Você acabou de instalar o Google Chrome no seu Mac ou iPhone? Você pode começar a usá-lo imediatamente. Mas, por causa do Safari, você não pode fazer com que o Chrome abra links de outros aplicativos (como o Mail), a menos que você o defina como o navegador padrão do dispositivo.
Mac permite que você torne o Google Chrome o navegador padrão de forma conveniente. Mas e o iOS? Contanto que você use uma versão atualizada do software de sistema do iPhone, isso não deve ser um problema.
Neste artigo, você aprenderá todas as abordagens possíveis para alterar o navegador padrão do Safari para o Chrome no Mac e no iOS.
Como tornar o Chrome o navegador padrão no Mac
Configurar o Google Chrome como navegador padrão no Mac leva apenas alguns cliques. Você pode fazer isso usando o aplicativo System Preferences do Mac. Ou pesquisar brevemente na página de configurações internas do Chrome deve ser suficiente.
Método 1: Use as Preferências do Sistema do Mac
1. Abra o menu Apple e selecione System Preferences.
2. Selecione Geral.
3. Selecione o menu suspenso ao lado de Navegador padrão.
4. Escolha Google Chrome.
5. Sair Preferências do Sistema.
Método 2: Use a página de configurações internas do Chrome
1. Abra o menu Chrome (selecione o ícone com três pontos no canto superior direito da janela) e escolha Configurações .
2. Selecione Navegador padrão na barra lateral.
3. Selecione Tornar padrão.
4. Selecione Use “Chrome”.
5. Saia da página Configurações.
Como tornar o Chrome o navegador padrão no iPhone
Assim como no Mac, você tem duas maneiras de alterar o navegador padrão no iPhone. Você pode usar o aplicativo Configurações do dispositivo. Ou você pode acessar as opções padrão do navegador por meio da tela de configurações internas do Chrome. As instruções a seguir também se aplicam ao iPad.
Observação: Seu iPhone ou iPad deve ter o iOS 14 ou iPadOS 14 (ou posterior) instalado para que você possa alterar o navegador padrão. Se você estiver em uma versão mais antiga, poderá fazer a atualização acessando Configurações > Geral > Software do sistema
Método 1: Use o aplicativo de configurações do iPhone
1. Abra o aplicativo Configurações do iPhone.
2. Role para baixo e toque em Chrome.
3. Toque em Aplicativo padrão do navegador.
4. Selecione Chrome.
5. Saia do aplicativo Configurações.
Método 2: Use a tela de configurações internas do Chrome
1. Abra o menu Chrome (toque no ícone com três pontos) e toque em Configurações.
2. Selecione Navegador padrão.
3. Toque em Abrir configurações do Chrome.
4. Toque em Aplicativo de navegador padrão.
5. Selecione Chrome.
6. Toque em Chrome no canto superior esquerdo da tela para voltar ao Chrome. Em seguida, saia da tela Configurações do Chrome.
Você deve tornar o Google Chrome padrão no Mac e iOS?
Usar o Google Chrome em tempo integral no Mac e no iPhone tem suas vantagens. No entanto, antes de prosseguir, você pode pesar os prós e os contras de dar preferência a ele em vez do Safari.
Disponibilidade entre plataformas
Chrome é um navegador da Web genuinamente multiplataforma. Mac e iPhone à parte, também está disponível para PC, Android e Chromebook. Portanto, configurá-lo como o navegador padrão significa que você tem acesso contínuo às suas senhas, favoritos e configurações, independentemente da plataforma. Saiba como usar uma Conta do Google para sincronizar dados de navegação.
Compatibilidade Superior com a Web
Chrome é o navegador mais popular do planeta, e isso se traduz em melhor compatibilidade com a Web, pois os desenvolvedores tendem a priorizá-lo em relação a outros navegadores. Se você tiver menos dificuldades com o Chrome, fazer uma transição completa do Safari faz sentido.
No entanto, isso não se aplica à versão iOS do Chrome, pois ele usa o mesmo mecanismo de navegação, WebKit, do Safari.
Suporte Massivo de Extensão
O Safari vem com uma biblioteca de extensões decente, mas não é nada comparado ao arsenal de complementos gratuitos disponíveis na Chrome Web Store. Graças a isso, você pode personalizar ou aprimorar qualquer aspecto do Chrome. Não se esqueça de conferir as principais extensões do Chrome para produtividade e segurança.
Novamente, isso se aplica apenas ao Chrome no Mac. No iOS, apenas o Safari oferece suporte a extensões de navegador de terceiros.
Suporte aprimorado para Google Apps
Se você confia nos aplicativos da web do Google, por exemplo, Gmail, Documentos, Agenda, para seu fluxo de trabalho diário, terá uma experiência melhor ao usá-los no Chrome. Por exemplo, o Chrome permite que você use o Google Docs mesmo quando seu Mac está off-line.
Ciclo de atualização mais rápido
O Chrome está em um ciclo de desenvolvimento rápido e recebe atualizações regulares a cada duas ou três semanas. Isso se traduz em correções de bugs mais rápidas, recursos mais recentes e segurança aprimorada.
Em contraste, o Safari raramente recebe atualizações independentes. Além disso, as adições de recursos são poucas e distantes entre si.
Privacidade não tão estelar
Até agora tudo bem. Mas aqui está o problema. O Google não é conhecido por suas ótimas práticas de privacidade. Se você usa uma Conta do Google juntamente com o Chrome, espere que ela colete todas as suas atividades de navegação.
Você tem a opção de excluir dados gravados de sua Conta do Google. Mas se a privacidade é uma preocupação, é melhor ficar com o Safari ou procurar um navegador multiplataforma alternativo, como o Firefox.
Consome muitos recursos
Em dispositivos de desktop, o Chrome tem uma reputação desagradável por consumir muita RAM e CPU. Se você usa um dispositivo macOS mais antigo, o Safari funciona muito melhor para preservar os recursos do sistema. Ao contrário do Chrome, ele também consome menos energia e ajuda a economizar bateria.
Mudar para um navegador leve do Chromium é outra alternativa viável, pois ajuda você a aproveitar ao máximo os benefícios do Chrome.
Google Chrome no Mac e iPhone: o novo padrão
Agora você está usando o Google Chrome como navegador padrão no Mac e no iPhone. O Safari ainda oferece excelente desempenho e privacidade, então você tem um navegador sólido para voltar se o Chrome não impressionar.
Seguindo em frente, o Microsoft Edge é outro fantástico navegador baseado no Chromium que chegou surpreendentemente perto de derrotar o Chrome. Aqui está nossa comparação detalhada com o Edge e o Chrome no Mac.