguida, desative a funcionalidade para qualquer coisa que considere não essencial.
5. Desativar serviços de localização para aplicativos não essenciais
Permitir que os aplicativos tenham acesso irrestrito aos Serviços de Localização do seu iPhone pode reduzir a duração da bateria. Em uma nota diferente, isso também pode levar a problemas de privacidade. Abra o aplicativo Configurações e vá para Privacy > Location Services para visualizar todos os aplicativos que usam Localização Serviços.
Você pode tocar em um aplicativo e selecionar Nunca para parar de usar os Serviços de Localização. Ou escolha qualquer uma das outras opções para reduzir o uso dos Serviços de Localização, como solicitar sua permissão sempre que você abri-lo.
6. Verifique a integridade da bateria do seu iPhone
A bateria do iPhone degrada com o tempo. Se já faz algum tempo desde que você comprou seu dispositivo iOS, vá para Settings > Battery > Battery He alth para verificar a saúde da bateria.Se a leitura de Capacidade máxima estiver abaixo de 80 por cento, visite uma Apple Store ou Genius Bar para obter uma bateria nova o mais rápido possível. Caso contrário, certifique-se de que o Carregamento otimizado da bateria esteja ativo para retardar ainda mais a degradação da bateria.
7. Limpar dados de sites desatualizados no Safari
Se você usa o Safari para navegar na Internet, limpar o cache do navegador de vez em quando pode ajudar a evitar problemas de carregamento do site e outras anomalias. Para fazer isso, vá para Settings > Safari e toque em Limpar histórico e dados do site.
Não crie o hábito de limpar o cache do Safari após cada sessão de navegação. Isso só vai acabar atrasando as coisas quando você visitar os mesmos sites mais tarde.
Se você usar um navegador de terceiros, encontrará a opção de limpar o cache dentro do próprio aplicativo. Por exemplo, no Chrome, abra o painel Configurações e toque em Privacy > Limpar dados de navegação.
8. Melhore a conectividade com a Internet com o Google DNS
Usar o DNS do Google é uma ótima maneira de minimizar problemas relacionados à conectividade em redes Wi-Fi às quais seu iPhone se conecta com frequência.
Para alterar os servidores DNS, abra o aplicativo Configurações e toque em Wi-Fi . Em seguida, toque no ícone Info ao lado de sua conexão Wi-Fi e selecione Configurar DNS. Em seguida, substitua os servidores DNS pelos seguintes:
8.8.8.8
8.8.4.4
Saiba mais sobre outros serviços públicos de DNS que você pode usar no Google DNS.
9. Descarregar aplicativos manualmente ou automaticamente
Um iPhone com pouco ou nenhum armazenamento gratuito pode enfrentar todos os tipos de problemas que o impedem de funcionar corretamente. Normalmente, excluir alguns aplicativos ajuda a corrigir isso.Mas o descarregamento do aplicativo é uma alternativa melhor, pois você exclui apenas o aplicativo e não quaisquer dados que ele possa ter gerado desde a instalação.
Para descarregar um aplicativo, vá para Configurações > Geral > Armazenamento do iPhone Em seguida, toque em um aplicativo e selecione Descarregar aplicativo Você sempre pode reinstalar o aplicativo tocando em seu ícone na tela inicial ou na biblioteca de aplicativos (aplicativos descarregados exibem um pequeno símbolo em forma de nuvem) e retomam imediatamente de onde você parou.
Como alternativa, outra dica de manutenção do iPhone é configurar seu iPhone para descarregar aplicativos automaticamente quando começar a ficar sem armazenamento interno. Para fazer isso, abra o aplicativo Settings e toque em App Store Em seguida, ligue o botão ao lado de Descarregar aplicativos não usados
10. Invista em uma capa e protetor de tela
A cada ano, a Apple continua aprimorando a capacidade do iPhone de resistir a quedas, choques e arranhões repentinos.Mas investir em uma capa protetora e um protetor de tela ainda é a única maneira de proteger seu dispositivo contra estilhaços. Além disso, isso também ajuda a manter seu iPhone em perfeitas condições e preserva o valor de revenda. Confira estas capas e protetores de tela robustos para iPhone.
11. Mantenha a porta de carregamento limpa
Limpar regularmente a porta Lightning do iPhone é uma dica de manutenção do iPhone que pode ajudar a evitar problemas de carregamento. Use um palito para soltar e retirar qualquer gosma ou elo. Faça isso com cuidado para evitar danificar os conectores internos.
Manter a porta de carregamento limpa também atenua quedas repentinas de conectividade durante a atualização ou restauração de um iPhone via Finder ou iTunes.
12. Evite superaquecer seu iPhone
Seu iPhone irá bloqueá-lo se superaquecer para evitar falhas de hardware. Mas isso não significa que é seguro levá-lo ao limite o tempo todo.
Se você usa um aplicativo que causa superaquecimento do iPhone regularmente, verifique se há algum software de sistema pendente ou atualização de aplicativo que possa resolver o problema. Ou pare de usá-lo por enquanto.
Além disso, é uma boa ideia tirar o iPhone da capa para atividades intensas, como jogos em climas quentes. Isso permite que o dispositivo distribua calor mais rapidamente.
13. Faça backup de seus dados no iCloud ou em um computador
Fazer backup dos dados do seu iPhone pode ajudá-lo a retomar rapidamente de onde parou em caso de corrupção de software. A maneira mais conveniente de fazer isso é usar o iCloud.
Abra o aplicativo Ajustes e acesse Apple ID > iCloud > iCloud Backup Em seguida, ligue o interruptor ao lado deiCloud Backup e toque em Fazer backup agora Seu iPhone também fará backup automaticamente enquanto estiver conectado a uma fonte de carregamento.
Se o armazenamento do iCloud for uma preocupação, você pode optar por fazer backup do seu iPhone em um PC ou Mac.
14. Redefinir todas as configurações do seu iPhone
Seu iPhone contém várias configurações que ajudam os aplicativos e serviços a funcionar com eficiência. No entanto, isso também pode levar a conflitos. Se você se deparar com um problema que não consegue resolver atualizando ou reiniciando o dispositivo, redefinir todas as configurações para os padrões pode fazer a diferença.
Para fazer isso, abra o aplicativo Ajustes do iPhone e toque em Geral > Transferir ou Redefinir iPhone > Reset > Reset All Settings Se o problema for limitado apenas para conectividade com a Internet, escolha a opção Redefinir configurações de rede em vez disso.
15. Redefina seu iPhone para os padrões de fábrica
Mesmo com manutenção regular no lado do software, seu iPhone pode começar a ficar lento com o tempo. Isso é natural, já que os aplicativos mais novos geralmente tendem a gravitar em torno da última safra de dispositivos iOS.
Mas, em vez de comprar um novo iPhone, você sempre pode dar uma nova vida ao seu dispositivo atual, redefinindo o dispositivo para as configurações de fábrica.
Certifique-se de criar um backup do seu iPhone. Em seguida, vá para Configurações > Geral > Transferência ou Redefinir iPhone > Apagar todo o conteúdo e configurações Você pode restaurar seus dados após o procedimento de redefinição via iCloud ou um computador.