Time Machine oferece uma maneira incrivelmente conveniente de proteger os dados em um Mac. Mas embora a solução de backup local da Apple seja superfácil de configurar e usar, ela não é perfeita.
Problemas de conectividade, erros de disco e muitos outros motivos podem impedir que o Time Machine faça backup de dados corretamente.
As etapas abaixo devem ajudar a resolver quaisquer problemas quando o Time Machine não estiver fazendo backup do seu Mac. Especificamente, essas etapas lidam com o seguinte conjunto de problemas:
- Time Machine está travado no estágio "Preparando Backup".
- Time Machine demora muito para ser concluído.
- Time Machine resulta em erros durante o backup, por exemplo, “A operação não pôde ser concluída.”
- Time Machine falha ao detectar uma unidade externa ou unidade NAS.
1. Espere um pouco
Você acabou de configurar o Time Machine no seu Mac? Se o armazenamento interno tiver centenas de gigabytes de dados, seu primeiro backup pode levar horas para ser concluído. Portanto, é uma boa ideia verificar novamente mais tarde, quando o Time Machine estiver sendo executado em segundo plano por um longo período (de preferência durante a noite).
Se o Time Machine ainda estiver preparando o backup ou não progrediu além de um ponto específico, continue com as outras correções abaixo.
2. Excluir backup e tentar novamente
Parar o Time Machine e executá-lo novamente também pode ajudar a corrigir um backup travado.
1. Abra o menu Apple e selecione System Preferences.
2. Selecione Time Machine.
3. Selecione o ícone em forma de x ao lado do indicador de progresso para cancelar o backup atual do Time Machine.
4. Selecione o ícone Time Machine na barra de menus do Mac e escolha a opção Fazer backup agora para reiniciar um novo backup.
Dica: Se o ícone do Time Machine não estiver visível, marque a caixa ao lado de Mostrar Time Machine na barra de menus em System Preferences > Time Machinepara exibi-lo.
Se uma unidade Time Machine externa usar o sistema de arquivos Mac OS Extended (HFS+), você também pode tentar excluir o arquivo que contém as informações de sua tentativa de backup mais recente antes de tentar novamente.
Para fazer isso, abra o Finder e selecione o local de backup do Time Machine na barra lateral. Em seguida, selecione Backups.backupdb e escolha a pasta de backup (tem o mesmo nome do seu Mac). Em seguida, mova o arquivo que termina com a extensão inProgress para a Lixeira.
3. Excluir arquivos grandes
O Time Machine faz backup de seus dados de forma incremental, portanto, os backups subsequentes são sempre mais rápidos. Mas arquivos grandes recém-adicionados desde seu último backup (por exemplo, vídeos baixados) podem resultar em atrasos desnecessários. Excluir quaisquer itens não essenciais deve acelerar as coisas.
1. Acesse System Preferences > Time Machine e cancele o backup atual.
2. Selecione o botão Opções.
3. Use o botão Mais para escolher os arquivos e pastas que deseja excluir (por exemplo, Videos do seu Macpasta).
4. Selecione Salvar.
5. Inicie um novo backup do Time Machine.
4. Reinicie o Mac e tente novamente
Se o Time Machine não conseguir detectar o disco de backup, resultar em erros ou continuar travando, tente reiniciar o Mac. Isso elimina dados obsoletos relacionados ao sistema e corrige problemas estranhos e problemas no macOS.
1. Acesse System Preferences > Time Machine e cancele seu backup atual do Time Machine.
2. Abra o menu Apple e selecione Restart.
3. Desmarque a caixa ao lado de Reabrir janelas ao fazer login novamente e selecione Reiniciar.
Após terminar a reinicialização, selecione Time Machine > Faça backup agorana barra de menus para reiniciar um novo backup. Se você continuar tendo problemas, inicializar seu Mac dentro e fora do modo de segurança também pode ajudar.
5. Excluir instantâneos locais e tentar novamente
Snapshots locais corrompidos podem criar conflitos e impedir que o Time Machine copie dados para o disco de backup. Exclua-os e veja se isso faz diferença.
