Seu Mac contém arquivos e pastas onde você guarda dados e documentos pessoais. Para proteger seus arquivos e mantê-los protegidos de olhares indiscretos, você pode usar uma senha ou outro meio de criptografar os arquivos, mas há uma maneira padrão integrada ao macOS para isso.
As permissões de disco (ou permissões de diretório) no macOS são projetadas para impedir que outros usuários e determinados programas abram arquivos em seu Mac e os modifiquem sem permissão. Dessa forma, você pode ficar tranquilo sabendo que seus arquivos e pastas estão seguros.
Se você estiver tendo problemas com as permissões de disco no seu Mac, este guia explica como corrigir ou reparar as permissões de disco no macOS.
O que são permissões no macOS e como funcionam?
As permissões no macOS controlam as contas de usuário que podem acessar os arquivos ou pastas no seu Mac. Você pode alterar as configurações de permissão no Finder na parte inferior da janela Informações para um arquivo, pasta ou disco.
Por exemplo, você pode alterar as configurações de permissão da pasta para que outros usuários do seu Mac que se conectem a ela para compartilhamento de arquivos possam apenas visualizar, mas não modificar os arquivos nas pastas.
As permissões, que consistem nas atividades de leitura, gravação e execução, podem ser editadas por três tipos de usuários: o proprietário, um grupo e todos os usuários do computador.
Como proprietário do computador, você pode usar permissões para definir regras separadas para você, um grupo ou cada usuário. Essas permissões incluem compartilhamento de arquivos ou pastas, direitos de acesso a arquivos e integridade do sistema.
Como visualizar as permissões do sistema de arquivos no macOS
A visualização das permissões do sistema de arquivos não se limita ao proprietário do computador. Qualquer outra pessoa também pode visualizar as permissões de arquivos e pastas por meio da janela Informações do aplicativo Finder.
Para ver as permissões de um arquivo ou pasta:
- Clique com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta e selecione Obter informações no menu de contexto.
- Selecione Compartilhamento e permissões para expandir as permissões.
- Você encontrará três tipos diferentes de usuários nos campos de permissão: Proprietário, grupo e todos.
- Proprietário: O criador do item ou a pessoa que o copiou para o computador.
- Grupo: Um conjunto de contas de usuário unidas cujas permissões se aplicam a todos os membros.
- Todos: Define o acesso para qualquer pessoa, incluindo usuários convidados, locais e usuários compartilhados.
- Ao lado de cada conta de usuário, você verá permissões como Leitura, Leitura e Gravação, Execução ou Sem acesso.
- Permissões de leitura: Permitir que o usuário ou membros do grupo apenas abram um arquivo ou naveguem em uma lista de itens em uma pasta. Eles não podem salvar nenhuma alteração no arquivo ou pasta.
- Permissões de gravação: Permite que o usuário ou membros do grupo modifiquem ou excluam o arquivo ou pasta.
- Permissões de execução: Para um arquivo, isso significa que o usuário pode executar o arquivo se for um script ou programa. Arquivos que não são um script ou programa não devem ter a permissão de execução habilitada. Para uma pasta, significa que o usuário pode abrir a pasta e ver os arquivos, desde que a permissão de leitura esteja habilitada.
Por que você deve reparar as permissões de disco no macOS
Os arquivos e pastas em seu Mac têm um conjunto associado de permissões. Além disso, a maioria das coisas que você instala em seu Mac são instaladas a partir de arquivos de pacote, que também armazenam outros arquivos que não ocupam muito espaço em seu disco rígido.
No arquivo do pacote estão os arquivos da lista de materiais (.bom), que contém uma lista de arquivos que o pacote instalou e as permissões para cada arquivo.
No entanto, essas permissões de arquivo podem ser modificadas, especialmente quando você está instalando e desinstalando aplicativos em seu Mac. Quando as permissões são afetadas, os programas no seu Mac podem alterar e modificar arquivos, o que pode acabar causando todos os tipos de problemas no sistema, como travamento, lentidão ou travamento e erros de permissão.
Se você notar algumas mudanças estranhas no desempenho do seu Mac ou se os aplicativos não estiverem funcionando corretamente, comece solucionando o problema das permissões do disco.
Felizmente, se o seu Mac estiver executando o macOS Mojave 10.14 ou versões mais recentes, todos os novos aplicativos adicionados ao seu Mac solicitarão permissão para usar alguns recursos. Se você negar essas permissões, os aplicativos podem não funcionar corretamente, mas isso aumenta a privacidade e a segurança de seus dados.
Corrigir ou reparar permissões de disco no macOS garante que seu sistema operacional possa acessar ou modificar arquivos específicos. Por exemplo, as permissões de disco garantem que você possa inicializar seu Mac, fazer login em sua conta, imprimir ou iniciar aplicativos e muito mais.
Reparar as permissões de disco no macOS também garante que determinados arquivos tenham as permissões corretas para impedir o acesso não autorizado por aplicativos ou usuários que não deveriam se intrometer nesses arquivos.
Como corrigir ou reparar permissões no macOS
Reparar permissões é uma dica de solução de problemas padrão do Mac que parece resolver muitos tipos raros de problemas no macOS. No entanto, a opção desapareceu do aplicativo Disk Utility após o lançamento do OS X El Capitan 10.11.
A Apple substituiu o recurso pelo System Integrity Protection (SIP), que impede que softwares potencialmente maliciosos acessem arquivos importantes em seu computador.
Você ainda pode reparar as permissões de disco no macOS, pois a opção agora faz parte do First Aid, que agrupa várias ações que resolvem diferentes problemas relacionados à unidade de disco.
Veja como verificar e reparar o volume do disco para quaisquer erros:
- Select Go > Utilities > Utilitário de Disco para abrir o Utilitário de Disco.
- Em seguida, selecione seu boot volume no painel esquerdo.
- Selecione Primeiros socorros na barra de ferramentas do Utilitário de Disco no canto superior direito da janela.
- Confirme se você selecionou a unidade correta e selecione Executar para iniciar o processo de reparo do disco. Selecione Continuar se você aparecer na mensagem pop-up de aviso.
Enquanto o processo de reparo está em andamento, seu Mac não responde a nenhuma entrada, o que é normal e esperado. Isso acontece porque o macOS precisa analisar o conteúdo da unidade corretamente, mas não levará mais do que alguns minutos para concluir.
Uma vez concluído o processo de reparo, você receberá um relatório que exibe tudo o que o processo realizou. Se houver erros graves, você será notificado sobre os problemas encontrados.
Redefinir permissões para a pasta pessoal
A pasta Home no seu Mac é a sua pasta de usuário, que contém várias outras pastas que você acessa com frequência, como Desktop, Aplicativos, Documentos, Downloads e muito mais.
Veja como redefinir as permissões da pasta Home para reparar as permissões do disco.
- Select Go > Home.
- A seguir, selecione Arquivo > Obter informações.
- Selecione Compartilhamento e permissões para visualizar as permissões da pasta. Se a seção Compartilhamento e permissões não estiver aberta, selecione a seta para expandi-la.
- Em seguida, selecione o botão Lock.
- Enter your admin name and password.
- Selecione o Menu de ação > Aplicar a itens incluídos.
- Em seguida, selecione OK para concluir o processo de redefinição de permissões. Uma barra de progresso aparecerá na parte superior da janela e as alterações serão refletidas em toda a pasta Home.
- Quando a barra de progresso estiver concluída, selecione Ir > Utilitários > Terminal para abrir Terminal.
- Digite ou cole este comando: diskutil resetUserPermissions / ` id -u` para redefinir as permissões no volume raiz (/) para o ID do usuário atual.
- Quando o processo for concluído, saia do Terminal e reinicie o Mac para efetuar as alterações.
O que fazer se você receber o erro 69841 ao redefinir as permissões em um Mac
Às vezes, redefinir a permissão do usuário no volume raiz pode não ocorrer como planejado. Você pode receber a mensagem “erro 69841, falha na redefinição de permissões no diretório inicial do usuário”. Se você receber esse erro, veja o que fazer dependendo da versão do macOS.
No macOS Mojave ou versões mais recentes
- Select Menu Apple > System Preferences > Segurança e privacidade.
- Em seguida, selecione a guia Privacidade, selecione a guia Lock ícone e digite seu nome de administrador e senha.
- Selecione a guia Acesso total ao disco e selecione a guia Adicionar Botão(+).
- Procure por Terminal e adicione-o ao Full Disk Access.
- Abra o Terminal e cole ou digite este comando: chflags -R nouchg ~. Pressione Return.
- A seguir, digite diskutil resetUserPermissions / `id -u\` e pressione Returnchave.
- Reinicie seu Mac para efetuar as alterações.
No macOS High Sierra ou versões anteriores
Ao contrário do macOS Mojave ou versões posteriores, você não precisa adicionar o Terminal ao Full Disk Access no macOS High Sierra ou versões anteriores antes de resolver o erro 69841 no seu Mac.
- Abra Terminal e digite chflags -R nouchg ~.
- A seguir, digite diskutil resetUserPermissions / ìd -u` e pressione Return .
- Reinicie seu Mac para efetuar as alterações.
Mantenha seu Mac em boa forma
Corrigir ou reparar permissões de disco no macOS deve ser feito apenas se você suspeitar que tem problemas de permissão de arquivo ou pasta, especialmente se instalar e excluir software com frequência. Dito isso, você precisa ter cuidado com o software que baixa para o seu computador.
Temos outros guias que podem ajudá-lo a corrigir problemas com o seu Mac, como quando o Bluetooth não está funcionando no seu computador, a câmera do Mac não está funcionando ou o seu Mac não entra no modo de espera.
Você conseguiu corrigir ou reparar as permissões de disco usando as etapas deste guia? Conte-nos sobre isso em um comentário abaixo.