1. Abra Launchpad e selecione Other > Terminal .
2. Execute o seguinte comando e pressione Enter para exibir uma lista de instantâneos locais:
tmutil listlocalsnapshots /
Cada instantâneo contém uma data de backup e um identificador, por exemplo, 2021-09-05-000029.
3. Use o seguinte comando para excluir cada snapshot local:
sudo tmutil deletelocalsnapshots
Depois de excluir tudo, conecte seu disco de backup e execute novamente o Time Machine.
6. Atualize o macOS e tente novamente
O utilitário integrado existe há muito tempo, mas ainda é suscetível a problemas. Atualizar o software do sistema do Mac deve ajudá-lo a corrigir quaisquer problemas conhecidos quando o Time Machine não estiver fazendo backup.
1. Acesse System Preferences > Software Update.
2. Aguarde até que o Mac conclua a verificação de novas atualizações.
3. Selecione Atualizar agora para atualizar seu Mac.
7. Reparar Disco de Backup
Se o Time Machine falhar, travar ou tiver problemas para detectar uma unidade de backup externa, tente repará-la. O miniaplicativo Disk Utility no macOS deve ajudá-lo com isso.
1. Abra Launchpad e selecione Other > Disk Utility .
2. Selecione a unidade de backup do Time Machine na barra lateral do Utilitário de Disco.
3. Selecione Primeiros socorros para reparar a unidade.
4. Selecione Executar.
8. Verificar Backup
Se o Time Machine falhar durante o backup em um disco de rede, verificar seus backups anteriores deve ajudar a resolver problemas de corrupção de arquivo.
Para fazer isso, mantenha pressionada a tecla Option e selecione a tecla Time Machine ícone na barra de menus. Em seguida, selecione Verify Backups.
9. Conecte o disco corretamente
Se você usar uma unidade de backup externa, mas o Time Machine não conseguir reconhecê-la, certifique-se de conectá-la ao seu Mac corretamente. Você pode alternar as portas USB e evitar conectar a unidade a qualquer hub USB.
Se você usar um disco de rede ou outro Mac como destino do Time Machine, certifique-se de que seu Mac esteja conectado à mesma rede que os outros dispositivos. A reinicialização suave do roteador de rede ou a renovação da concessão de DHCP do seu Mac devem ajudar a lidar rapidamente com problemas inesperados relacionados à rede.
10. Verifique o sistema de arquivos
Na primeira vez que você configurar uma unidade externa com o Time Machine, seu Mac irá configurá-la automaticamente com um sistema de arquivos compatível. Mas se você o conectou a um computador diferente nesse meio tempo, pode ter acabado alterando isso sem querer.
Se o Time Machine não conseguir detectar a unidade, você pode verificar rapidamente seu sistema de arquivos usando o Finder.
1. Clique com a tecla Control pressionada na unidade de backup na área de trabalho ou na barra lateral do Finder.
2. Selecione Obter informações.
3. Verifique o sistema de arquivos ao lado de Format. Se não aparecer como HFS+ (Mac OS Extended) ou APFS (Apple File System), você deve formatar a unidade (mais sobre isso na próxima seção).
11. Formate o disco e tente novamente
Se o Time Machine continuar a ter problemas com um disco de backup específico, você deve reformatá-lo e configurá-lo do zero. No entanto, isso excluirá permanentemente todos os instantâneos antigos do Time Machine do seu Mac.
1. Abra Launchpad e selecione Other > Disk Utility .
2. Selecione sua unidade de backup do Time Machine.
3. Selecione Apagar disco e formate todo o disco no formato APFS. Se você usa o macOS 10.15 Catalina ou anterior, use o formato Mac OS Extended em vez disso.
4. Acesse System Preferences > Time Machine e escolha Selecione a opção Disk. Em seguida, escolha a unidade que você acabou de formatar e selecione Done.
5. Execute um novo backup do Time Machine.
Problemas com backups do Time Machine corrigidos
A maioria dos problemas relacionados ao backup do Time Machine é relativamente fácil de corrigir. A menos que você esteja lidando com um caso grave de corrupção de arquivo, passar por algumas das correções rápidas (reiniciar o Mac, parar e iniciar um backup, reparar/verificar um disco, etc.) deve ajudá-lo a obter o backup do Time Machine seu Mac corretamente novamente.